“Este bronzeado? É genética”: novo anúncio junta-se à polémica com Sydney Sweeney

“Este bronzeado? É genética”, diz o actor Gavin Casalegno, que protagoniza a nova campanha da Dunkin Donuts para promover uma bebida fresca, intitulando-se de “Rei do Verão”. Nos EUA, o lançamento deste comercial junta-se à polémica levantada pelo anúncio da American Eagle com Sidney Sweeney, que está a ser acusado de defender “a eugenia e supremacia branca”.
No vídeo partilhado nas redes sociais, o protagonista da série O Verão que Mudou a Minha Vida surge à beira da piscina, enquanto bebe um refresco laranja. “Acabei de receber o resultado da minha análise de cores. Adivinha só? Verão dourado, literalmente!”, declara, fazendo um trocadilho com o nome da bebida Golden Hour que está a promover.
E continua: “Não consigo evitar. Sempre que bebo um Dunkin’ Golden Hour, é como se o sol me encontrasse. Então, se beber estes refrescos tornar-me-ei o rei do Verão? Culpado.”
Não demorou até que a publicidade da Dunkin Donuts, uma empresa norte-americana de donuts, fosse associada ao controverso anúncio da American Eagle com Sydney Sweeney, no qual a actriz posa junto à frase “Sydney Sweeney has great genes” (Sydney Sweeney tem óptimos genes). Na campanha, a palavra “genes” é riscada e substituída por jeans (calças de ganga).
O anúncio levou a reacção nas redes sociais com utilizadores a defenderem que se trata de uma alusão à “supremacia branca”, à “propaganda nazi” e à “eugenia”. E a mesma questão está a ser levantada à Dunkin Donuts: “Por que é que os anúncios estão tão obcecados com a genética de repente?”, comentou um utilizador na publicação do TikTok. Outro utilizador questionou o que leva “uma bebida a estar associada à genética”.
Há mesmo quem apele a um boicote à Dunkin. “Porque não apoiamos as empresas locais, a nossa comunidade, em vez de empresas eugénicas/genocidas como a Starbucks ou a Dunkin? Veremos uma verdadeira mudança quando todos começarmos a apoiar-nos uns aos outros, em vez de apoiar multimilionários”, incentiva uma utilizadora.
Todavia, outros acham piada e até há quem aplauda os dois anúncios, que continuam publicados — a American Eagle fez saber que não pretender retirar a publicidade e a Dunkin ainda não reagiu. “Vou passar pela Dunkin Donuts e levo vestidas as calças de ganga American Eagle”, comenta uma tiktoker.
“My Jeans are Yellow”
As campanhas também servem de material para humor, como a influencer norte-americana Tiffany Fong que fez uma nova versão do anúncio da American Eagle onde diz “My Jeans are Yellow” (As minhas calças de ganga são amarelas, em tradução livre) e aparece a comer um pacote de arroz com pauzinhos. “Transmitidos pelos meus pais antes de mim e pelos pais deles antes deles, os meus genes são amarelos”, também aqui fazendo o trocadilho entre “jeans” e “genes”, declara, intitulando o vídeo como “a versão asiática do anúncio da American Eagle”.
Tiffany Fong, que é influencer especializada em criptomoedas, ganhou atenção mediática quando, no ano passado, o Wall Street Journal noticiou que a jovem tinha recusado uma oferta de Elon Musk para ser mãe de um dos seus filhos — até agora são conhecidos 14 filhos. Nessa altura, o dono da Tesla tinha acabado de seguir Fong no X e reagia constantemente às publicações da influencer. Depois da alegada recusa, terá deixado de a seguir.
Apesar da magnitude da polémica, tanto Gavin Casalegno, como Sydney Sweeney, continuam em silêncio. A actriz esteve neste domingo, 3 de Agosto, na estreia de Americana, no mesmo dia em que se soube que é eleitora do Partido Republicano — ainda que seja conhecida por não exprimir opiniões sobre política (ou sobre qualquer tema além das séries e filmes que protagoniza).
Não demorou até que Donald Trump viesse em defesa de Sweeney. “Ficaria surpreendido com a quantidade de pessoas que são republicanas. Isso é algo que eu não sabia. Fico feliz por me ter contado isso”, reagiu em resposta aos jornalistas. E declarou: “Se Sydney Sweeney é uma republicana registada, acho que o anúncio dela é fantástico.”
Também o vice-presidente, JD Vance, aproveitou a ocasião para se voltar contra os “democratas” e proteger “todas as mulheres bonitas da América”. E declarou, citado pelo The Guardian: “Grande parte dos democratas está orientada para a hostilidade em relação à vida americana básica.”
David ‘Dee’ Delgado/Reuters
A ligação dos políticos às celebridades não é nova e, na campanha eleitoral de 2024, Kamala Harris e Donald Trump debateram-se a ver quem conquistava maior apoio em Hollywood. Ainda que a democrata tenha tido apoiantes de peso, com Beyoncé, a Oprah ou Taylor Swift, outras celebridades começaram a afigurar-se mais próximas do republicano, mudando até de espectro político. Foi o caso de Katy Perry, Kim Kardashian ou Gwen Stefani.
Sydney Sweeney foi, até agora, uma apoiante em silêncio, mas, aos 27 anos, é das jovens actrizes mais mediáticas de Hollywood, protagonizando séries como Euphoria ou The White Lotus. E, em termos publicitários, está em todo o lado, seja a promover um telemóvel dobrável, calças de ganga ou produtos de beleza, além de lançar produtos próprios, por vezes polémicos.
Foi o caso do sabão feito com água suja dos seus próprios banhos ou a marca de lingerie patrocinada por Jeff Bezos, de quem se sabe ser amiga — esteve no casamento do multimilionário da Amazon com Lauren Sánchez no final de Junho, em Veneza. Os projectos têm sido alvo de crítica devido à sexualização da actriz, mas até agora não tinham levado ao seu cancelamento.
