Pedro Mano eleito melhor guarda-redes do Mundo de futebol de praia

Português de 29 anos conquista o prémio pela primeira vez

Pedro Mano foi eleito esta quinta-feira o melhor guarda-redes do Mundo de futebol de praia. O guardião português de 29 anos, que se encontra ao serviço da Seleção Nacional e esta temporada representou o AD Buarcos 2017 e os israelitas do Rosh Haayin BSC, conquistou o prémio pela primeira vez, atribuído pela Beach Soccer Worldwide na gala ‘Beach Soccer Stars’.

“Agradecer aos meus companheiros, à minha mulher, isto é nosso! Só passar aqui para contar uma coisa muito forte: há dois anos quis parar de jogar, quis desistir do futebol de praia, mas o pastor Alexandre, de Portugal, disse: Deus tem algo preparado para ti daqui a dois anos. Foi há dois anos. Para todos termos a certeza que Deus cumpre. Se fui capaz, todos são capazes”, atirou.

Por Record

Autárquicas. BE em diálogo com Livre e PAN para “projetos de convergência autárquica”

Acompanhe o nosso liveblog sobre política

A coordenadora do BE revelou nesta quinta-feira que o partido está em diálogo com o Livre e o PAN para apresentarem “projetos de convergência” nas próximas eleições autárquicas e manifestou “inteira disponibilidade” para uma aliança à esquerda em Lisboa.

Mariana Mortágua assinalou que no último ano o BE “promoveu um conjunto de reuniões com outros partidos da esquerda” e “desse diálogo nasceram conversas que já existem neste momento, com o Livre, com o PAN, para projetos de convergência autárquica, para poder eleger em todo o país vereadores à esquerda, e para poder combater a direita“.

Em declarações aos jornalistas no Palácio de Belém, em Lisboa, após uma audiência com o Presidente da República na sequência das eleições legislativas de domingo, a líder bloquista indicou que “essas conversações estão neste momento em curso”.

“Nós apostamos nelas precisamente para dar essa força de união e de convergência, da mesma forma como mantemos a nossa inteira disponibilidade para em Lisboa conversar para uma alternativa que possa congregar todos os partidos à esquerda do Partido Socialista, e o Partido Socialista, para derrotar Carlos Moedas“, indicou.

Longas filas no aeroporto de Lisboa exigem muita atenção de viajantes com conexões

Os artigos da equipa do PÚBLICO Brasil são escritos na variante da língua portuguesa usada no Brasil.

Acesso gratuito: descarregue a aplicação PÚBLICO Brasil em Android ou iOS.

Viajantes estrangeiros com destino ao aeroporto de Lisboa que tenham conexões para outras cidades de Portugal ou demais países da Europa devem ficar muito atentos. As filas de espera para passar na área de imigração têm chegado a quatro horas, devido aos novos sistemas de controle de fronteiras que entraram em operação na segunda-feira (19/05). Diante dessa demora, o risco de perder o próximo voo é grande.

Segundo o advogado especializado em direito do consumidor António Andrade de Matos, do escritório Brasil Salomão, assim que chegarem à fila da imigração, os passageiros com conexões devem avisar aos funcionários do aeroporto que vão continuar viagem e, portanto, devem ter atendimento prioritário. Caso não sejam atendidos e percam as conexões, devem acionar as empresas aéreas pelas quais estão voando para que sejam acomodados em outros voos. Se também isso não ocorrer, o caminho será a Justiça, com pedido de indenização.

Os passageiros que saem do Brasil contam, a seu favor, com decisões do Superior Tribunal de Justiça (STJ) dando ganhos de causa a passageiros que perderam conexões em outros países por causa da demora no atendimento nos serviços de imigração. No entender dos juízes do STJ, as empresas aéreas devem prever esse risco na hora de venderem passagens, pois os viajantes não podem ficar desprotegidos por causa de um evento sobre o qual não têm controle. Em um dos casos julgados pelo STJ, o passageiro perdeu a conexão e, sem atendimento adequado da empresa aérea, teve de comprar outra passagem para chegar ao destino final.

Segundo o advogado Fernando Senise, também do escritório Brasil Salomão, há pessoas em conexão que estão viajando de férias, com hotéis pagos e passeios comprados, que podem ser perdidos devido à não continuidade da viagem nos horários previstos. “Isso deve ser considerado”, destaca. Uma dica importante, endossa ele, é comprar todos os trechos de uma viagem com a mesma empresa aérea, pois fica mais fácil ser reacomodados em voos posteriores. Normalmente, quando cada trecho da viagem é feito por uma companhia diferente, fica mais complicado resolver as pendências.

Direitos dos viajantes

A produtora musical Adriana Parreira, integrante da equipe da cantora Maria Eugênia, que se apresenta em Lisboa na sexta-feira (23/05), desembarcou na capital portuguesa às 7h20 da manhã desta quinta-feira (22/05) e só conseguiu sair do terminal por volta das 10h. “Enfrentamos uma longa fila até chegar ao guichê da imigração. Olhávamos para trás, e a fila só aumentava”, relata. Ela assinala, porém, que, quando uma pessoa se manifestou que corria o risco de perder a conexão, funcionários do aeroporto começaram a chamar todos que estavam na mesma situação. Eles foram encaminhados para uma fila especial de atendimento.

Para o especialista em direitos dos consumidores aéreos e CEO da AirAdvisor, Anton Radchenko, em situações como a que ocorre no aeroporto de Lisboa, caso os passageiros percam as conexões, as companhias têm a obrigação de colocá-los no próximo voo disponível para o seu destino ou emitir reembolsos se os clientes não quiserem mais viajar. “Quando acontecem circunstâncias extraordinárias nos aeroportos, os passageiros também têm direito a cuidados e assistência, como alimentação e bebidas, mas não a hospedagens”, afirma.

Ele lembra que, no caso de companhias aéreas portuguesas, quando as passagens são compradas em território luso, as regras a serem seguidas são as definidas pela União Europeia. O Deco PROteste, órgão de defesa do consumidor em Portugal, explica que os direitos dos passageiros aéreos estão assegurados por regras comuns a todos os Estados-membros da UE. Ou seja, o regulamento se aplica a todos os voos que partam de um aeroporto do bloco, assim como aos vindos de fora do espaço comum europeu, desde que a transportadora seja europeia. Em território luso, a regulação e a fiscalização do mercado de aviação cabem à Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC).

O Deco PROteste ressalta, ainda, que as empresas aéreas que operam fora da União Europeia devem respeitar as regras vigentes no espaço europeu, independentemente da sua nacionalidade. Isso quer dizer que os viajantes que se sintam prejudicados devem apresentar uma reclamação junto à companhia e ao aeroporto. “E, se não ficarem satisfeitos, apresentem o caso à entidade supervisora do respectivo país.” O advogado António Andrade de Matos reforça que sempre há a Justiça como opção para os viajantes fazerem valer seus direitos.

Horas de antecedência

Procurada pelo PÚBLICO, a empresa aérea brasileira Azul informa que a atualização no sistema de controle de fronteiras do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, não tem, até o momento, impactando suas operações. A companhia, contudo, recomenda aos passageiros de voos partindo da capital portuguesa que se apresentem no terminal com a maior antecedência possível, a fim de minimizar contratempos relacionados aos procedimentos migratórios.

“No caso de eventuais contratempos, os agentes aeroportuários da companhia estão preparados para oferecer assistência adequada, analisando cada caso de maneira individual e personalizada. A Azul ressalta que está atuando para que seus clientes recebam atendimento ágil, respeitoso e eficiente, minimizando possíveis transtornos”, frisa, em nota.

A também brasileira Latam destaca que seus voos de e para Lisboa estão sendo operados normalmente, sem atrasos. A portuguesa TAP, como 13 voos diários para o Brasil, não se manifestou. Mas, segundo João Carlos Correia, da agência de viagens TIME4TRAVEL, a empresa vem orientando seus passageiros a chegarem ao aeroporto de Lisboa com quatro horas de antecedência. “Os problemas não são apenas para quem chega a Lisboa, mas, também, para quem decola do aeroporto de cidade”, frisa ele.

Controle mais rígido

Os novos sistemas de controle de fronteiras foram implantados por Portugal por determinação da União Europeia. O objetivo é ter o registro de todas as pessoas que circulam pelo bloco para identificar imigrantes ilegais e procurados pela Justiça. Não por acaso, uma das principais informações consultadas são os antecedentes criminais. “O que vemos é que o controle nos aeroportos europeus será cada vez maior”, reconhece a advogada Catarina Zuccaro.

Quando anunciou a entrada em vigor dos novos sistemas de controle em portos e aeroportos, a Agência para a Integração Migrações e Asilo (AIMA) alertou para a possibilidade de atrasos no atendimento aos passageiros, devido à rigidez na conferência dos documentos dos passageiros. Porém, segundo as autoridades, tudo está sendo feito para ampliar a segurança em território europeu.

Segundo Pedro Moura, coordenador-geral da Unidade de Coordenação de Fronteiras e Estrangeiros (UCFE), do Sistema de Segurança Interna (SSI), os novos mecanismos de conferência de quem entra e de quem sai do território luso são “fundamentais para garantir que Portugal está preparado para operar com sistemas europeus de última geração nas suas fronteiras, com os mais elevados padrões de segurança e serviço ao cidadão”. (Colaborou Jair Rattner)

Rui Moreira concorda com petição para suspender 2.ª fase do metrobus do Porto

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira afirmou nesta quinta-feira concordar com a petição para suspender e mudar a segunda fase do metrobus, defendendo a circulação sem canal dedicado e a salvaguarda de árvores e da atual ciclovia.

Em declarações à margem da abertura da Feira de Artesanato de Castilla-La Mancha, no Largo Amor de Perdição, o autarca afirmou ter recebido com agrado a petição anunciada pelo primeiro subscritor e candidato do PSD/CDS à Câmara do Porto, Pedro Duarte, em que pede “ponderação antes de avançar com a segunda fase” da obra pois “implica uma alteração (…) irreversível” da zona da Avenida da Boavista onde está projetado ser implantado.

“Isto corresponde exatamente aquilo que temos vindo a insistir junto do Metro do Porto, que não se justifica ter uma via dedicada no centro, que acabaria com uma das ciclovias que é mais utilizada pelas pessoas, não apenas para bicicletas, mas também para andar a pé. Parece-me perfeitamente razoável”, acrescentou Rui Moreira.

Neste contexto, prosseguiu o autarca independente, parece-lhe “muito avisado” o lançamento da petição, defendendo “que a população, sejam candidatos, seja quem for, se envolva nisto”.

“Naturalmente, esta é uma altura de candidaturas autárquicas, e portanto, é importante também que este tema seja debatido na cidade“, insistiu.

Também questionado pela Lusa sobre a posição do candidato independente à Câmara Municipal do Porto Nuno Cardoso, que considerou “o gesto” de Pedro Duarte, atualmente ministro dos Assuntos Parlamentares, “no mínimo desconcertante” e um “exercício de contradição”, argumentando que “o ministro, que até agora nunca se pronunciou publicamente sobre o avanço da obra — mesmo quando a primeira fase já decorria há anos — desperta agora para criar uma petição… contra o seu próprio governo”, Rui Moreira começou por lembrar que o projeto não é deste Governo.

“Se neste momento as pessoas se mobilizam em campanha eleitoral, é ótimo. Agora, se estão em desafio com o Governo ou não, isso não compreendo, essa é uma análise que não me compete fazer. Eu sou presidente de Câmara, não me compete fazer. Olho mais para isto como um movimento de cidadania, mas também é para isto que servem as eleições autárquicas”, disse.

Lembrando estar no final do seu último mandato, Rui Moreira afirmou ser “bom que quem venha a jogo diga o que pensa sobre a cidade e consiga mobilizar, principalmente nesta altura em que as pessoas estão mais atentas, aquilo que é vontade dos cidadãos”.

No mesmo ímpeto, o autarca retomou críticas à administração da Metro do Porto para dizer que o veículo experimental prometido para estar a circular no canal do metrobus no princípio de maio, ainda não foi visto.

“Para a população ficar tranquila, fazia mais sentido perceber como funciona e (…) só depois iniciar a segunda fase”, sublinhou o autarca, que, sobre o mesmo tema, fez outro reparo, nomeadamente a questão do abastecimento a hidrogénio dos futuros autocarros.

Segundo Rui Moreira, a central de produção de hidrogénio que está a ser construída em instalações da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) “não vai estar pronta seguramente nos próximos 10 meses, ou seja, para conversa séria, no próximo ano”, o que obrigará que a “energia verde para esses autocarros vai ter que vir, provavelmente, de Sines, por terra”.

“Também por essa razão parece-nos que faria todo o sentido pôr a primeira fase a funcionar (…) corrigir aquilo que tenha que ser corrigido, (…) ter a formação do pessoal da STCP que vai ter que operar aqueles autocarros, (…) e quando estiver em velocidade de cruzeiro (…) então sim iniciar a segunda fase”, insistiu.

Filipa Patão vai sair do Benfica e rumar aos EUA: treinadora vale encaixe financeiro às águias

Treinadora, de 36 anos, tem contrato até 2027 e será contratada pelo Boston Legacy

Filipa Patão vai deixar o Benfica, que comandou ao pentacampeonato, terminada a participação das encarnadas no World Sevens Footbal, a decorrer no Estoril. A treinadora de 36 anos, que despertou o interesse de vários clubes a nível internacional pelas campanhas conseguidas à frente das águias, terá chegado a acordo com o Boston Legacy, subsistindo uma certeza: o Benfica será ressarcido pela saída.

A treinadora assinou, no início da época, , vendo melhoradas substancialmente as condições salariais, pelo que o clube presidido por Rui Costa, que terá agora como prioridade encontrar quem suceda e assuma a pesada herança deixada por Filipa Patão, terá que que compensado pelo cessar de um vínculo que se prolongaria por mais duas temporadas.

Filipa Patão, recorde-se, comandou o Benfica na conquista de cinco campeonatos, cinco Taças da Liga, duas Supertaças e uma Taça de Portugal, além de participações na Liga dos Campeões que levaram Portugal a contar, em 2025/26, com três potenciais vagas na prova.

Por Mário Duarte

Investigação com 30 anos revela árvore genealógica de Leonardo da Vinci

6 descentes vivos do génio renascentista partilham o cromossoma Y, revela nova investigação. Seis descendentes vivos de Leonardo da Vinci, uma das maiores figuras do Renascimento, partilham o cromossoma Y, de acordo com uma investigação com três décadas publicada agora em livro. No seu novo livro, “Genìa da Vinci. Genealogia e genetica per il DNA di Leonardo” [‘Génio Da Vinci. Genealogia e genética do ADN de Leonardo’, em português], os especialistas italianos Alessandro Vezzosi e Agnese Sabato, da Associação do Património Leonardo Da Vinci, apresentam as descobertas de 30 anos de investigação genealógica que culminaram em dados inéditos. O livro

Imigrantes retirados de alojamento ilegal em Lisboa serão acompanhados para realojamento

Cerca de 30 imigrantes foram retirados na quarta-feira de um alojamento ilegal em Arroios, estando em curso o realojamento por parte da Câmara Municipal e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, revelou nesta quinta-feira a junta de freguesia.

Em declarações à agência Lusa, a presidente da Junta de Freguesia de Arroios, Madalena Natividade (independente eleita pela coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança), disse que foi desmantelado um alojamento ilegal que funcionava num restaurante desativado, sem condições de habitabilidade, e que albergava cerca de 30 imigrantes indostânicos.

As pessoas viviam em “condições muito desumanas”, com baratas e ratos, indicou a autarca de Arroios, referindo que a situação foi denunciada pelos vizinhos, que se queixaram à junta “do cheiro nauseabundo e de movimentos estranhos a entrar e sair do restaurante”.

As queixas foram recebidas “a semana passada” e Madalena Natividade pediu aos serviços de licenciamento que tentassem perceber o que se passava nas imediações, tendo decidido pedir ajuda à Polícia Municipal de Lisboa para fazer a fiscalização, que “confirmou que, realmente, havia ali indícios de alguma ilegalidade”.

A intervenção no local ocorreu na quarta-feira de manhã, adiantou a presidente da junta, referindo que as pessoas imigrantes foram identificadas, desconhecendo-se, para já, se estão regulares no país.

Questionada sobre o processo de realojamento, a autarca indicou que “o devido acompanhamento da situação” está a ser assegurado pelos serviços da Câmara Municipal e da Santa Casa da Misericórdia, com o envolvimento da Polícia Municipal, sem adiantar detalhes.

Os imigrantes retirados deste alojamento ilegal “mal falavam inglês”, pelo que houve “alguma dificuldade” na recolha de informações, mas há a indicação de que “pagavam entre 180 a 200 euros por mês” para pernoitar neste restaurante desativado, revelou Madalena Natividade.

Como presidente da Junta de Freguesia de Arroios, Madalena Natividade afirmou que a sua preocupação é zelar pela saúde pública, garantir a segurança e “combater esta imigração ilegal, que está a crescer”.

Relativamente a outras situações de alojamento ilegal em Arroios, a autarca disse que tem recebido “muitas denúncias” quanto a apartamentos e prédios particulares, sobretudo relacionadas com a sobrelotação e a falta de condições de habitabilidade, e casos pontuais associados a espaços comerciais, referindo que, além deste restaurante desativado, foi identificada uma situação de habitação irregular num espaço de um dentista.

A intervenção da junta é motivada “por uma questão de segurança” em espaços com sobrelotação, bilha de gás e insalubridade, porque “são tudo focos que podem depois trazer problemas de saúde pública”, explicou.

“Como presidente de junta, tenho que me preocupar com a saúde pública, não só de quem está naqueles espaços insalubres como também da própria vizinhança e também da segurança de todos. Eu tenho que me preocupar com todos os que estão aqui no espaço da freguesia”, reforçou Madalena Natividade.

Para a autarca, os proprietários dos imóveis onde há alojamento ilegal têm que ser responsabilizados, inclusive porque estão a receber dinheiro para que as pessoas pernoitem sem condições de salubridade.

“Estas fiscalizações deveriam de acontecer com mais regularidade e sempre que necessário”, defendeu Madalena Natividade, assegurando que a junta vai continuar a trabalhar nesse âmbito.

Tudo o que foi anunciado no Warhammer Skulls 2025

Como já é tradição, a edição de 2025 da livestream Warhammer Skulls veio carregada de novidades do mundo negro de Warhammer. Não são apenas os fãs deste universo que têm razões para estar felizes: tivemos anúncios de jogos de todos os tipos e atualizações de grande calibre.

Se não acompanhaste o evento ao vivo, fica aqui com um pequeno resumo de tudo o que foi anunciado

Warhammer 40,000: Boltgun 2

O Warhammer Skulls contou com a estreia mundial de Warhammer 40,000: Boltgun 2, um boomer shooter com lançamento previsto para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S em 2026.

Warhammer 40,000: Boltgun – Words of Vengeance

Se tens dedos rápidos e queres servir o Imperador, então o Warhammer 40,000: Boltgun – Words of Vengeance é para ti. Este jogo vai testar o quão rápido consegues escrever no teclado, é grátis e já está disponível para PC via Steam. Mostra quantas palavras por minuto consegues escrever e esmaga a oposição.

Warhammer 40,000: Dark Heresy

O Owlcat teve uma presença de peso na livestream. Para além de ter apresentado Warhammer 40,000: Dark Heresy, ainda revelou o conteúdo adicional que está a preparar para Rogue Trader. Dark Heresy é mais um CRPG bem ao estilo do estúdio, onde vais tomar controlo de um temido Inquisidor ao serviço do Imperador, na incessante luta contra hereges e Xenos.

Warhammer 40,000: Rogue Trader

A segunda grande expansão de história de Rogue Trader chama-se Lex Imperialis, e o Season Pass 2 inclui dois DLCs adicionais “ricos em história” e um pacote de personalização itens cosméticos para as personagens. Lex Imperialis apresenta uma nova história de 15 horas e introduz os Adeptus Arbites, uma fação de executores incorruptíveis, e um novo companheiro — o sombrio e implacável Solomorne Anthar. Tem lançamento previsto para 24 de junho.

Season Pass

O Season Pass 2, entretanto, agrupa duas novas expansões e um mais um pacote cosmético. A terceira grande adição ao jogo permite que os jogadores entrem numa fortaleza Necron com a ajuda de Trazyn the Infinite, desafiem guardiões antigos e descubram relíquias ligadas ao legado Von Valancius. A quarta explora o Processional of the Damned — um cemitério surreal de naves espaciais. Cada um destes DLCs contará com uma nova personagem companheira, novas missões profundamente integradas na história principal, novas mecânicas e cerca de 15 horas de jogabilidade.

Warhammer 40,000: Space Marine – Master Crafted Edition

Uma das grandes surpresas do evento foi a apresentação da Master Crafted Edition de Warhammer 40,000: Space Marine, com lançamento marcado para 10 de junho no PC e Xbox Game Pass. Esta edição descrita como a “edição definitiva” da aventura de Titus e dos Ultramarines contra as hordas Ork. Space Marine foi lançado pela primeira vez pela THQ em 2011 para PlayStation 3, Xbox 360 e PC. A Master Crafted Edition foi desenvolvida pela SneakyBox e tem resolução 4K, controlos modernizados, uma remodelação da interface, modelos de personagem melhorados e áudio remasterizado, que inclui mais de 100 novas linhas de voz para os Orks, por isso esperem muitos grunhidos.

Space Marine 2 – Siege Mode

Space Marine 2, vai receber em breve o modo de Siege. O assalto está marcado para dia 26 de junho e coloca os jogadores frente-a-frente contra enormes hordas de inimigos. A IGN confirmou, através de uma entrevista exclusiva com Tim Willits, Diretor Criativo do estúdio Saber Interactive, que o Dreadnought mostrado no trailer faz parte do gameplay de Siege. Trata-se do Brother Valtus, o poderoso Dreadnought da 2ª Companhia dos Ultramarines. Os jogadores não o poderão pilotar, mas poderão chamá-lo como reforço ao longo das suas partidas de Siege.

Warhammer 40,000: Darktide – Classe Arbites

Há um novo xerife na cidade em Darktide. A nova classe Arbites não está para brincadeiras, faz-se acompanhar po um fiel companheiro canino e ficará disponível no dia 23 de junho.

Warhammer 40,000: Dawn of War Definitive Edition

Um dos maiores anúncio do Warhammer Skulls foi o regresso da franquia Dawn of War. O Relic Entertainment anunciou Warhammer 40,000: Dawn of War Definitive Edition, com lançamento previsto para PC no final de 2025. A IGN tem uma entrevista exclusiva com o Relic Entertainment na qual discutimos o regresso muito aguardado do clássico de estratégia em tempo real.

Warhammer 40,000: Mechanicus II

Após o anúncio no Warhammer Skulls do ano passado, Warhammer 40,000: Mechanicus II voltou a marcar presença no evento deste ano, apresentando agora as Leagues of Votann.

Total War: Warhammer III – Tides of Torment

A Creative Assembly revelou o próximo DLC para Total War: Warhammer III, Tides of Torment. Também vimos o próximo Legendary Lord, a chegar este verão.

Talisman Digital 5th Edition – Talisman Alliances: Fate Beckons

Talisman Digital 5th Edition – Talisman Alliances: Fate Beckons é um novo DLC cooperativo baseado na expansão do jogo de tabuleiro.

Warhammer 40,000: Battlesector

O bem recebido jogo de estratégia Warhammer 40,000: Battlesector revelou uma nova grande atualização gratuita, que inclui um modo de jogo Crusade, Dominions e Orks Boyz with Choppa, juntamente com um novo DLC pago Deeds of the Fallen.

Warhammer: Vermintide 2

Warhammer: Vermintide 2 da Fatshark ficou disponível no Game Pass como parte do Skulls, enquanto que o terceiro nível da campanha Verminous Dreams foi lançado como uma atualização gratuita do jogo.

Blood Bowl 3

As ligas de futebol estão a terminar, mas há uma nova temporada de Blood Bowl 3 a arrancar, com uma nova fação para espalhar o caos nos estádios. A Khorne Team chega a 10 de junho.

Warhammer 40,000: Tacticus

O jogo de estratégia por turnos para mobile Warhammer 40,000: Tacticus vai receber uma nova fação, os Adeptus Custodes.

Warhammer 40,000: Warpforge

Os Emperor’s Children são uma nova fação a chegar a Warhammer 40,000: Warpforge.

Warhammer 40,000: Gladius

Warhammer 40,000: Gladius tem um novo DLC, Onslaught. O jogo base está disponível gratuitamente na Steam durante a semana do Skulls. Entretanto, o pré-registo está aberto para Supremacy: Warhammer 40,000, um novo jogo mobile de estratégia com lançamento no final de 2025.

Warhammer Combat Cards

O Daemon Primarch Angron é a próxima carta Supreme Commander de Warhammer Combat Cards.

Counter-Strike 2 x Warhammer 40,000

Novos autocolantes no jogo de Warhammer 40,000 baseados no universo Warhammer vão ficar disponíveis para Counter-Strike 2 no Steam.

E finalmente, oito videojogos Warhammer farão parte da promoção Free Play Days na Xbox de 22 a 26 de maio, incluindo Rogue Trader, bem como Darktide, Mechanicus, Chaos Gate: Daemon Hunters e Shootas, Blood & Teef.


Pedro Pestana é viciado em gaming, café e voleibol, sensivelmente nesta ordem. Podem encontrar alguns dos seus devaneios no Threads ou Bluesky

Porque há filas de imigrantes nos serviços consulares?

Os dias passam e as filas não diminuem, em Lisboa como no Porto, com muita gente forçada a passar ali a noite.

Quem são estas pessoas? E o que é que vão fazer aos serviços consulares?

São sobretudo imigrantes, que pretendem carimbar o registo criminal, um procedimento fundamental para poderem regularizar a sua situação junto da Agência para a Integração, Migrações e Asilo — e, assim, garantir a sua permanência em Portugal.

Com o fim das manifestações de interesse, a AIMA passou a exigir o registo criminal autenticado.

E o que é que justifica estas longas filas, e o tempo de espera?

Oficialmente, é uma combinação de motivos.

De acordo com o ministro dos Negócios Estrangeiros, por um lado, os serviços em Lisboa estiveram encerrados praticamente durante uma semana por causa da operação “Gambérria”, que levou à detenção de uma funcionária, suspeita de facilitar documentos a imigrantes ilegais. Isso levou muita gente a ir ao Porto, onde os recursos são menores. A isto junta-se uma maior procura, que resulta do facto de a AIMA estar a resolver cada vez mais processos.

Paulo Rangel lembra, ainda, que alguns países — casos do Nepal ou de Angola — não reconhecem automaticamente os certificados dos seus cidadãos, o que os obriga a comparecerem fisicamente nas instalações.

Ainda há mais razões?

Há. A situação também se agravou com a revogação, em fevereiro, do regime que dispensava esta autenticação para os naturais de países de língua portuguesa, que agora estão a ser notificados para regularizarem a sua situação.

Todas estas são razões oficiais. Os requerentes — que ficam horas sem fim nas filas — acrescentam ainda a falta de pessoal.

E o que é que está a ser feito para resolver esta situação?

O Governo decidiu reforçar as equipas de atendimento nas agências de Lisboa e Porto e a extensão — já a partir de hoje — dos horários de funcionamento, até às 20h.

O ministro dos Negócios Estrangeiros admite que não vai ficar tudo resolvido de um dia para o outro. Ainda assim, acredita que será possível estabilizar os serviços nos próximos dias.

E entretanto os imigrantes precisam dos documentos carimbados ou ficam em situação ilegal…

O ministro Paulo Rangel garante que ninguém vai perder os seus direitos, e diz que o Governo está a tomar medidas para assegurar que nenhum cidadão seja prejudicado pelos atrasos no atendimento.

Não ganhou o Chega, falharam os políticos

Mais do que falar dos antecedentes do sucesso eleitoral do Chega, importa, em vez de chorar, aprender alguma coisa com o fenómeno. Tal como após as legislativas de 2024, a grande questão é o modo como o Chega transforma a direita e, consequentemente, o próprio sistema político. O desafio não diz respeito apenas ao PSD mas também, ou sobretudo, ao PS. Não se trata de viragens à esquerda ou à direita, mas de impedir o “abraço” do Chega ao PSD.

1 3 4 5 6 7 656