Lando Norris bafejado pela sorte da F1 no caos do “sprint” em Miami

Lando Norris venceu este sábado a segunda corrida sprint da F1 em 2025, no Grande Prémio de Miami. O inglês da McLaren reduziu a liderança do colega de equipa no campeonato para nove pontos, ao terminar à frente Oscar Piastri e de Lewis Hamilton, da Ferrari.

Os McLaren assumiram a liderança da corrida logo após a primeira curva, depois de um arranque hesitante pelo jovem Kimi Antonelli (Mercedes) da pole position. Com a pista molhada depois de uma forte chuvada na hora antes do arranque — forte o suficiente para tirar o controlo a Charles Leclerc e atirar o Ferrari com alguns tons de azul para o muro quando este ainda ia para grelha antes da corrida começar —, os pilotos começaram cuidadosos, sem correr grandes riscos. A partida, essa, aconteceu 28 minutos depois da hora marcada.

Antonelli caiu para quarto no arranque, atrás de Max Verstappen (Red Bull) e à frente do colega George Russell. Verstappen e Antonelli acabariam por ter um encontro imediato nas boxes, quando os pilotos começaram a sentir a pista seca o suficiente para trocar dos pneus intermédios para os de piso seco, preferencialmente macios. O tetracampeão foi libertado pela Red Bull cedo demais, levando-o a bater no jovem italiano, que se dirigia para a boxe da Mercedes (à frente do espaço da Red Bull) e, para evitar um acidente pior, acabou por não conseguir parar.

Histórico. Antonelli é o mais jovem de sempre a conseguir pole position

Quem iniciou o movimento de ida às boxes foi Lewis Hamilton, que sentiu ter pouco a perder em montar os pneus macios mais cedo, numa altura em que ocupava o sexto lugar e tinha dificuldades em aguentar atrás o Williams de Alexander Albon. Essa decisão fez de Hamilton o carro mais rápido em pista por alguns segundos, pronto a atacar os McLaren mal estes saíssem das boxes — mas o Safety Car anulou essa possibilidade, limitando a subida ao terceiro lugar.

O Safety Car, causado por Liam Lawson (Racing Bulls) — que atirou Fernando Alonso (Aston Martin) contra o muro numa zona apertada da pista — beneficiou imediatamente Lando Norris, que entrava nas boxes nesse momento. Na volta anterior, a McLaren tinha dado prioridade a Piastri na troca de pneus, já que este liderava, o que podia criar alguma desvantagem para Norris. Assim se solidificou o pódio de Norris, Piastri e Hamilton.

Verstappen, quarto em pista, terminou em 17.º (último dos classificados) depois de uma penalização de dez segundos pelo acidente com Antonelli. Já o italiano terminou em 10.º, com a equipa a assegurar-se pelo rádio que este se lembra que o mais importante do Grande Prémio ainda está por vir.

Albon foi o quarto classificado, na frente de Russell, Lance Stroll (Aston Martin), Lawson — que ainda deverá ser penalizado — e Oliver Bearman (que ganhou 11 lugares para terminar em oitavo, o último lugar pontuável na corrida sprint).

Resultado provisório da corrida sprint

  1. Lando Norris (McLaren)
  2. Oscar Piastri (McLaren)
  3. Lewis Hamilton (Ferrari)
  4. Alex Albon (Williams)
  5. George Russell (Mercedes)
  6. Lance Stroll (Aston Martin)
  7. Liam Lawson (Racing Bulls)
  8. Ollie Bearman (Haas)
  9. Yuki Tsunoda (Red Bull)
  10. Kimi Antonelli (Mercedes)
  11. Pierre Gasly (Alpine)
  12. Nico Hulkenberg (Sauber)
  13. Isack Hadjar (Racing Bulls)
  14. Esteban Ocon (Haas)
  15. Gabriel Bortoleto (Sauber)
  16. Jack Doohan (Alpine)
  17. Max Verstappen (Red Bull)
  18. [Não terminou] Fernando Alonso (Aston Martin)
  19. [Não terminou]Carlos Sainz (Williams)
  20. [Não arrancou] Charles Leclerc (Ferrari)

Raimundo diz que notificação de imigrantes é “ato de campanha”

O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, considerou este sábado que o anúncio da notificação de 4.574 cidadãos estrangeiros para abandonarem o país voluntariamente foi um “ato de campanha” do Governo.

“Estamos perante uma notícia que encaixa na dinâmica eleitoral. Este tipo de notícias, supostamente da agenda do Governo, vão multiplicar-se”, afirmou Paulo Raimundo em declarações aos jornalistas, no final de uma iniciativa com a Juventude da CDU na Voz do Operário, em Lisboa.

O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, confirmou este sábado que a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) vai começar a notificar 4.574 cidadãos estrangeiros na próxima semana para abandonarem o país voluntariamente em 20 dias, tratando-se do primeiro grupo de imigrantes notificado de um total de 18.000 indeferimentos.

“É um ato de campanha”, insistiu o líder comunista, que vê na medida anunciada uma forma para o Governo da AD “introduzir na dinâmica eleitoral um tema”.

Em relação à medida concreta, Paulo Raimundo lamentou que o foco do executivo não seja antes o combate às redes de tráfico de seres humanos e a regularização dos cidadãos estrangeiros, que diz ser tanto do interesse do Estado como dos próprios cidadãos.

“Porque é que não estão (regularizados) é que interessa saber e é, desde logo, pela falta de recursos da AIMA”, sublinhou, acrescentando que “o maior drama que o país tem não é a imigração, é a emigração”.

Perante mais de uma centena de jovens da CDU, que acompanhou num desfile debaixo de chuva até à Voz do Operário, Paulo Raimundo disse ainda que “a juventude está a ser empurrada lá para fora” e insistiu na necessidade de investir em medidas de habitação, educação e de combate à precariedade para que os jovens não sintam a necessidade de sair do país.

Homem morre esfaqueado em fábrica abandonada na Avenida Infante D. Henrique, em Lisboa

Um homem morreu esfaqueado este sábado numa fábrica abandonada na Avenida Infante D. Henrique, em Lisboa. Segundo um comunicado da PSP, a vítima é um homem de nacionalidade portuguesa, com 34 anos.

O homem foi agredido na zona do peito, detalha a nota da PSP. O alerta foi dado às 12h20 deste sábado.

“Depois de diligências e de conhecidas as características do possível autor do crime, a PSP deslocou-se à Gare do Oriente, tendo conseguido deter o suspeito, bem como apreendido uma arma branca, que supostamente terá sido usada no cometimento do crime”, é ainda possível ler no comunicado da PSP.

O crime terá tido uma testemunha que, tal como o suspeito, também foi detida e levada pela PSP para a Esquadra dos Olivais.

A PSP indica que continua a fazer diligências, dando conhecimento da ocorrência ao Ministério Público e à Polícia Judiciária.

Chuva de golos numa tarde que deixou o leão cada vez mais perto do título: Sporting vence Benfica na Luz e está a um passo do bicampeonato

Depois de um ligeiro interregno, o regresso do Campeonato Nacional de andebol trouxe mais um empolgante dérbi de Lisboa. Com parte das contas do título a passarem pelo Pavilhão n.º 2 da Luz, o Benfica entrou em campo com mais tempo de descanso que o Sporting que, a meio da semana, caiu nos quartos de final da Liga dos Campeões. Apesar de a moral estar em baixo, os leões regressavam a casa do rival à procura de responder ao desaire sofrido na fase regular (38-34) e de manter a distância na liderança em relação ao FC Porto, ao passo que os encarnados tinham muito pouco em jogo, estando já arredados da luta pelo título antes do início desta segunda volta da última fase.

Faltou o último passo para a história ser maior: Sporting perde com Nantes e falha Final Four da Liga dos Campeões

“Jogamos contra uma equipa que está num grande momento e fez uma grande temporada. Vai ser um jogo muito complicado. Fomos capazes de ganhar em casa, neste ano [desportivo], e temos de tentar fazê-lo de novo. O Benfica exige sempre a vitória. Os adeptos e todos os que nos apoiam merecem que façamos uma boa partida e que continuemos a fazer as coisas o melhor possível nas três partidas que nos restam. É sempre um dérbi, é um rival direto e, quer jogues mais ou menos, acho que tens de dar sempre a cara, lutar ao máximo e tentar ganhar”, partilhou Jota González na antevisão.

“Acreditamos que a equipa está bem, embora depois daquilo que vivemos na última quarta-feira, só temos de estar otimistas em relação ao nosso momento de forma e super-ambiciosos para conquistar outro Campeonato. Esse foi o nosso maior objetivo este ano, queríamos outras coisas, mas aquilo que mais queríamos era voltarmos a conquistar o Campeonato. Faltam três jogos, três finais e diria que este jogo, não sendo decisivo para nós, é mais um jogo importante na nossa luta. Na nossa memória ainda está a derrota frente ao Benfica na primeira fase. Foi uma das equipas que mais dificuldade nos causou, sabemos que é uma equipa que estará sempre extra-motivada para jogar contra o Sporting”, disse, por sua vez, Ricardo Costa.

A partida começou equilibrada e com golos de parte a parte, chegando ao fim dos primeiros 13 minutos com 20 golos no marcador (10-10). Já com Mohamed Aly na baliza leonina, os guarda-redes começaram a aparecer e, depois de o egípcio negar o golo a Fábio Silva, Gustavo Capdeville respondeu frente a Kiko Costa. Pouco depois, Aly somou mais uma defesa e, no ataque, Salvador Salvador colocou o Sporting a vencer por dois golos (12-14). Com o jogo mais calmo, os encarnados começaram a cometer erros no ataque, mas conseguiu reduzir a desvantagem nos últimos cinco minutos da primeira parte (15-16). Depois de um time-out de Jota, Rui Baptista voltou a fazer o empate (16-16). Até ao fim, Martim Costa ainda marcou e os leões regressaram aos balneários na frente (16-17).

O jogo recomeçou, então, com o resultado em aberto, mas o Sporting não precisou de muito para disparar, com o Benfica a cometer uma falha técnica logo no segundo minuto, o que resultou num importante golo de Salvador (17-21). Com as águias a claudicar no ataque, Jan Gurri dilatou a vantagem e “obrigou” Jota González a parar o jogo ainda nos primeiros quatro minutos (17-21). Pouco depois, Orri Thorkelsson dilatou a vantagem para os cinco golos e, depois de nova perda de bola, Edy Silva confirmou o descolar do leão (18-24). Com o 7×6 a melhorar, os encarnados voltaram a reduzir a desvantagem para os cinco golos, numa fase em que os leões controlavam a partida como queria (22-27). Com o jogo resolvido, os leões estão agora a uma vitória e um empate de se sagrarem campeões (29-37).

CEO de Helldivers 2 diz que vais “cagar as calças” com o que está para vir

A comunidade de Helldivers 2 encontra-se em pulgas após as declarações do líder da Arrowhead. Durante uma conversa descontraída no servidor Discord oficial, Shams Jorjani, CEO da produtora, deixou cair uma bomba verbal quando questionado sobre as próximas novidades do jogo.

Sem rodeios nem floreados corporativos, a resposta surgiu crua e directa: os jogadores “cagarão nas calças” com o que está prestes a ser revelado. Uma promessa que, embora pouco convencional para um executivo, reflete a confiança extrema que a equipa tem no seu próximo passo.

O calendário já está definido, com 8 de maio marcado para a apresentação do próximo Warbond, seguido de “notícias emocionantes” num futuro próximo. Entre as pistas lançadas, destaca-se a menção a um objecto misterioso com “ponta afiada e secção de apoio” – possivelmente uma lança ou alabarda, satisfazendo o desejo manifestado de acrescentar mais armas de lâmina ao arsenal democrático.

A transparência da Arrowhead tem sido um factor diferenciador desde o lançamento do jogo. Jorjani abordou questões sensíveis como a “dívida técnica” – termo que designa problemas estruturais acumulados ao longo do desenvolvimento – e estratégias para períodos de menor conteúdo, mostrando uma abordagem franca raramente vista na indústria.


Fã de histórias contadas por apaixonados e de headshots, podem encontrar o Francisco no Instagram.

Elden Ring Nightreign revela detalhes de jogabilidade antes do lançamento

A poucos dias do lançamento de Elden Ring Nightreign, a FromSoftware e a Bandai Namco divulgaram um trailer detalhado que revela os principais elementos desta nova experiência cooperativa de sobrevivência no universo do premiado jogo de 2022. O vídeo apresenta Limveld, um mundo em constante transformação onde os jogadores enfrentam inimigos, recolhem itens e ganham poder para derrotar os temíveis Nightlords, enquanto um anel de fogo vai cercando progressivamente a área de jogo.

A cooperação entre jogadores assume papel central em Nightreign. O trailer demonstra como os participantes podem auxiliar-se mutuamente após uma queda e colaborar para derrotar adversários mais poderosos, estabelecendo dinâmicas estratégicas que serão essenciais para a sobrevivência.

O elenco de personagens jogáveis, denominados Nightfarers, será composto por oito guerreiros com diferentes estilos de combate. O trailer destacou seis deles: Wylder, Guardian, Ironeye, Duchess, Raider e Recluse. Dois personagens adicionais foram brevemente apresentados: um espadachim com habilidade de defesa e uma figura semelhante a uma boneca vestida de branco empunhando uma harpa. Cada Nightfarer possui armas distintas, habilidades específicas e Ultimate Arts únicas.

As Relics obtidas durante as diferentes incursões podem alterar significativamente os atributos do personagem, aumentando estatísticas ou adicionando novos aspetos às habilidades. Os jogadores também poderão desbloquear trajes cosméticos, incluindo alguns inspirados em jogos anteriores da FromSoftware, como o emblemático equipamento de Solaire. As Memories, por sua vez, revelam detalhes sobre o passado e os objetivos dos Nightfarers através de conversas com personagens na Roundtable Hold e missões especiais durante as expedições.

Cada incursão em Limveld segue um ciclo de três dias, com bosses poderosos a surgirem no final de cada período. O trailer mostra alguns rostos familiares para os jogadores de Elden Ring, incluindo entidades semelhantes a Astel e Godfrey. A progressão segue uma estrutura bem definida: durante o dia, os jogadores exploram e recolhem recursos para aumentar o seu poder, preparando-se para os confrontos noturnos contra os chefes. Este ciclo culmina no terceiro dia com um embate contra um Nightlord, o objetivo final de cada incursão.

Elden Ring Nightreign chegará a 30 de maio de 2025 para PlayStation 4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC.


Fã de histórias contadas por apaixonados e de headshots, podem encontrar o Francisco no Instagram.

ADN de mamutes revela como evoluíram ao longo do último milhão de anos

Os mamutes de há alguns milhares de anos eram animais muito diferentes daqueles que existiam há mais de 1 milhão de anos. Segundo o IFL Science, o material genético de centenas de mamutes está a proporcionar uma visão sem precedentes da sua árvore genealógica e mostra como esses gigantes da Idade do Gelo surgiram, migraram e se adaptaram a um mundo em mudança. Os cientistas da Universidade de Estocolmo e do Centro de Paleogenética da Suécia analisaram os genomas mitocondriais (mitogenomas) de 34 mamutes cujo ADN nunca tinha sido sequenciado antes. Todos estes animais com presas viveram na América do

Veterano da Bethesda explica por que Elder Scrolls, Fallout e Starfield terão sempre ecrãs de loading

Os jogos da Bethesda são conhecidos pelos seus por vezes demorados ecrãs de loading. Numa época em que os produtores procuram minimizar estes tempos de espera, esta característica continua a ser uma parte significativa da experiência dos jogos da Bethesda, como se pode verificar em Starfield e no recentemente lançado The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered.

Com o advento dos discos SSD e os avanços tecnológicos, esperar longos períodos por um ecrã de loading pode parecer antiquado em 2025. No entanto, um antigo produtor da Bethesda alerta que estes provavelmente permanecerão uma constante nos jogos da empresa devido à sua metodologia de design.

Os jogos da Bethesda são RPGs de mundo aberto que envolvem a abertura de inúmeras portas. Para entrar numa casa, normalmente é necessário passar por um ecrã de loading. As viagens rápidas também requerem carregamento, embora hardware mais potente possa acelerar o processo. Em alguns casos, até mesmo a transição entre áreas diferentes desencadeia tempos de loading.

Bruce Nesmith, que trabalhou na Bethesda em diversos títulos desde Oblivion até Starfield, explicou à VideoGamer que a segmentação é um elemento crucial no design dos jogos da empresa, tornando o carregamento de zonas igualmente importante. Segundo Nesmith, um mundo aberto completamente fluido não seria viável para o tipo de RPGs que a Bethesda desenvolve. As áreas segmentadas apoiadas por ecrãs de loading permitem que os jogos controlem a colocação de itens e os estados físicos depois do jogador sair de uma área, ajudando a criar a sensação de deixar uma marca permanente no mundo virtual.

Nesmith acrescentou que não é possível carregar simultaneamente os interiores e exteriores de todos os locais. As técnicas de streaming e carregamento acabariam por criar engasgos no jogo, sendo preferível parar brevemente a ação com um ecrã de loading para depois continuar.

Apesar desta explicação, quando Starfield foi lançado em 2023, os jogadores ficaram surpreendidos com a frequência dos carregamentos, tanto nas deslocações a pé como na entrada em edifícios urbanos. Muitos queixaram-se que estes intervalos quebravam a imersão e acrescentavam pausas frustrantes à jogabilidade.

A cidade de Neon foi particularmente criticada. Esta área urbana de estilo cyberpunk frequentemente desencadeava ecrãs de loading apenas para abrir portas, algumas próximas umas das outras, tornando as missões aborrecidas.

Nate Purkeypile, que trabalhou na Bethesda Game Studios de 2007 a 2021, expressou a sua surpresa com a quantidade de carregamentos que o jogo acabou por ter, especialmente em Neon. “Poderia ter existido sem essas [zonas de carregamento]”, disse Purkeypile, explicando que muitas delas não existiam quando ele estava a trabalhar no projeto.


Fã de histórias contadas por apaixonados e de headshots, podem encontrar o Francisco no Instagram.

Deniz Gül é alvo de um grande clube turco

Pode chegar ao FC Porto uma proposta de 4 milhões de euros pelo ponta-de-lança

A imprensa turca noticiou neste sábado que o Besiktas está interessado na contratação de Deniz Gül, ponta-de-lança que o FC Porto adquiriu no verão passado ao Hammarby, da Suécia.

De acordo com a mesma notícia, o Besiktas está já a preparar o plantel para a próxima época e em breve poderá entrar em contacto com os dragões no sentido de saber as condições para comprar o passe do avançado, de 20 anos, que recentemente se tornou internacional A pela Turquia.

O emblema de Istambul estará disposto a apresentar uma proposta de 4 milhões de euros, mas o artigo refere que o FC Porto pretende, pelo menos, 5 milhões de euros para iniciar as negociações.

Deniz Gül tem atualmente um valor de mercado de 4,5 milhões de euros, segundo o Transfermarkt, contabilizando 22 jogos e 2 golos pelos dragões. No entanto, a última vez que marcou aconteceu a 29 de setembro do ano passado, frente ao Arouca, na 7.ª jornada do campeonato. O primeiro tento tinha acontecido uns dias antes, na deslocação ao Bodo/Glimt, para a Liga Europa.

Por Record

Florence Pugh saltou do segundo edifício mais alto do mundo em Thunderbolts*

A actriz Florence Pugh revelou ter executado pessoalmente uma arriscada acrobacia para o filme “Thunderbolts*” da Marvel, saltando do Merdeka 118 em Kuala Lumpur, o segundo edifício mais alto do mundo.

A sequência, que abre o filme, mostra a personagem Yelena Belova a realizar um salto BASE do imponente arranha-céus malaio. Durante entrevista à IGN, Pugh explicou ter optado por não revelar a data exata do salto à maioria dos seus familiares e amigos para evitar preocupações desnecessárias.

“Não contei às pessoas o dia em que ia acontecer. Não queria que estivessem preocupadas”, declarou a actriz, confirmando que apenas a irmã e o melhor amigo presenciaram o momento, acompanhando-a no topo do edifício durante a filmagem da cena.

A acrobacia tem sido destacada nos materiais promocionais do filme, evidenciando o compromisso da produção com sequências de acção realizadas com o mínimo possível de efeitos especiais.

“Thunderbolts*”, que conta também com Sebastian Stan, David Harbour e Julia Louis-Dreyfus no elenco, é mais uma adição ao universo cinematográfico Marvel, focando-se numa equipa de anti-heróis e ex-vilões recrutados para missões especiais.

Se ainda não o fizeste, podes ler a nossa análise do filme aqui.


Fã de histórias contadas por apaixonados e de headshots, podem encontrar o Francisco no Instagram.

1 70 71 72 73 74 649