EA Sports promete novidades em três frentes para NHL 26


A EA Sports revelou mais novidades do gameplay de NHL 26, que promete introduzir mudanças significativas no simulador de Hóquei no gelo. Com o objetivo de criar uma experiência mais expressiva e fiel à NHL, a equipa focou-se em três grandes sistemas: um controlo mais detalhado dos guarda-redes, uma revisão total do sistema X-Factor e um novo motor de IA, o ICE-Q 2.0, alimentado por dados reais de ‘tracking’ da NHL.
Uma das queixas mais antigas da comunidade, o comportamento dos guarda-redes, foi totalmente revisto para os tornar mais reativos e inteligentes. A equipa introduziu mais de 80 novas animações de defesa, incluindo defesas instintivas, e um trabalho de ‘stick’ mais ativo.
A lógica e a inteligência de posicionamento também foram melhoradas, permitindo que os guarda-redes demonstrem a sua personalidade: os guarda-redes mais pequenos e agressivos sairão mais da baliza, enquanto os maiores e mais posicionais usarão o seu tamanho para bloquear o espaço. Para além disso, também serão mais inteligentes e reativos, de forma a antecipar respostas ou a interromper animações para reagir a ressaltos.
Os X-Factors foram reconstruídos de raiz para terem um “peso estratégico” maior e um impacto mais visível no gelo. A nova abordagem inclui:
- 28 habilidades no lançamento, cada uma com uma identidade de jogo específica.
- Um novo sistema de três níveis de eficácia. Quanto mais alto o nível, mais pronunciado será o efeito da habilidade.
- Feedback visual claro para mostrar exatamente quando uma habilidade de superestrela é ativada.
Outro destaque é o ICE-Q 2.0, o novo sistema de IA que é alimentado por dados de ‘tracking’ de jogadores e do disco reais, usados em todas as 32 arenas da NHL. Esta tecnologia, chamada NHL EDGE, foi usada para reformular três áreas do jogo: atributos, tendências e apresentação.
As classificações dos jogadores agora criam diferenças reais e visíveis no gelo, sentidas diretamente no gameplay. A EA dá o exemplo de vários jogadores famosos: Connor McDavid é mais explosivo, Auston Matthews tem um remate mais rápido e Cale Makar pode escapar-se mais facilmente à pressão.
Já as tendências – que no fundo ditam o comportamento dos jogadores – acentuam o seus comportamentos únicos. Segundo a EA, as versões virtuais dos jogadores irão replicar os seus comportamentos da vida real. A EA dá vários exemplos, como por exemplo Nathan MacKinnon, um jogador mais físico, que força o contacto com os defesas, o que pode abrir caminhos para os colegas.
Finalmente, a apresentação de NGL também foi melhorada, com novas estatísticas em tempo real e repetições expandidas que mostram dados do jogo, como a velocidade de patinagem, o ângulo do remate e a trajetória do disco, para te dar mais contexto sobre o que está a acontecer no gelo.
A EA promete ainda uma série de outras melhorias com base no feedback da comunidade, incluindo ajustes ao ‘Vision Control’, aos ‘hip checks’ e às habilidades com o disco. NHL 26 tem lançamento marcado para o dia 12 de setembro de 2025.
Pedro Pestana é viciado em gaming, café e voleibol, sensivelmente nesta ordem. Podem encontrar alguns dos seus devaneios no Threads ou Bluesky.