Ministra da Habitação no Reino Unido demite-se após polémica com aumento de renda

Rushanara Ali, ministra da Habitação no Reino Unido, demitiu-se esta quinta-feira na sequência de uma polémica relacionada com o aumento da renda numa propriedade, conta a “SkyNews” esta quinta-feira.

A decisão surge após denúncias de que a renda de uma casa sua em Londres foi aumentada em cerca de 700 libras (aproximadamente 820 euros) pouco tempo depois da saída dos anteriores inquilinos.

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Num comunicado enviado ao primeiro-ministro, Ali afirmou que continuar no cargo seria “uma distração do trabalho ambicioso deste governo”. A ministra garantiu ainda: “A todo o momento cumpri todos os requisitos legais relevantes.”

O caso foi noticiado pelo “iPaper”, que revelou que quatro inquilinos de uma casa em Londres receberam um aviso em novembro indicando que o contrato não seria renovado, com um prazo de quatro meses para abandonarem o imóvel.

Poucas semanas depois, a mesma casa foi novamente colocada no mercado com uma renda de cerca de 4.000 libras (4.690 euros), face aos 3.300 libras (3.870 euros) pagos anteriormente.

“É uma piada absoluta”, comentou Laura Jackson, uma das ex-inquilinas. “Tentar cobrar esse valor aos arrendatários é extorsão.”

Segundo o mesmo jornal, a casa foi colocada à venda durante o período de arrendamento, tendo sido recolocada no mercado para arrendamento apenas porque não foi vendida.

A legislação no Reino Unido atualmente em discussão no Parlamento britânico prevê, entre outras medidas, a proibição de recolocação de imóveis para arrendamento durante seis meses, se a denúncia do contrato tiver sido feita para venda da propriedade.

Miss Estados Unidos da América acusa congressista de ameaça de pornografia de vingança

A miss Estados Unidos da América, Lindsey Langston, acusou o congressista republicano da Flórida Cory Mills de ameaçá-la com pornografia de vingança, ou seja, a partilha não autorizada de imagens e vídeos de cariz íntimo e explícito.

A informação foi avançada pelo Politico, que reportou que a vencedora do concurso de beleza norte-americano de 2024 — e que concorrerá este ano em representação do seu país para o título de Miss Universo — apresentou uma queixa no Departamento do Xerife do Condado de Columbia.

Lindsey Langston, que é também membro do comité estadual republicano na Flórida, declarou às autoridades que Cory Mills ameaçou prejudicar os seus futuros parceiros românticos. A miss EUA 2024 manteve um relacionamento com o congressista entre novembro de 2021 e fevereiro de 2025, altura em que terminou a relação.

Após o fim do relacionamento, Cory Mills teria contactado “inúmeras vezes” Lindsey Langston e alegadamente ameaçado divulgar imagens dela em atos sexuais. De acordo com o documento submetido às autoridades, o congressista acreditava que a miss EUA teria “outros parceiros” após o término da sua relação amorosa e Lindsey Langston terá apresentado mensagens do representante republicano como prova das ameaças.

Contudo, Cory Mills já veio negar as alegações da antiga parceira. O congressista era ainda casado quando conheceu Lindsey Langston, mas estaria separado da sua esposa. No entanto, Cory Mills continua casado.

[Um jovem polícia é surpreendido ao terceiro dia de trabalho: a embaixada da Turquia está sob ataque terrorista. E a primeira vítima é ele. “1983: Portugal à Queima-Roupa” é a história do ano em que dois grupos terroristas internacionais atacaram em Portugal. Um comando paramilitar tomou de assalto uma embaixada em Lisboa e esta execução sumária no Algarve abalou o Médio Oriente. É narrada pela atriz Victoria Guerra, com banda sonora original dos Linda Martini. Ouça o terceiro episódio no site do Observador, na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube Music. E ouça o primeiro episódio aqui e o segundo aqui]

O fenómeno da pornografia de vingança, mais conhecido pela denominação inglesa ‘revenge porn’, tem crescido exponencialmente nos últimos anos, configurando em Portugal o crime de devassa através de meio de comunicação social, da Internet ou de outros meios de difusão pública generalizada.

“Quem, sem consentimento, disseminar ou contribuir para a disseminação, através de meio de comunicação social, da Internet ou de outros meios de difusão pública generalizada, de imagens, fotografias ou gravações que devassem a vida privada das pessoas, designadamente a intimidade da vida familiar ou sexual, é punido com pena de prisão até 5 anos”, lê-se no artigo 193.º do Código Penal.

Um Papa embaraçado

Leão XIV parece estar apostado em ser o Papa Tranquilo. Ainda a semana passada, no Jubileu dos Jovens, em Roma, enquanto passava entre uma multidão de um milhão de pessoas, notava-se um certo embaraço na sua expressão. E não o digo de forma negativa. Antes pelo contrário. No tempo dos líderes performativos, alguém que quase nos pede desculpa por ser Papa é positivo.

Leão XIV não tem jeito para ser Papa e isso é bom. Não é, claramente, um show-man. Não força o protagonismo. Não inventa polémicas. Percebe-se que não está confortável. Nota-se que não quer estar envolvido em tudo. Que prefere deixar a Igreja viver, e agir mais como árbitro do que como promotor.

Dizem que cada Papa corrige o anterior. Errado. Os Papas corrigem o mundo que os elege. Foi assim com Wojtyła, na Europa dividida. Com Bento XVI, na Itália berlusconiana. Com Francisco, quando o estadismo mundial desabava. E agora, com Prevost, num tempo barulhento.

Há quem diga que a força voltou a ser o valor central da política. Que os líderes não respeitam quem mostra timidez e previsibilidade. Mas pela natureza do poder do Papado, Leão XIV é possivelmente o único que não precisa de se sentir condicionado por essa lógica.

Curiosamente, é comum, nessa grelha de análise, colocar os anos 20 e 30 do século passado como paradigmas paralelos aos tempos atuais. Usam-se, com frequência, textos de Roth ou Zweig, como bússolas. Mas, quer pela escolha do nome, quer por uma decisão recente, Leão XIV parece estar a indicar que o grande tempo de charneira para a compreensão do presente não é o começo do séc. XX, mas o final do XIX. Não o tempo pós Grande Guerra. Mas a era que a antecedeu.

A semana passada, por exemplo, anunciou que irá proclamar como Doutor da Igreja John Henry Newman. Um inglês, convertido do Anglicanismo ao Catolicismo, que viveu, precisamente, nesse momento e que, curiosamente, foi nomeado cardeal por Leão XIII, o antecessor onomástico de Prevost.

Ora, Newman, admirado por Joyce e detestado pela elite vitoriana, percebeu cedo o que aí vinha. Diagnosticou três erros que continuam a decidir o mundo.

O primeiro era o racionalismo. Newman posicionou-se contra a ideia de que tudo era explicável através de uma lógica científica. Concluiu que a razão precisava de recuperar o seu alcance existencial total. E afirmou que limitar a razão ao que se mede é amputá-la, e que essa amputação abre caminho ao fanatismo. Porque o radicalismo não nasce por excesso de oxigénio. Emerge quando ele falta.

O segundo desafio era o liberalismo. John Henry Newman opunha-se à ideia de que a verdade se resume a uma opinião pessoal. Para ele, essa versão humanista da religião e da verdade, embora disfarçada de tolerância, era um modo de compensar os caprichos da cultura de conforto da Inglaterra vitoriana, e conduzir a uma realidade rígida pela conveniência. E isso é importante para a atualidade. Governar, por exemplo, não é jantar num buffet. E o bem comum não pode estar cativo de conceitos como a vantagem e o proveito.

O terceiro desafio derivava da influência do mundo romântico. É verdade que Newman valorizou a imaginação e os afetos, mas manteve-se desconfiado de uma tónica exagerada no sentimento religioso. Suspeitava que a intensidade subjetiva fizesse esquecer a história e a tradição. E isso alerta-nos para uma certa efervescência revolucionária que se estende em todos os polos políticos, e relembra-nos, também, que nem a Igreja, nem um país podem ser reduzidos a uma terapia de grupo.

Leão XIV parece partilhar do diagnóstico. Num mundo apressado, cheio de certezas frágeis e moralismos descartáveis, ele opta pela dificuldade. Não é um Papa de palco. É um Papa de tempo longo. É dos poucos que não tem pressa de vencer.

Não, a parentalidade não acabou. Mas talvez a seriedade política esteja em vias de extinção.

Há quem diga que o Governo está a atacar as famílias. Que quer dificultar a parentalidade. Que transforma a amamentação num luxo e aniquila o luto gestacional. E há até quem, à esquerda e à direita, use essas mentiras com um à-vontade perigoso. Basta ver o coro recente: o PS, que em 2023, aprovou uma reforma laboral desastrosa e desarticulada, o Chega que defendia horários mais rígidos e disciplina no trabalho, e agora a Iniciativa Liberal, que entre dois apelos à desregulação total, aparece a acusar o Governo de “cortes nos direitos” e de “dificultar a vida de quem cuida da família”.

É caso para dizer: tenham decência!

Porque os factos são outros. O anteprojeto Trabalho XXI reforça a parentalidade como nenhuma outra fez antes. Pela primeira vez, a licença parental partilhada passa a ser paga a 100% durante 180 dias, um avanço histórico e um claro investimento do Estado. A presença do pai após o nascimento também é reforçada: de 7 para 14 dias obrigatórios. Não são palavras, são medidas concretas com impacto direto nas famílias.

Ainda assim, houve quem preferisse ignorar tudo isto para agitar fantasmas, como se esta reforma fosse um ataque às mulheres e às famílias. É falso. E é preciso dizê-lo com todas as letras.

Comecemos pelo chamado luto gestacional. Muito se disse, pouco se explicou. A norma que o Governo propõe eliminar previa três dias de faltas, suportados diretamente pelo empregador, aplicados de forma desigual e, muitas vezes, com dúvidas quanto ao seu alcance. Em contrapartida, o que o sistema já prevê, e continuará a prever, é uma licença por interrupção de gravidez, com indicação médica, paga a 100% pela Segurança Social, durante 14 a 30 dias. O Governo, ao propor a eliminação do regime do luto gestacional, não está a reduzir direitos, está a clarificá-los e a garantir que o apoio provém de um mecanismo público, com regras universais e financiamento adequado.

Depois, a amamentação, que se tornou o novo espantalho da oposição. O direito continua intocável, o que se propõe é um limite claro: dois anos, em linha com a recomendação da Organização Mundial de Saúde. Hoje, esse direito não tem qualquer baliza temporal, o que gera incerteza, conflitos, interpretações abusivas e até desconfianças no local de trabalho, tal como já o confirmaram diversas entidades, do setor empresarial ao setor social.

Ao mesmo tempo, o período de apresentação do atestado médico passa para 6 meses, justamente para proteger a mãe e impedir pressões encapotadas. Isto não é cortar. É garantir que o direito é respeitado e respeitável.

Finalmente, o horário flexível para quem tem responsabilidades familiares continua garantido! A conciliação da vida profissional e familiar é um objetivo sério, mas também precisa de regras claras, nomeadamente no que respeita às exigências decorrentes do período de funcionamento da empresa ou da natureza das funções do trabalhador. Ignorá-lo é infantilizar o debate ou então manipulá-lo para fins partidários.

O anteprojeto Trabalho XXI é uma reforma técnica, ponderada, socialmente responsável e equilibrada. Que não recua nos direitos, mas corrige distorções e reforça a credibilidade do Estado social. Que foi lançada para gerar debate público, ser discutido na Concertação Social e, posteriormente, no Parlamento. Que pode e deve ser ajustado e, até, melhorado. O ruído, esse, vem de quem nunca fez nada por estas causas, nem sequer apresenta propostas de melhoria, mas agora descobriu uma oportunidade para atacar o Governo.

Portugal não precisa de histeria legislativa nem de reformas feitas por manchete. Precisa de coragem, de rigor e de medidas que melhorem a vida das pessoas. E nisso este anteprojeto não falha!

Todo este ruído, desinformado, acontece quando há governos que transformam! Quando há governos que vieram para não deixar tudo na mesma.

Montenegro e a nova lei laboral: “As transformações e as mudanças incorporam discussão e nós estamos aqui para discutir”

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, assumiu, esta sexta-feira, que a lei laboral está ainda em fase de discussão entre os parceiros sociais, para passar à fase da discussão político-partidária e só no final o novo quadro ficará definido.

“As transformações e as mudanças incorporam discussão e nós estamos aqui para discutir. Estamos aqui para debater com humildade democrática, mas com a firmeza de quem tem objetivos a cumprir”, afirmou Luís Montenegro.

À margem da inauguração da 633.ª edição da Feira de São Mateus em Viseu, o primeiro-ministro falava aos jornalistas sobre a lei laboral, acrescentando ter apresentado o anteprojeto em concertação social.

“Vamos estabelecer um diálogo com os parceiros sociais, quer os empregadores, quer os trabalhadores, vamos tentar que desse diálogo possa nascer uma proposta o mais consensual possível e é nessa fase que nós estamos, e depois seguir-se-á outra fase de discussão político-partidária. Ainda não chegámos a ela, quando chegarmos vamos efetuá-la e depois chegará uma fase da decisão”, sustentou.

Luís Montenegro acrescentou o desejo de que “os portugueses tenham a certeza” de o governo querer “a comunidade e a sociedade” com o executivo governamental a “percorrer o caminho de transformação e desenvolvimento do país”.

“Mas não vamos eternizar as discussões. Tudo isto tem um calendário, mas é para cumprir, é para fazer. Nós não estamos aqui para empatar ou empalhar discussões, estamos aqui para fazer com abertura, com espírito de diálogo, com espírito construtivo e é isso que vamos fazer”, prometeu.

[Um jovem polícia é surpreendido ao terceiro dia de trabalho: a embaixada da Turquia está sob ataque terrorista. E a primeira vítima é ele. “1983: Portugal à Queima-Roupa” é a história do ano em que dois grupos terroristas internacionais atacaram em Portugal. Um comando paramilitar tomou de assalto uma embaixada em Lisboa e esta execução sumária no Algarve abalou o Médio Oriente. É narrada pela atriz Victoria Guerra, com banda sonora original dos Linda Martini. Ouça o terceiro episódio no site do Observador, na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube Music. E ouça o primeiro episódio aqui e o segundo aqui]

O primeiro-ministro aproveitou para destacar os temas sobre os quais foi questionado pelos jornalistas, como as leis do trabalho e da imigração, assim como a privatização da TAP, para dizer que, “de uma assentada”, se está a falar de competitividade económica, de qualificação dos recursos humanos, reestruturação dos serviços públicos, do setor estratégico de mobilidade e de apoio à economia, enumerou.

Montenegro citou ainda “a diminuição dos impostos sobre o rendimento do trabalho, a regulação da imigração…”, para dizer que “este é um governo que está a governar, que está a fazer aquilo que lhe compete, a cumprir o seu programa, a transformar o seu país”.

O objetivo, disse o primeiro-ministro, é “um mundo laboral que seja competitivo, que dê segurança aos trabalhadores, que dê estabilidade aos trabalhadores e dê também fatores de maior competitividade às empresas”.

No seu entender, o regime proposto vai “trazer mais crescimento económico, mais criação de riqueza” e também “melhores salários e também maior capacidade do Estado de ter receitas para depois poder ter políticas sociais que não deixam ninguém para trás; ter políticas de solidariedade”.

“Tudo isto está interligado e nós estamos aqui disponíveis para poder levar as discussões até ao ponto em que elas culminam em decisões”, disse.

Primeiro-ministro não teme eventual correção do TC à Lei dos Estrangeiros e reitera “objetivo”

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, assegurou, na noite desta quinta-feira, que não vai desistir da lei dos estrangeiros, que será discutida no parlamento em setembro, dizendo que só depois de o Tribunal Constitucional (TC) se pronunciar é que haverá ou não correção da sua redação.

Luís Montenegro prometeu que, “se por um acaso, o TC entender que há alguma norma ou alguma solução de alguma norma não está completamente de acordo com a interpretação dos princípios constitucionais”, a maioria que representa vai “acatar essa decisão e encontrar uma solução jurídica que possa respeitar a pronuncia do TC”.

“Mas que possa também cumprir o objetivo. Ou seja, há uma coisa que fica muito clara: nós não vamos desistir do nosso objetivo, mesmo que haja alguma correção da redação da lei em virtude da pronuncia do TC”, sublinhou.

Aos jornalistas, à margem da inauguração da 633.ª edição da Feira de São Mateus em Viseu, o primeiro-ministro lembrou que a lei de estrangeiros “ainda nem sequer foi discutida” no Parlamento, e prevê que isso aconteça no início dos trabalhos, em setembro.

“Estamos à espera da pronuncia do TC que estará para muito breve”, adiantou o primeiro-ministro, mostrando a “convicção de que as soluções que foram encontradas no Parlamento estão conforme as disposições da Constituição da República”, apesar de reconhecer que até os juízes “muitas vezes não estão de acordo”, mas vai “aguardar serenamente”.

“Se, como é nossa expectativa, não houver nenhuma desconformidade, a nossa expectativa é seguir o percurso e portanto vamos ter uma nova lei que traga regulação e dignidade aos imigrantes que procuram em Portugal uma oportunidade de trabalho e valorização, e nós precisamos deles”, afirmou.

Questionado sobre o processo de privatização da TAP que levou o Presidente da República a levantar algumas questões ao executivo, Luís Montenegro, sem se referir às dúvidas levantadas pelo chefe de Estado, assegurou que o governo respondeu, o que levou à promulgação do diploma por parte de Marcelo Rebelo de Sousa.

“Nós vamos passar à fase subsequente que é aprovarmos o caderno de encargos, que será o elemento determinante para podermos lançar o procedimento que visa recebermos propostas” que têm por objetivo, prosseguiu, “e é bom reiterá-lo, dar futuro à nossa companhia aérea, dar viabilidade e sustentabilidade a uma operação que é do interesse estratégico de Portugal. E é isso que estamos a fazer com toda a naturalidade”.

[Um jovem polícia é surpreendido ao terceiro dia de trabalho: a embaixada da Turquia está sob ataque terrorista. E a primeira vítima é ele. “1983: Portugal à Queima-Roupa” é a história do ano em que dois grupos terroristas internacionais atacaram em Portugal. Um comando paramilitar tomou de assalto uma embaixada em Lisboa e esta execução sumária no Algarve abalou o Médio Oriente. É narrada pela atriz Victoria Guerra, com banda sonora original dos Linda Martini. Ouça o terceiro episódio no site do Observador, na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube Music. E ouça o primeiro episódio aqui e o segundo aqui]

Será exagerado falar em invasão migratória

Escrevia há dias João Marques de Almeida, a propósito do Presidente da República Portuguesa, que relativamente à “questão da imigração, os números não contam, o que conta são as “narrativas” nos media”. Numa simples frase, resumiu toda a política seguida pela maioria das elites europeias (e também americanas) nas últimas cinco décadas: o que importa não é o ser, mas o parecer. O que conta não é a razão, mas sim o pathos de que falei no texto anterior — a primeira parte da minha reflexão sobre imigração — ou seja, os sentimentos. É a política dos “bons sentimentos”, das “sondagens de popularidade”. Mas de facto: os números contam. Recentemente, o Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou que a Europa precisava de acordar e resolver a “horrível (sic) invasão de imigrantes que está a destruir a Europa”. Quando Trump fala em “invasão migratória”, não se refere, por exemplo, à imigração de europeus para os Estados Unidos ou de americanos para a Europa. Refere-se, sim, à imigração extra-europeia — ou, mais precisamente, extra-ocidental — muitas vezes proveniente do chamado Terceiro Mundo. Ou seja, à entrada de populações oriundas de fora da Civilização Ocidental, frequentemente muçulmanas, que emigram tanto para a Europa como para os Estados Unidos.

Mas será que o termo “invasão” é apropriado? Serão os números assim tão elevados que justifiquem o uso de uma palavra tão forte? Se há um mantra repetido até à exaustão por parte de algumas elites europeias — aquelas que trabalham em Bruxelas, vestem fatos Armani e auferem salários de 30.000€ mensais — é o de que a Europa sempre foi uma terra de imigração, naturalmente aberta a povos de todo o mundo. Segundo essa narrativa, o continente europeu teria sido, desde sempre, um espaço de encontros, miscigenação e sociedades multiculturais. “O Islão é uma religião europeia” segundo alguns. “Sem os árabes, os europeus ainda estariam a viver na Época Mediéval”, dizem outros (que têm uma grande imaginação, ou problemas mentais, ou ambos). Assim, qualquer pessoa que manifeste preocupação com os actuais níveis elevados de imigração é, quase automaticamente, rotulada de xenófoba, de racista, de islamófobo. Mas será mesmo assim? Não haverá uma parte de verdade quando falamos em números absurdos de entradas de imigrantes?

Responder a esta questão sem estatísticas é coisa impossível. E um dos erros que muitos à direita cometem é não aprofundar o tema com estatísticas oficiais. Quanto à esquerda, está fora de questão mencionar números — as estatísticas têm de ser silenciadas e, pelos vistos, a realidade é, para alguns, racista… Contudo, mais do que nunca, é necessário termos uma visão geral de um fenómeno que — e os resultados eleitorais mostram-no — tem preocupado os ocidentais, tanto na Europa como nos Estados Unidos. Se, nalguns países — e Portugal é um bom exemplo disso — as estatísticas são muito opacas, noutros não é o caso. Além disso, muitos dados oficiais provenientes de institutos estatais misturam imigração intra-UE, intra-europeia, com imigração vinda dos tais países do chamado Terceiro Mundo, o que torna a questão ainda mais difícil de analisar. Isto abre espaço a todo o tipo de delírios: à direita, por exemplo, a ideia de que já haverá 30 ou 40% de muçulmanos na União Europeia  — número que li muitas vezes em comentários e que é completamente falso; ou à esquerda, a repetição constante de que os estrangeiros extra-europeus representam apenas 1 ou 2% da população da UE — estatística que ouvimos há 40 anos, como se o número de pessoas vindas de fora da Europa nunca tivesse crescido, como se houvesse tantos nascimentos como mortes nessas populações e tantas entradas como saídas. Nem uma postura nem a outra são correctas. Por isso, proponho que vejamos os números — os que são oficiais, pelo menos.

Comecemos pela União Europeia. Em 2024, havia 29 milhões de cidadãos não
europeus na UE, 6.4% dos 449.3 milhões de cidadãos da EU (fonte). Em 2023, os países da UE concederam 5,1 milhões de autorizações de residência a cidadãos de países terceiros, ou seja, que não são membros da UE (fonte). No mesmo ano, registavam-se 25,1 milhões de autorizações de residência válidas na União (incluindo renovações de anos anteriores – fonte). Em 2024, esse número ultrapassa já os 28 milhões. A maioria das pessoas que beneficiaram dessas autorizações provinham de Marrocos, Turquia e Ucrânia – este último, um país europeu que não integra a UE (fonte). Mas encontramos também outras nacionalidades com presença significativa, como argelinos, tunisinos, congoleses, nigerianos, paquistaneses e afegãos (fonte; fonte).

Desde 2015, ano da crise dos refugiados da Síria, têm entrado, em média, entre 2,6 e 4 milhões de pessoas na União Europeia, vindas de fora do espaço comunitário: 2,6 milhões em 2015; 3 milhões em 2019; 3,7 milhões em 2023; e cerca de 4 milhões em 2024 (fonte). Quanto à imigração ilegal, esta tem vindo a crescer de forma constante ao longo da última década, até registar um ligeiro recuo em 2024: nesse ano, entraram ilegalmente cerca de 239 mil pessoas na UE, segundo o Frontex, enquanto no ano anterior o número tinha sido bastante superior, atingindo 385.000 (fonte). A militarização das fronteiras no caso da Polónia e da Finlândia tornou o acesso mais difícil para migrantes económicos ilegais, e pode explicar esta diminuição, bem como políticas cada vez mais duras como no caso da Grécia.

Segundo o Eurostat (dados de 1 de Janeiro de 2024), 44,7 milhões de pessoas a viver na UE tinham nascido fora do território comunitário (fonte). Este número engloba diferentes perfis: pessoas que mantiveram a cidadania do país de origem, sem adquirirem a de um país da UE (por exemplo, sírios, marroquinos, turcos, congoleses); pessoas nascidas fora da UE mas que adquiriram posteriormente a nacionalidade de um Estado-membro (por exemplo, um cidadão indiano que se torna português); e ainda pessoas nascidas em países europeus que só mais tarde passaram a integrar a União Europeia, como é o caso de um romeno nascido em 1990. Este total de 44,7 milhões representam um aumento de 2,3 milhões face ao ano de 2023.

Contudo, estes dados não nos dizem, por exemplo, quantos extra-europeus — pessoas cujas origens não são europeias — imigram para a Europa (no seu sentido mais amplo), nem quantas pessoas de origem extra-europeia (de segunda, terceira, quarta geração) vivem na Europa. Só assim poderemos ter uma visão mais geral da verdadeira dimensão da imigração extra-europeia para o continente. Creio que um pequeno “tour” pelos principais países europeus nos permitirá compreender melhor a amplitude deste fenómeno.

Comecemos pela França, um dos países que mais tem recebido imigrantes extra-europeus. O INSEE (o Instituto Nacional de Estatística e Estudos Económicos de França) estimava que, em 2023, havia 7.3 milhões de imigrantes (10.7% da população), dos quais 2.5 milhões adquiriram a nacionalidade francesa, e 5.6 milhões de estrangeiros (fonte). Mas os números reais poderão ser bem maiores. Há quatro anos, André Posokhow, especialista no custo da imigração em França, publicou um livro que causou alguma polémica: Immigration, l’Épreuve des Chiffres, no qual este estimava que havia uns 16 milhões de cidadãos estrangeiros ou de origem estrangeira (2° gerações incluídas). Deste total, 5,5 milhões seriam de origem europeia, e 11,3 milhões seriam extra-europeus. Quer isto dizer que 25% da população em França é estrangeira ou tem origens directas estrangeiras, e que 16,6% da população francesa não é nativa da Europa. Isto sem contabilizar as terceiras, quartas e quintas gerações.

Para terem uma pequena ideia, em 1950 os extra-europeus representavam menos de 1% da população francesa. Em 1975, a maior minoria estrangeira em França era europeia: tratava-se dos portugueses, com 759 mil pessoas, correspondendo a 22% da população estrangeira, muito acima dos extra-europeus na época (fonte). De facto, se a França se tornou uma terra de imigração desde o século XIX, foram sobretudo polacos, espanhóis e italianos que inicialmente chegaram. Só a partir dos anos 80 do século XX é que houve uma clara mudança na imigração.

E nos outros países europeus? A situação é semelhante, com um aumento no número de imigrantes sobretudo a partir dos anos 80. Os Países Baixos tinham 9,2% da população de origem estrangeira em 1972; 46 anos depois, em 2018, a população estrangeira ou de origem estrangeira representava 23,1% do total (fonte). Destes, pelo menos dois terços serão extra-europeus, segundo a especialista em demografia Michèle Tribalat (fonte). Isto quer dizer que cerca de 15% da população holandesa é extra-europeia. A este ritmo, antes de 2100, os holandeses nativos serão minoritários nos Países Baixos.

A Áustria conheceu várias vagas de imigração na pós-Segunda Guerra Mundial. Inicialmente, chegaram sobretudo europeus que fugiam do regime comunista: 180 mil húngaros em 1956; 162 mil checos em 1968; e 33 mil polacos em 1981. Em 2019, cerca de 16,2% da população austríaca tinha nascido no estrangeiro (fonte), e 22,8% da população teria origens estrangeiras (fonte). Dos 16,2% de estrangeiros, 61% não são europeus, vindo essencialmente do Médio Oriente, Ásia e África (fonte). A população muçulmana era de 700 mil pessoas em 2019, tendo duplicado entre 2001 e 2016 (fonte), e segundo os demógrafos austríacos, os muçulmanos poderão representar até 30% da população austríaca em 2046 (fonte). Se as projecções estiverem corretas, os austríacos nativos serão minoritários antes de 2100.

A Dinamarca nunca foi um país de imigração até ao início dos anos 2000. Antes disso, era sobretudo um país de emigração. A partir dos anos 2000, a imigração na Dinamarca começou a aumentar. Em 2019, havia 612 mil pessoas nascidas no estrangeiro a residir no país nórdico (fonte), das quais 353 mil tinham nascido fora da Europa e cerca de 156 mil nasceram na Dinamarca mas com pais nascidos fora da Europa (fonte). Numa população total de 5,8 milhões, isso representa 8,8%. Quanto à população muçulmana, representava 5,4% em 2019, e estima-se que poderá atingir entre 8% a 16% em 2050, segundo as estatísticas do Pew Research Center — caso se mantenha a actual política firme de controlo das fronteiras (fonte).

A Suécia é um caso emblemático da problemática causada por uma imigração extra-europeia descontrolada, e tenta agora reagir (será demasiado tarde?) face à dimensão que a imigração tomou no país. Em 1950, a Suécia tinha cerca de 7 milhões de habitantes, dos quais 197 mil nascidos no estrangeiro, essencialmente europeus (fonte). Já em 2017, numa população de 10 milhões, a população nascida no estrangeiro atingia 1,8 milhões, quase 20% da população do país (fonte). No mesmo ano, se incluirmos as pessoas nascidas fora da Europa, bem como os seus filhos, cerca de 17,3% da população terá origens extra-europeias (fonte). Para se ter uma ideia, em 2015, 34,3% das crianças entre os 0 e os 17 anos tinham nascido fora da Europa ou tinham nascido na Suécia de pais (ou pelo menos um progenitor) nascidos fora da Europa. Desses, uma parte significativa é oriunda do Médio Oriente, África e também do Extremo Oriente (fonte). Segundo alguns demógrafos, a Suécia — que contava com menos de 1% de extra-europeus em 1980 — poderá ver a sua população nativa tornar-se minoritária em 2070 (fonte).

No Reino Unido, o debate sobre a imigração tem sido cada vez mais feroz, e não passa um mês sem que ingleses nativos saiam às ruas para protestar contra aquilo a que chamam uma “política de portas abertas”. País de emigração durante séculos, começou a receber imigrantes do resto da Europa a partir da segunda metade do século XIX e, a partir dos anos 1950, imigrantes provenientes dos países do CommonWealth. Entre 1997 e 2010, o Reino Unido recebeu 2,2 milhões de imigrantes, sendo que mais de metade vinham de países do CommonWealth, como a Índia e o Paquistão (fonte). Desde 1996, a imigração extra-europeia tem vindo a aumentar: cerca de 129 mil em 1998, subindo para 232 mil em 2018, essencialmente oriundos de África, subcontinente indiano e Médio Oriente.

Num país com cerca de 66 milhões de habitantes, 9,4 milhões nasceram no estrangeiro. Destes, 3,7 milhões nasceram na Europa, e 5,7 milhões fora dela (fonte). Dos 5,7 milhões, a esmagadora maioria provém de países fora do espaço civilizacional ocidental. Existem estatísticas “raciais” no Reino Unido, o que nos permite perceber a importância que a imigração extra-europeia tem tido no país, e que também nos diz muito sobre o resto da Europa Ocidental. Hoje, os brancos representam 73,3% da população da ilha — quando eram 99% no final dos anos 40 — mas, no futuro, a situação irá mudar. Estas estatísticas foram publicadas num estudo que tem gerado muita discussão nas ilhas britânicas, realizado por dezenas de universitários e investigadores em demografia, que apontam para o ano de 2063 como o momento em que os brancos (é o termo utilizado no estudo) — que povoam as ilhas britânicas há milhares, senão dezenas de milhares de anos — se tornarão minoritários. Segundo o mesmo estudo, em 2100, os brancos serão apenas 33,7% da população (fonte).

E o mesmo acontece noutros países…Na Bélgica, em 2018, 16,7% da população tinha nascido no estrangeiro, e em 2016 metade dos pedidos de nacionalidade belga foram feitos por pessoas de origem turca e marroquina (fonte). Prevê-se que, muito antes de 2100, os belgas nativos tornar-se-ão minoritários face aos extra-europeus no seu próprio país, levando uma jornalista do jornal Jeune Afrique a afirmar — citando um taxista marroquino — que a “Bélgica acabará árabe” (fonte), referindo-se à mentalidade islamista da juventude belga de origem magrebina e árabe. Quanto à Alemanha, país que até aos anos 80 recebia sobretudo imigrantes europeus, a situação alterou-se profundamente. A crise dos refugiados de 2015 mudou de forma marcante a composição demográfica do país. Em 2018, dos 82 milhões de habitantes, 13 milhões nasceram no estrangeiro, dos quais 7,7 milhões eram originários de fora da UE, sobretudo do Médio Oriente, do Extremo Oriente Asiático e de África (fonte). O fenômeno vai crescendo, e està a acontecer em todos os paises europeus.

E não são apenas as entradas que aumentam o número de populações de origem extra-europeia, mas sim uma natalidade bem acima das populações europeias nativas. Assim, e segundo dados oficiais do Instituto de Demografia Francês, as mulheres de origem extra-europeia apresentam uma taxa de natalidade muito superior à das mulheres francesas de raiz (ou de origem europeia se preferirem): 3,3 para mulheres sub-saharianas, cerca de 2,4 para mulheres magrebinas, contra 1,8 para mulheres europeias residentes em França (fonte).

As estatísticas por países mostram-nos que, contrariamente ao que dizem uma parte tanto das elites intelectuais como da comunicação social, o fenómeno da imigração extra-europeia para a Europa é relativamente recente, e que este tem vindo a ganhar tal importância que se tornou um dos temas que mais preocupam os europeus nativos. Resta-nos então questionarmo-nos: se mesmo nos anos 70 os países europeus eram extremamente homogéneos, quer isso dizer que a Europa não foi um continente aberto às migrações de populações de todo o Mundo no passado?

A Europa foi, de facto, uma terra de migrações. O Homem de Neandertal chegou à Europa há pelo menos 400.000 anos, e o Homo sapiens, há pelo menos 45.000 a 50.000 anos. Desde a chegada dos primeiros sapiens, a Europa recebeu populações provenientes da Ásia, do Médio Oriente e do Norte de África. Mas, e nos últimos 10 mil anos? Aí, o cenário muda completamente.

As últimas grandes migrações provenientes de fora da Europa datam de cerca de 7000 a.C., com a chegada de populações oriundas do Crescente Fértil — que os militantes do Bloco de Esquerda tenham calma: não eram palestinianos, nem sequer árabes — trazendo consigo a agricultura. Na altura, e de acordo com os estudos mais recentes, havia três grandes grupos genéticos na Europa: os WHG (Western Hunter-Gatherers), povos nativos do continente, presentes na Europa há pelo menos 45 mil anos — caçadores-recolectores de pele morena e olhos claros (azuis e verdes); os agricultores provenientes da Anatólia, chegados por volta de 7000 a.C. — de pele clara, mas cabelos e olhos escuros —, responsáveis pela introdução da agricultura; e os Yamnaya, ou indo-europeus, um povo de cavaleiros nómadas vindos das estepes da Ucrânia, altos, de pele clara, cabelos e olhos claros.

Estes últimos começaram, a partir de 3500 a.C., a espalhar-se por toda a Europa e também por algumas regiões da Ásia (até à Índia — daí o nome que lhes atribuímos). Este povo hipotético levou consigo uma língua: o proto-indo-europeu (PIE), que, ao longo dos séculos, se foi fragmentando em diversos ramos: proto-germânico, proto-celta, proto-albanês, proto-latim, proto-heleno, proto-eslavo, entre outros. Hoje em dia, quase todas as línguas faladas na Europa descendem dessa língua comum. Para além da língua, os indo-europeus difundiram os seus costumes, a sua visão do mundo, os seus deuses, as suas leis, o seu modo de vida guerreiro e as suas classes militares — aquilo a que Georges Dumézil chamou “sociedade tripartida”: oratores (os que rezam), bellatores (os que combatem), laboratores (os que produzem). Milénios mais tarde, esta estrutura social permaneceria visível nas três ordens da sociedade medieval.

Mais tarde, as colónias gregas e as conquistas romanas espalharam populações helénicas e latinas pelos quatro cantos da Europa e, com elas, a razão grega, o direito romano, a arquitectura greco-romana, entre outros elementos. As grandes invasões germânicas dos séculos IV, V e VI tiveram um efeito semelhante: povos de origem germânica disseminaram-se por todo o continente e trouxeram consigo o conceito de FreiMann, o homem livre portador de armas, que estaria na génese dos cavaleiros medievais — figuras que tanto povoaram os nossos sonhos de infância. Gregos, latinos, celtas e germanos eram todos povos europeus e, sem excepção, partilhavam origens indo-europeias. Um ponto essencial para o que se segue.

O magistral estudo Histoire des Populations Européennes, do demógrafo Jacques Dupâquier (elaborado em colaboração com mais de 35 demógrafos e historiadores), demonstra que a esmagadora maioria dos movimentos migratórios na Europa foi, essencialmente, de natureza intra-europeia. E os hunos, árabes, turcos e persas?

De facto, nos séculos IV e V ocorreram invasões militares protagonizadas por povos indo-iranianos (um ramo tardio dos indo-europeus), como os alamanos e os citas, bem como por povos asiáticos turco-mongóis, como os hunos. Mais tarde, seguiram-se as invasões militares árabes e turcas. Contudo, o que a investigação histórica, linguística e etnológica tem demonstrado é que, tanto do ponto de vista linguístico como religioso e cultural, a influência desses povos na Europa foi escassa. A explicação é simples: hunos, alamanos, citas e outros grupos não procuravam colonizar — vinham pilhar e partiam, levando consigo as populações civis que os acompanhavam. O mesmo padrão viria a repetir-se com os mongóis, séculos depois. Quanto aos árabes e turcos, não se verificou uma migração civil em larga escala para a Europa. O que ocorreu foi, sobretudo, um processo de islamização de populações europeias, através do estatuto de dhimmi, que levava cristãos e judeus à conversão para evitarem a opressão sob domínio muçulmano. O Islão foi, pouco a pouco, desaparecendo da maior parte da Europa com a Reconquista dos territórios anteriormente islamizados — com excepção da actual Bósnia, Albânia e Kosovo. No que respeita às populações magrebinas e árabes da Península Ibérica — muçulmanos ou convertidos, os chamados mouriscos — estas foram expulsas entre 1503 e 1609. Ou seja, os europeus acabaram sempre por resistir a tentativas de ocupação por povos não europeus. É uma constante da nossa longa História.

Se quisermos ir mais longe, podemos recorrer à obra Histoire de la population française (edições PUF, 4 volumes, 1988), também da autoria de Jacques Dupâquier, a qual demonstra que, ao longo de 5 000 anos, a população francesa — composta por caçadores-colectores e indo-europeus — variou muito pouco: apenas algumas percentagens ao longo dos séculos. Todas as transformações demográficas ocorridas durante esse período foram, esmagadoramente, de origem intra-europeia. Essa versão é corroborada por um estudo genético recente, que gerou amplo debate em França, ao revelar que os antepassados dos franceses nativos já habitavam o território actualmente francês há milhares de anos, tendo-se mantido inalterada durante pelo menos 5000 anos (fonte)! E pelo que dizem os paleogeneticistas, o mesmo é verdade para outras nações europeias, sempre com base em estudos genéticos.

Resumindo: as migrações indo-europeias/Yamnaya foram as últimas grandes movimentações populacionais a modificar de forma significativa a demografia europeia. A partir daí, elementos como o Cristianismo, o casamento monogâmico imposto pela Igreja Católica, a já referida razão grega (e a ciência grega), o direito romano e o ideal de reconstituir o Império Romano formaram um verdadeiro cimento civilizacional, que acabou por gerar uma forte homogeneidade cultural na Europa — ao contrário de outras regiões do mundo, onde povos vizinhos diferem profundamente em quase todos os aspectos. Os europeus — tanto os do continente como os dos Estados Unidos — partilham uma mesma civilização, sólida e estruturante, que moldou de forma profunda a mentalidade do europeu moderno. Trata-se de uma homogeneidade civilizacional que, pela primeira vez em muitos séculos (ou talvez milénios), está a ser posta em causa pela chegada em massa de populações oriundas de outras civilizações, cujas culturas, modos de vida, tradições, costumes e religião (uma em particular) poderão vir a transformar profundamente a face da nossa civilização. Uma verdadeira revolução antropológica e civilizacional — com consequências que poderão ser muito graves.

Existe, então, um tsunami migratório, como afirmam alguns, sobretudo nos sectores mais à direita do espectro político? Ao telefone, a resposta que André Posokhow me deu foi categórica: ainda não, mas virá, se nada for feito. De facto, segundo André Posokhow, se entram anualmente entre 2 a 3 milhões de imigrantes extra-europeus no espaço comunitário, ainda não se pode falar propriamente de uma invasão. Pelo contrário, o ex-eurodeputado Jean-Yves Le Gallou fala abertamente em “tsunami migratório” vindo do terceiro mundo. Que poderá vir a acontecer no futuro próximo? No livro The Scramble for Europe, Stephen Smith, jornalista americano, argumenta que, face ao subdesenvolvimento persistente em África, a Europa poderá vir a receber mais de 100 milhões de africanos até 2050, afirmando que a “Europa vai africanizar-se” (fonte).

Não será Stephen Smith um tanto alarmista? Provavelmente. Contudo, ano após ano, a imigração e a elevada taxa de natalidade das populações provenientes de África, do Médio Oriente e da Ásia fazem com que a percentagem de extra-europeus cresça exponencialmente a cada década e, com esse aumento, o aparecimento de pequenas nações cada vez mais antagónicas aos valores da Civilização Ocidental. Qual será a face da Europa em 2050, e em 2100? Sabendo que as segundas, terceiras e até quartas gerações tendem a assimilar-se ainda menos do que os pais e avós, e que muitas das gerações mais jovens de magrebinos, sub-saharianos e árabes apresentam sinais crescentes de radicalização religiosa, bem como um ódio crescente ao Ocidente — quando não um ódio especificamente anti-branco —, qual será o futuro dos europeus nativos? Quais serão as consequências, a médio e longo prazo, desta imigração que alterou uma estabilidade europeia milenar? Como conceber uma Europa próspera, democrática e tolerante num futuro em que os europeus nativos sejam minoritários no seu próprio continente? Como imaginar uma Europa composta por nações democráticas, quando a radicalização de parte das populações muçulmanas tem vindo a ser motivo de crescente preocupação — com alertas vindos dos serviços secretos e dos líderes militares por todo o continente? Enquanto, por toda a parte no Ocidente, os europeus nativos (e os euro-americanos) começam a manifestar sinais de insatisfação, as nossas elites não só permanecem inertes, como procuram silenciar qualquer sentimento de revolta.

Pior ainda, em alguns casos, agravam a situação, como sucedeu com os juízes da Cour Nationale du Droit d’Asile francesa, que autorizaram cerca de dois milhões de habitantes de Gaza a refugiarem-se em França. Segundo o director do Observatório da Imigração em França, Nicolas Pouvreau-Monti, as leis emanadas por certos juízes franceses poderão obrigar legalmente a França a acolher cerca de 580 milhões de refugiados — um número que ultrapassa em oito vezes a população actual do país (fonte). Que consequências adviriam se 580 milhões de pessoas decidissem efectivamente estabelecer-se em França? Certamente o colapso… E o que poderia então suceder ao restante da Europa?

As elites políticas do Ocidente falharam. Não souberam agir enquanto ainda havia tempo e agora mostram-se inquietas perante as reacções violentas que têm começado a surgir pela Europa fora. Os dirigentes europeus teriam feito melhor em escutar e ler Enoch Powell, que nos advertira, há sessenta anos, sobre o impacto futuro da imigração. Em vez disso, preferiram atacá-lo, estigmatizá-lo e arruinar-lhe a carreira. Mais grave ainda, negligenciaram o que ele considerava ser a essência do verdadeiro desígnio de um estadista:

Cumpre ao estadista, em sua mais elevada missão, resguardar a sociedade dos males que se antevêem. Nesta empresa, defronta-se com entraves profundamente entranhados na condição humana. Entre eles avulta, por certo, o facto de ser impossível provar a existência de um perigo antes que este se concretize.
(In Rivers of Blood Speech, Enoch Powell, 1968).

Procuradoria-Geral de Angola analisa mortes durante tumultos

O Procurador-Geral da República angolano disse esta quinta-feira que estão a ser analisadas as mortes nos tumultos registados na semana passada, frisando que “houve, no primeiro dia, uma situação de descontrolo da parte da população”.

Hélder Pitta Gróz disse aos jornalistas, no final de um encontro que manteve com o homólogo do Vietname, Nguyen Huy Tien, que “houve necessidade de proteção e, se a polícia não tivesse tido até uma atitude de contenção, teria sido pior”.

“Estamos a analisar esse facto, da forma como (…) os cidadãos (…) faleceram, como também do próprio polícia (…), que é um cidadão”, frisou.

Várias províncias de Angola, com epicentro em Luanda, registaram entre 28 e 30 de julho, protestos e tumultos, na sequência de uma paralisação dos serviços de táxis, decretada por associações e cooperativas de taxistas, que resultou em 30 mortos, mais de duas centenas de feridos e mais de 1.500 detenções, segundo dados das autoridades angolanas.

Sobre estas mortes, organizações não-governamentais angolanas exigiram a abertura de um inquérito para se responsabilizar os autores morais e executores das mortes.

Hélder Pitta Gróz referiu que a PGR não trabalha em função dessas exigências, mas age de acordo com aquilo que acha “que seja justo ou injusto”.

Em conferência de imprensa, as organizações Comissão Episcopal de Justiça e Paz e Integridade da Criação, Pro Bono Angola, Justiça, Paz e Democracia (AJPD) e a Friends of Angola (FoA) consideraram que “os homicídios perpetrados por agentes da Polícia Nacional, sob o pretexto de conter a desordem social, configuram graves violações dos direitos fundamentais consagrados na Constituição e nos instrumentos internacionais ratificados por Angola”.

Segundo o Procurador-Geral da República de Angola, nos referidos incidentes “uns tiveram a infelicidade de terem sido envolvidos nestas situações”, por se encontrarem nos locais onde se registaram os tumultos.

O Procurador-Geral da República angolano sublinhou que manifestação não é sinónimo de vandalismo: “houve da parte de alguns cidadãos atos de vandalismo, saquearam lojas, queimaram carros, importunaram pessoas, ofenderam fisicamente as pessoas e necessariamente que teve que haver uma reação por parte dos órgãos do Estado”.

“Porque o Estado tem que proteger não só o bem patrimonial privado como também as pessoas”, frisou.

Ao longo desses dias, acrescentou Hélder Pitta Gróz, tem sido feita “uma triagem” e já foram colocados em liberdade aqueles que não estavam implicados diretamente nos factos.

“Há outros que tinham requisitos para serem levados a julgamento sumário, foram a tribunal, o tribunal, alguns condenou, outros absolveu, a outros não condenou nem absolveu e retornou os processos para a instrução, para continuarem com a instrução, porque o tipo de crimes de que estavam acusados requeria uma instrução, uma investigação, e, portanto, esse trabalho tem sido feito”, salientou.

“Se educação sexual dependesse da disciplina de Cidadania era um desastre”, diz ministro

“Se a formação para a educação sexual em Portugal dependesse da disciplina de Cidadania era um desastre“, afirmou o ministro da Educação, esta quinta-feira, em entrevista à SIC Notícias.

Fernando Alexandre considera que a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, tal como está, “não cumpre essa função” porque “não é estruturada”.

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“Recentrámos a disciplina e deixámos de andar atrás de temas que para algumas pessoas são muito importantes, mas não é o que preocupa a sociedade. A disciplina de Cidadania era desorganizada, desestruturada e na maior parte dos casos não funcionava bem. O que estamos a fazer é estruturar uma disciplina que consideramos ser muito importante e que deve ter no seu centro a formação dos cidadãos para uma formação cívica ativa, num conjunto de dimensões de respeito pelos direitos humanos, e aí está a questão a igualdade de género e a identidade de género”, sublinha.

O ministro refere que há legislação desde 2009 sobre “os conteúdos que em cada ano e disciplina são dados na área da educação sexual. Isso está legislado e esta disciplina não interfere com isso”.

“Existe nas Ciências da Natureza, na Biologia. Não é a mesma coisa, porque é muito melhor. É dado por professores que sabem do que estão a falar e transmitem todas as dimensões, sustenta.

“Houve confusão”. Ministro admite clarificar

A consulta pública sobre as alterações na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento terminou e o Ministério da Educação está a analisar cerca de 10 mil contributos.

Fernando Alexandre considera que há confusão sobre as alterações que o Governo pretende implementar nesta cadeira e admite que pode haver necessidade de uma clarificação.

“Se for necessário clarificar alguma dimensão que para a sociedade não ficou claro daquilo que o Governo pretende para a disciplina de Cidadania, nós clarificaremos.”

O ministro da Educação acha que muitos “se precipitaram” na forma como reagiram às mudanças, e “houve confusão”, porque “muitas vezes as pessoas não sabiam o que era esta disciplina”.

Rio Ave goleado pelo Al Nassr em jogo particular com hat-trick de Cristiano Ronaldo

O Rio Ave perdeu esta quinta-feira por 4-0 com o Al Nassr, em jogo de preparação para a época 2025/26 de futebol, disputado no Estádio Algarve, com hat-trick de Cristiano Ronaldo e duas assistências de João Félix nos sauditas.

Para a equipa orientada por Jorge Jesus, que está a estagiar no Algarve, marcaram na primeira metade o francês Simakan, aos 16 minutos, e Cristiano Ronaldo, aos 44, ambos após passes decisivos de João Félix.

CR7, que arrastou mais de 10 mil adeptos ao estádio, completou o hat-trick no segundo tempo, aos 63 e 68 minutos, este de grande penalidade.

Na primeira aparição pública da formação vila-condense antes do arranque oficial da temporada, o lateral esquerdo Athanasiou foi o único reforço no onze escolhido pelo novo técnico, o grego Sotiris Silaidopoulos.

Os sauditas reclamaram o ascendente nos minutos iniciais e, depois de uma primeira ameaça de Cristiano Ronaldo, que rematou para defesa de Miszta, aos 11 minutos, o central Mohamed Simakan abriu o ativo, aos 15 minutos, após passe de cabeça de Félix.

O Rio Ave respondeu a partir da meia-hora e, em duas incursões ofensivas, viu o guardião brasileiro Bento impedir os remates perigosos de Athanasiou (41 minutos) e Clayton (43).

Logo a seguir, aos 44 minutos, Cristiano Ronaldo e João Félix, recentemente adquirido ao Chelsea, combinaram para a conclusão do avançado de 40 anos, que vai para a sua quarta época no Al Nassr.

[Um jovem polícia é surpreendido ao terceiro dia de trabalho: a embaixada da Turquia está sob ataque terrorista. E a primeira vítima é ele. “1983: Portugal à Queima-Roupa” é a história do ano em que dois grupos terroristas internacionais atacaram em Portugal. Um comando paramilitar tomou de assalto uma embaixada em Lisboa e esta execução sumária no Algarve abalou o Médio Oriente. É narrada pela atriz Victoria Guerra, com banda sonora original dos Linda Martini. Ouça o terceiro episódio no site do Observador, na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube Music. E ouça o primeiro episódio aqui e o segundo aqui]

O ritmo baixou consideravelmente num segundo tempo em que os guarda-redes praticamente não tiveram trabalho, com os sauditas a manterem um domínio inconsequente, perante a fraca oposição do Rio Ave.

O jogo animou quando, aos 62 minutos, Cristiano Ronaldo ofereceu uma grande penalidade a Sadio Mané — sendo até assobiado pelos adeptos — para ver o avançado senegalês desperdiçar de forma infantil, redimindo-se no minuto seguinte com o 3-0 com um cabeceamento certeiro.

Antes de ser substituído, o internacional português voltou a ser aplaudido quando assinou o seu terceiro golo, aos 68 minutos, de grande penalidade, que Mané queria cobrar, perante os protestos do técnico Jorge Jesus.

O Rio Ave só se estreia na I Liga na segunda ronda, com a receção ao Nacional, depois de o duelo da jornada inaugural, frente ao Benfica, ter sido adiado para 23 de setembro devido aos jogos do Benfica na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

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