👽 Histórias das teorias da conspiração
Olá.
A cineasta Margarida Cardoso contou uma história, que ficou de fora de um trabalho a sair em breve no PÚBLICO, que não só não merece encontrar o seu fim nos blocos de notas esquecidos de uma jornalista como se cruza com uma leitura já com dois meses vinda do New York Times e que diz qualquer coisa sobre 2025 e o que nos trouxe aqui. Vejamos se acreditam.
O crítico James Poniewozik escreveu como os espectadores da TV americana (e por conseguinte do mundo que por aqui a consome) estão treinados para ser teóricos de conspiração, em particular desde os anos 1990 com Ficheiros Secretos, cujo espírito vai beber ao escândalo de Watergate. E depois do 11 de Setembro, dois tipos de entretenimento grassavam: ver séries como 24 ou Segurança Nacional ou ser pessoas a pensar que os atentados foram forjados, vieram de dentro dos EUA e muitos etc, criando um terreno fértil para o QAnon ou o 4Chan. Quando Donald Trump usa retórica conspiracionista, isso é uma ferramenta de poder.
Ora, Margarida Cardoso recordou-nos o documentário Opération Lune (2002), do realizador William Karel para o canal Arte, precisamente sobre o formato documentário e como se pode manipulá-lo. “É um documentário com entrevistas com pessoas muito importantes, como o Henry Kissinger ou o Donald Rumsfeld, para contar a história de que Stanley Kubrick na realidade filmou a ida à lua, porque a viagem correu mal e aproveitaram os estúdios do 2001 — Odisseia no Espaço e refizeram tudo. Mostram ‘documentos’, tens coisas do Jimmy Carter a pronunciar-se sobre isso. Só que o documentário é falso.” A teoria de que a ida do ser humano à Lua é falsa é uma das mais velhinhas histórias conspirativas e hoje só encontra paralelo nos defensores de que a Terra é plana.
“A história é falsa, mas toda a linguagem, as entrevistas… podes criar um objecto completamente falso”, comentou Margarida Cardoso. Opération Lune é um mockumentary que no final explica que o é, mas o que faz é recordar que tudo pode ser manipulado e que as imagens bem montadas têm de ser vistas de forma crítica. Isto foi duas décadas antes da sofisticação dos deep fakes mas já depois de Ficheiros Secretos educarem uma geração, ou mais, a pensar que a verdade está por aí, lá fora, nas palavras de Chris Carter.
O problema é que a verdade é esquiva, cada vez mais, e que a mesma televisão que a tenta respeitar ou mostrar como ela pode ser manipulada contribui, através de narrativas simultaneamente inquietantes e tranquilizadoras (a culpa é de alguém, maior e mais acima do que nós), para o molho de bróculos em que alguns dos homens e mulheres mais poderosos do mundo usam a argumentação das minorias privadas de direitos como vocabulário de poder absolutista.
Por outro lado, Donald Trump pode estar a tentar terraplanar os media e seus críticos, mas os seus próprios acólitos não mudam de canal: tanto falou do caso Jeffrey Epstein e das muitas menores afectadas pelo seu círculo de tráfico e abuso, lançando suspeitas sobre os seus opositores que podem ter estado envolvidos, que agora não se livra dos fãs de true crime e de conspirações.
Netflix
Sexta-feira, 15 de Agosto
The Biggest Loser: O Peso da Verdade — Um dos chavões favoritos dos programadores quando tentam pôr maquilhagem num porco, como o dizer popular britânico, é dizer que os programas da vida real são “experiências sociológicas”. Ora, The Biggest Loser, que teve a sua versão portuguesa chamada Peso Pesado, era um concurso aparentemente com um bom propósito: incentivar a melhoria da saúde de concorrentes com obesidade mórbida. Mas quem viu um episódio sequer sabe que havia mais. Era a gamificação da saúde, o voyeurismo sobre pessoas que a sociedade olha de lado, uma solução rápida e uma exploração da imagem de cada um dos concorrentes. Esta minissérie tem três episódios que mostram as facetas do programa.
Night Always Comes — Vanessa Kirby e Jennifer Jason Leigh, razão bastante para espreitar este drama baseado no livro homónimo de Willy Vlautin sobre uma mulher que arrisca tudo para conseguir uma casa para a sua família. Passa-se numa só noite e o passado é o seu adversário.
Terça-feira, 19 de Agosto
Equipa Americana: Jerry Jones e os Seus Cowboys — A história de Jerry Jones e como comprou a equipa de futebol americano dos Dallas Cowboys e com isso criou um ícone desportivo.
Devo — Documentário sobre a banda de Whip It, que se estreou no Festival de Sundance em 2024 e é realizada por Chris Smith (Fyre, Sr., Wham!).
Quarta-feira, 20 de Agosto
Pssica — Uma mãe e um pirata lutam para encontrar a adolescente raptada por uma rede de tráfico sexual neste filme brasileiro.
Quinta-feira, 21 de Agosto
Hostage — Série que tem uns aromas da A Diplomata e a filmes com ataques às capitais e suas sedes presidenciais: o marido da primeira-ministra inglesa é raptado e a Presidente francesa recebe ameaças durante uma cimeira, começando um thriller com Julie Delpy e Suranne Jones. Curiosidade: Jenny Beth, a cantora-actriz das Savages, tem um dos papéis principais. Cinco episódios.
Fall for Me — Filme romântico/erótico da Netflix em que uma jovem vai visitar a irmã a Maiorca e desconfia do carácter do noivo dela; mas ao mesmo tempo vive um romance tórrido com um promotor de um clube que tem, adivinhe-se, “segredos”.
HBO Max
Segunda-feira, 18 de Agosto
Women Wearing Shoulder Pads – Série do canal Adult Swim que leva ao espectador e a sua protagonista, Marioneta, à companhia de um grupo de mulheres “excêntricas e ambiciosas que navegam pelo complexo mundo do amor, da família e dos negócios” em Quito nos anos 1980. Criada por Gonzalo Cordova (Tuca & Bertie, Adam Ruins Everything) é uma série de animação em stop-motion.
Prime Video
Sexta-feira, 15 de Agosto
A Mulher da Casa Abandonada — Documentário de crime real sobre uma mulher que vive numa mansão em ruínas em São Paulo, fugida dos EUA e procurada por um crime.
Betty, a Feia: A História Continua — Passada 20 anos depois da série original, agora Betty tenta reatar a sua ligação com a filha adolescente e luta pela sobrevivência do seu casamento.
Filmin
Terça-feira, 19 de Agosto
A Rapariga Que Desapareceu — Minissérie de quatro episódios sobre um casal recém formado que está só feliz. Mas um dia ela desaparece e não é um simples caso de rapto ou morte, mas sim de identidades fabricadas. E afinal há crimes também.
Um Café e Um Par de Sapatos Novos — Drama de Gentian Koçi protagonizado pelos irmãos portugueses Edgar e Rafael Morais e sobre dois gémeos surdos-mudos que enfrentam o pior pesadelo: a perda inevitável da visão.
Disney+
Sexta-feira, 15 de Agosto
Sem Limites com Chris Hemsworth: Viver Melhor Agora — Depois da primeira temporada em que descobriu ter propensão genética para uma forma de demência, Chris Hemsworth aceita três novos desafios para explorar formas científicas de melhorar a saúde humana. Tocar bateria num concerto de estádio, escalar 180 metros no gelo ou sobreviver ao treino das Forças Especiais da Coreia do Sul.
Quarta-feira, 20 de Agosto
O Estranho Caso de Amanda Knox — O caso da jovem norte-americana condenada pelo homicídio da companheira de casa quando estudava em Itália, desde a minúcia do crime à sua liberdade.
O streaming é o futuro
Homicídios ao Domicílio voltará para a sua quinta temporada a 9 de Setembro nos EUA e em Portugal e com ela volta o elenco principal e os convidados que os seus espectadores já não dispensam: Meryl Streep, Da’Vine Joy Randolph, Nathan Lane e Richard Kind.
Telematemática
mil milhões de presenças nas redes sociais foi o que a campanha de marketing da série Wednesday conseguiu para o lançamento da sua segunda temporada.
