No segundo aniversário de Baldur’s Gate 3, Swen Vincke pede paciência aos fãs

Numa altura em que Baldur’s Gate 3 celebra o seu segundo aniversário, Swen Vincke, o chefe do Larian Studios, falou sobre o próximo projeto do estúdio, mas não revelou detalhes concretos, pedindo apenas paciência aos fãs, para que o estúdio tenha tempo para “fazer com que tudo funcione.”
Baldur’s Gate 3 foi lançado em agosto de 2023 e rapidamente se tornou num fenómeno transcendente, deixando uma marca inesquecível na indústria e conquistando uma legião de fãs, que ainda hoje fazem dele um dos títulos mais jogados da Steam.
Em setembro de 2024, Vincke assegurou à IGN que o sucesso de Baldur’s Gate 3 deixou o Larian numa excelente posição, que permitiu ao estúdio escolher o seu próximo projeto com maior segurança e liberdade. Este factor também permitiu ao Larian deixar Baldur’s Gate 3 para trás para embarcar numa nova direção, em vez de lançar DLC ou expansões. Para Vincke, o importante é seguir a visão da equipa.
“É uma loucura pensar que só passaram dois anos”, disse Vincke. “Tem sido uma verdadeira mudança de vida. Talvez valha a pena escrever sobre isso um dia. Mas posso revelar a maior lição. O BG3 foi o que nos permitiu fazer a nossa próxima loucura. Ninguém sabe como vai ser, mas posso assegurar-vos que estamos a trabalhar arduamente para garantir que se vão divertir muito. A sério, muita mesmo. De uma forma surpreendente. E mal posso esperar para vos mostrar. Mas vais ter de ser paciente / vamos precisar de algum tempo para fazer tudo funcionar. Mas vai valer a pena”.
Crazy to think it’s only been two years. It’s truly been life changing. Probably worth writing about one day. But I can spoil the biggest takeaway. BG3 was what allowed us to do our next crazy thing. How that will pan out is anyone’s guess but I can assure you we’re working hard… https://t.co/bGBYZoSXGZ
— Swen Vincke @where? (@LarAtLarian) August 3, 2025
Em abril, o Larian colocou um ponto final no desenvolvimento de Baldur’s Gate 3 com o lançamento do Patch 8, que introduziu 12 novas subclasses e um modo de fotografia. Isto, aliado aos mods, deu uma nova vida ao jogo, cuja popularidade permanece alta.
Aliás, segundo estatísticas publicadas pelo estúdio, já foram publicados 8.500 mods, que resultaram em 265 milhões de de downloads até agora.
Em suma, Vincke reconhece que o Larian tem “uma grande responsabilidade”, mas que o sucesso de Baldur’s Gate 3 dá espaço à equipa “para se concentrar em tornar a próxima grande coisa tão boa quanto possível.””
Ainda que o Larian não esteja envolvido com Baldur’s Gate, a Hasbro, detentora da propriedade D&D, já deu a entender que tem planos para a franquia. Numa conversa com a IGN, o vice-presidente sénior de jogos digitais da Hasbro, Dan Ayoub, disse que, com a mudança da Larian, a Hasbro tem “muita gente interessada em Baldur’s Gate”.
“Estamos a trabalhar nos nossos planos para o futuro e no que vamos fazer com isso”, disse Ayoub. “E, na verdade, em pouco tempo, vamos ter algumas coisas para falar sobre isso.”
Ayoun não avançou detalhes concretos, mas mencionou que a empresa está interessada numa potencial sequela de Baldur’s Gate 3.
“É uma posição pouco invejável”, disse. “Quero dizer, não estamos com pressa. Certo? A questão é essa, vamos adotar uma abordagem muito ponderada… Temos muitos planos, muitas maneiras diferentes de o fazer. Estamos a começar a pensar, ok, sim, estamos prontos para começar a mergulhar um pouco e falar sobre algumas coisas. E penso que, em pouco tempo, como disse, mais uma vez, para não exagerar, vamos ter outras coisas para falar sobre isso”.
Pedro Pestana é viciado em gaming, café e voleibol, sensivelmente nesta ordem. Podem encontrar alguns dos seus devaneios no Threads ou Bluesky.