Review Final – Disney Lorcana: Archazia’s Island
Desde que Disney Lorcana: Archazia’s Island foi lançada como a expansão mais recente de Lorcana, já organizei uns 6 torneios, participei em dois Pré-Release, um Draft e uma série de Pack-Rush e ajudei a apurar e realizar o evento nacional feito na Leiria-Con, o que quer dizer que a expansão já saiu há algum tempo.
Faz sentido analisar Disney Lorcana: Archazia’s Island agora que Jafar’s Reign está prestes a ser lançado? Claro que sim! Esta é a análise final à expansão, dias antes do lançamento da nova, após tanta agitação e promessas de cartas que verdadeiramente mexeram com o jogo. De qualquer forma, esta é uma análise geral à expansão e também à experiência de a jogar nos vários formatos e abrindo vários tipos de material.
Vamos começar por introduzir esta expansão, caso ainda não tenham tido qualquer contato com ela. A mais recente expansão de Disney Lorcana, “Archazia’s Island“, chegou para agitar o panorama do TCG, introduzindo mecânicas inovadoras e uma narrativa que se começa a expandir e que aprofunda ainda mais o universo de Glimmers e Illumineers.
A história por trás de “Ilha de Archazia” leva-nos a uma nova aventura após os eventos de “Azurite Sea“. Os Illumineers e seus Glimmers, em sua busca por conhecimento para conseguir reparar a Grande Iluminária, chegam a uma ilha misteriosa. Lá, são recebidos por Archazia, uma Illumineer que protegeu sua fortaleza insular desde tempos antigos. A expansão também introduz as Lore Cards (Cartas de Lenda). Cada pacote de booster contém uma das 20 Lore Cards aleatórias, que, ao serem colecionadas, revelam a história completa e formam duas impressionantes peças de arte. Essa adição não afeta os espaços de cartas jogáveis nos boosters, mas enriquece a experiência imersiva do jogo, permitindo que os jogadores conheçam um pouco mais da história de Lorcana.
Com a chegada desta expansão, temos também a chegada de um novo universo, mais especificamente o de Bolt. Infelizmente as suas cartas não fizeram ondas como outras que acabaram por dominar a meta e levaram até que algumas cartas fossem banidas.
A grande novidade desta expansão é, sem dúvida, a introdução das cartas de duas cores (Dual-Ink). Pela primeira vez em Lorcana, os jogadores terão acesso a Glimmers que pertencem a duas identidades de Tinta simultaneamente. Isso significa que, para incluir uma dessas cartas no vosso deck, precisam de usar exatamente essas duas tintas representadas na carta. Por exemplo, uma “Belle – Mechanic Extraordinaire” de Tinta Rubi/Safira só pode ser usada em baralhos que combinem essas duas cores.
Esta mecânica abre um leque de possibilidades estratégicas, limitando por outro lado o foco do deck consoante cartas de duas cores que queiram usar. As cartas de duas cores permitem combinações de habilidades e efeitos que antes seriam impossíveis, resultando em personagens mais poderosos e versáteis. A “Te Kã – Elemental Terror”, por exemplo, com 12 de Força e 12 de defesa, combina a capacidade de Exertar (da Tinta Ametista) com o poder de Banir (da Tinta Rubi), oferecendo um controle de campo devastador apelativo.
Embora alguns possam ver a restrição de baralho como uma limitação, a verdade é que ela força os jogadores a serem mais intencionais em suas escolhas e a explorar sinergias profundas entre as cores. Os baralhos iniciais da Ilha de Archazia, que incluem um baralho Rubi/Safira (com Belle e Beast) e um Ametista/Aço (com Jafar e Iago), são exemplos claros de como essas combinações podem ser exploradas, focando em temas como itens e a nova habilidade “Vanish”.
Falando em Vanish, Além das cartas de duas cores, “Archazia’s Island” introduz e aprofunda outras mecânicas cruciais:
- Vanish: Esta nova palavra-chave aparece em personagens como Iago. Personagens com “Vanish” são imediatamente banidos se forem alvo de uma carta de Ação do oponente. Embora tenha gerado alguma confusão inicial, “Vanish” adiciona uma camada de risco e recompensa, tornando esses personagens mais difíceis de serem removidos por certos tipos de cartas, mas vulneráveis a outros. É uma mecânica que exige pensamento tático e pode ser particularmente interessante em baralhos que procuram proteger seus personagens chave ou criar uma distração.
- Ilusão: Ligada ao “Vanish”, a palavra-chave “Ilusão” sugere uma nova classe de aliados que pode interagir com efeitos específicos, como “Jafar”, que pode ter sinergias com esses personagens.
- Foco em Itens: O baralho Rubi/Safira destaca uma forte sinergia com cartas de Item. Cartas como “Belle – Mecânica Extraordinária” podem ser jogadas por um custo reduzido com base no número de itens em seu descarte e, ao Questar, permitem que o jogador recupere itens para o baralho, criando um motor de recursos consistente. A inclusão de “Tamatoa – Feliz como um molusco” (Lendário Safira) e “Tio Patinhas – Avarento Recursos” reforça ainda mais essa estratégia, permitindo a recuperação e até mesmo a jogada gratuita de itens.
Agora é o momento de falar do quão interessante ou divertido foi jogar Disney Lorcana: Archazia’s Island ao longo destes meses. Os produtos da “Archazia’s Island” incluem:
- Baralhos Iniciais: Dois baralhos pré-construídos (Rubi/Safira e Ametista/Aço) que oferecem uma boa porta de entrada para as novas mecânicas e conhecer as cartas. (Não consegui testar nenhum).
- Booster Packs: Pacotes de 12 cartas aleatórias, incluindo as novas cartas de duas cores e as Lore Cards.
- Illumineer’s Trove: Um conjunto de colecionador que inclui uma caixa de armazenamento, divisórias de carta, dados de contador de dano, um contador de Lore com Bolt, e oito pacotes de booster.
- Lilo Gift Box: Uma caixa de presente com uma carta promocional Lilo – Escape Artist (foil), cinco pacotes de booster de coleções anteriores e divisórias temáticas. (A qual não consegui testar).
- Triple Packs: Os quais podem ser encontrados nas lojas no geral.
Apesar de ter feito Pré-Release e aberto um triple pack para conhecer a expansão e algumas das cartas, a Ravensburguer enviou-nos um kit com um Illumineer’s Trove e um Display de Boosters, os quais usámos para testar Pack Rush e Draft. Para experimentar, usámos o conceito de aproveitar ao máximo o dinheiro que seria necessário para comprar os produtos e a diversão/cartas de valor que resultaram disso mesmo.
Por isso vamos experiência a experiência:
Pré-Release
Os Pré-Releases são sempre o formato que me cativa, o conceito de jogar nas lojas é sempre bom. Aqui compram a entrada e recebem boosters para construir um deck de 40 cartas. É um formato divertido e que recomendo vivamente, porém, Disney Lorcana: Archazia’s Island não é exatamente uma expansão muito equilibrada para este formato. Tal como nas anteriores, os Evasive continuam a fazer grande mossa no formato e a ausência de grandes cartas que removam outras, é um fardo pesado.
Pareceu-me que Azurite Sea estava mais equilibrado, mesmo com a presença de tantos piratas. De qualquer forma, não deixa de ser uma boa forte de abrir boosters no lançamento e até de ganhar outros, se tiverem sorte.
Illumineer’s Trove
Foi a caixa que se usou para fazer Pack Rush. No geral, as Illumineer’s Trove são sempre boas opções de compra. Uma caixa de arrumação a mais é sempre bem-vinda e a caixa tem boa qualidade, embora o separador central pudesse ser mais rijo. Os separadores são fortes e dão muito jeito para dividir as cores. Por fim, os dados são bonitos (embora prefira mais transparentes) e contador de Lore é bastante simples.
O Pack Rush feito com a Illumineer’s Trove foi divertido e rápido. Como usam dois boosters de cada vez, a dois jogadores, dá para fazer, pelo menos, dois ou mais jogos (se jogarem à melhor de 3 ou trocarem os decks). Os resultados da Illumineer’s Trove foram bastante bons, com várias cartas raras com algum valor e até um Tamatoa Lendário. Claro que nem toda a gente poderá ter sorte no que aparece na caixa (tal como num Display), mas este conjunto de Boosters foi positivo.
Booster Display
Claro que abrir um Display de Boosters é sempre a experiência mais empolgante, pois a hipótese de abrir uma Enchanted é bastante mais alta. Resultado? Algumas lendárias, outras raras dos dois níveis, mas nenhuma Enchanted…
Para começar, abrimos a caixa para fazer Draft a 3, com 4 boosters para cada um. Tendo em conta que a caixa tem 24, daria para fazer pelo menos dois Drafts a 3.
Fizemos o primeiro Draft e no global, a 1 jogo, é uma experiência para durar cerca de uma hora. À melhor de 3 ou a rodar entre todos, pode durar até 2 horas. A melhor forma mesmo de aproveitar uma Display Box entre amigos e fazer jogos à melhor de 3 ou 5 e dependendo se jogam a 4 ou 5, o primeiro lugar pode ficar livre de pagar a encomenda das pizzas, por exemplo.
Resultado:
No geral, em 32 boosters foram abertas:
Enchanted – 0!
Lendárias – 6
Super Rare – 18
Rare – 42
No geral, o retorno em termos de valor, ultrapassa pelo menos o preço do Illumineer’s Trove, mas não ultrapassa metade do preço de uma Booster Box ao preço convencional.
Se for apenas para abrir por abrir, este display ficou bastante aquém do que seria uma experiência empolgante, alías, o Tamatoa do Trove foi o melhor momento da noite no geral. Por isso, da forma como as Enchanted estão tão complicadas de abrir (pelo menos até ao momento em que introduzirem a nova raridade numa expansão futura. Recomendo que façam Drafts ou mesmo Construído com um Display, com os derrotados a pagar o jantar ou as bebidas ao vencedor, assim existe algum objetivo e o valor da caixa parece mais justificado.
Em jeito de conclusão:
Sim, tal como disse no início, esta análise surge já próxima do lançamento da nova expansão, mas isso não quer dizer que Archazia’s Island desapareça do dia para a noite. Todos sabemos que muitas das cartas que supostamente não “valem grande coisa”, podem virar totalmente com a chegada da nova expansão. Por isso mesmo, ainda vão ser abertos muitos Display, Troves e Boosters de Achazia’s Island até sair de rotação.
No global, mesmo que a experiência de abertura deixe algo a desejar e o valor por caixa não compense nem de perto, nem de longe o total (a não ser que tenham a sorte de abrir uma boa Enchanted e duas ou três lendárias jeitosas). A melhor experiência de abertura com o que recebemos foi claramente a Illuminer’s Trove, muito em parte graças aos elementos práticos da caixa (arrumação, dados, divisores e os boosters com cartas boas). Por outro lado, caso queiram aproveitar ao máximo o conteúdo, insisto que tentem jogar ao máximo com os boosters, pois fazendo Drafts, Pack Rush ou mesmo construído, mesmo que não surjam grandes coisas, conseguem passar um bom serão com os amigos.
Quando Reign of Jafar chegar, estamos a contar fazer novamente esta análise e é bem possível que chegue um pouco mais próximo do lançamento que esta.