Xbox cancelou Contraband


Depois de um longo período de silêncio, que não agourava nada de bom, a Xbox cancelou Contraband.
O cancelamento foi avançado por Jason Schreier, jornalista da Bloomberg, através das suas redes sociais. Esta notícia já foi corroborada por Stephen Totillo, do Game File.
Anunciado pela primeira vez na E3 2021, “Contraband” está a cargo do Avalanche Studios, estúdio responsável por Just Cause, numa parceria com a Xbox Game Studios. O gameplay do jogo nunca chegou a ser revelado, mas prometia ser um jogo cooperativo de assaltos, onde os jogadores teriam de trabalhar em equipa para planear e executar operações de contrabando arriscadas.
Apesar do entusiasmo inicial, a Xbox não partilhou mais novidades desde o seu anúncio, levando a alguma especulação sobre o estado do seu desenvolvimento. A remoção temporária do trailer de anúncio do jogo dos canais oficiais no início de 2025 alimentou algumas preocupações, que agora se materializaram.
Numa mensagem publicada no seu site, o Avalanche confirmou que o “desenvolvimento ativo [de Contraband] foi interrompido enquanto avaliamos o futuro do projeto”. Para além disso, a equipa do estúdio também agradeceu oi apoio dos fãs: “estamos gratos pelo entusiasmo que vimos da comunidade desde que anunciamos e daremos uma atualização sobre o que está por vir assim que pudermos”.
A julgar por esta mensagem, parece que ainda existe uma réstia de esperança para Contraband, caso outra editora queira assumir o financiamento do projeto.
Segundo Totillo, este desfecho pode estar relacionado com os cortes na divisão de publicação do Xbox, que trabalha com estúdios externos em projetos colaborativos. Desta divisão nasceram jogos como As Dusk Falls ou Tell me Why. A equipa terá sofrido cortes significativos na mais recente ronda de despedimentos da Microsoft, o que levou à saída de vários funcionários, incluindo o seu líder de longa data, Peter Wyse.
Para já, não é claro se mais jogos foram afetados, mas Totillo e Schreier avançaram que O.D., o misterioso projeto de Hideo Kojima, está seguro.
Desde que adquiriu a Activision Blizzard num negócio avaliado em 69 mil milhões de dólares, a Microsoft tem vindo a despedir milhares de funcionários. Despediu 1.900 funcionários em janeiro de 2024 e, alguns meses depois, fechou os estúdios Arkane Austin, de Redfall, e o Tango Gameworks, de Hi-Fi Rush. Em setembro de 2024, a Microsoft cortou mais 650 funcionários da divisão Xbox. E em maio deste ano, a Microsoft despediu 6000 pessoas, ou seja, 3% de toda a sua mão de obra.
Em Julho, a Microsoft operou outra devastadora ronda de despedimentos, que deixou uma profunda marca na empresa, e que teve como consequência:
Ainda assim, não obstante os milhares de despedimentos, Satya Nadella, CEO da Microsoft, assegura que a empresa está a prosperar.
Pedro Pestana é viciado em gaming, café e voleibol, sensivelmente nesta ordem. Podem encontrar alguns dos seus devaneios no Threads ou Bluesky.