Efapel não convoca Mauricio Moreira para a Volta a Portugal

O uruguaio Mauricio Moreira, campeão em 2022 e ‘vice’ um ano antes, vai falhar a Volta a Portugal, confirmou a Efapel, ao anunciar os sete ciclistas que estarão na 86.ª edição.

Embora o seu nome constasse entre os pré-inscritos, ‘Mauri’ não estará na edição que arranca na quarta-feira, com um prólogo, na Maia.

Vencedor da Volta 2022 e segundo classificado da edição de 2021, atrás de Amaro Antunes, entretanto desclassificado, Mauricio Moreira mudou-se este ano para a Efapel, depois de ter passado quatro temporadas na agora denominada Anicolor-Tien21.

O uruguaio de 30 anos esteve seis meses parado, após ter desistido da passada Volta a Portugal — desmaiou durante a quarta etapa – e ter rescindido contrato por mútuo acordo com a sua anterior equipa.

Num ‘divórcio’ polémico, ‘Mauri’ foi acusado pela então Sabgal-Anicolor de quebra de confiança, com a direção liderada por Carlos Pereira a alegar que ciclista tinha “assumido um compromisso com outra equipa, apesar de estar ciente de que tinha um vínculo contratual, tanto verbal como escrito”, até 2025.

Esta época, o uruguaio concluiu apenas a Prova de Abertura e o Grande Prémio Abimota, somando meros 10 dias completos de competição.

A ausência de Moreira, que foi 30.º na Volta de 2023, depois de ter tido uma ‘quebra’ na subida à Torre, deixa o russo Artem Nych (Anicolor-Tien21) como único antigo campeão presente na 86.ª edição, que vai para a estrada na quarta-feira, na Maia, e termina em 17 de agosto, em Lisboa.

No elenco da Efapel, foi substituído por António Ferreira, que acompanhará os compatriotas Joaquim Silva, Tiago Antunes, André Carvalho e Pedro Pinto, o russo Aleksandr Grigorev (Rus) e o colombiano Santiago Mesa.

Spotify aumenta preços e Portugal não foge à regra. Há uma nova subscrição

Plano Premium Familia é o que sofre mais: custa mais três euros a partir deste mês. Plataforma de streaming traz também um novo plano de subscrição. Sem anunciar nada, o Spotify deu início a uma nova ronda de aumentos nos preços dos seus planos pagos na Europa, incluindo em Portugal. A alteração, visível desde julho para novos subscritores, só foi oficialmente comunicada esta semana, sem especificar quais os países abrangidos. No entanto, os preços praticados no site português confirmam a mudança e incluem até a introdução de um novo plano. O plano Premium Duo, destinado a dois utilizadores, passou de

​Britânico paga 14 mil euros por resgate em Itália: o que tem o Brexit a ver com isto?

Um cidadão britânico recebeu vai ter que pagar uma conta de mais de 14 mil euros, enviada pelo serviço italiano de resgate em montanhas.

O homem, de 60 anos, aventurou-se na semana passada por um caminho na região das Dolomitas, que estava fechado por risco de deslizamentos de terras e acabou por ficar em apuros.

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No resgate, que teve lugar a 2.500 metros de altitude no trilho de Ferrata Berti, foram usados dois helicópteros e vários socorristas.

O cidadão britânico ainda alegou desconhecer que o trilho estava encerrado e que não tinha visto a sinalização.

As autoridades italianas não foram sensíveis aos argumentos. A fatura foi enviada e tem para pagar mais de 14 mil euros.

Dois cidadãos belgas também tiveram que ser resgatados na mesma zona, mas vão pagar menos porque a Bélgica pertence à União Europeia.

O Reino Unido deixou a UE no final de 2020, numa página da história que ficou conhecida como Brexit.

Lince-ibérico libertado recentemente morre atropelado

Uma fêmea de lince-ibérico do centro de reprodução de Silves, em Portugal, libertada recentemente na região do Cerrato de Palência, em Espanha, morreu atropelada na madrugada de domingo, indicou o Governo Regional de Castela e Leão.

O lince, de nome “Vouga”, integrava um grupo de oito exemplares libertado em abril e foi atropelado na estrada provincial P-412, entre as localidades de Villalaco e Cordovilla la Real, em Palência, tendo sido localizado por técnicos ambientais e do programa de reintrodução da espécie em Castela e Leão através de geolocalização por satélite.

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De acordo com um comunicado do Governo Regional citado pela agência noticiosa espanhola EFE, desde o início do projeto foram identificados “pontos negros” na área de reintrodução, principalmente nas estradas P-405 e P-412, para prevenir atropelamentos, a principal causa de mortalidade não natural entre as populações de linces em Espanha.

Para melhorar a visibilidade e a segurança rodoviária foram realizados trabalhos de limpeza em áreas públicas ao longo da autoestrada P-405, ainda antes da libertação dos linces-ibéricos, e está em curso o projeto de vedação de seis a oito quilómetros da autoestrada P-405, bem como o de sinalização desta e da P-412.

A junta adianta colaborar com o organismo de Demarcação de Estradas na adaptação de vários troços das vias A-62 e A-67, bem como na limpeza e desobstrução de áreas públicas para evitar que coelhos e linces procurem refugiar-se nesses locais.

Secret Pack abre primeira loja em Lisboa com encomendas não reclamadas

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Como sempre, o conteúdo das encomendas não reclamadas é surpresa. Portanto, primeiro pagam o que devem à Secret Pack… e só depois descobrem o que vos calhou.

Nos Olivais, em Lisboa, o Spacio Shopping acolheu a abertura de uma loja dedicada à venda de encomendas não reclamadas. A Secret Pack instalou-se neste centro comercial com um modelo de negócio que consiste na comercialização de “packs secretos”, compostos por artigos que foram devolvidos ou abandonados no circuito do comércio eletrónico.

O conceito baseia-se na recolha e redistribuição de produtos que, embora estejam em bom estado, não chegaram a ser reclamados pelos compradores originais. Estes artigos são embalados sem indicação do seu conteúdo, sendo vendidos como um conjunto surpresa. No fundo, tal como tantos outros conceitos que já abordámos aqui no Echo Boomer.

A Secret Pack tem realizado vendas deste tipo em várias localidades, através de eventos temporários em feiras e centros comerciais. No entanto, a loja dos Olivais acaba por ser uma novidade, marcando a primeira incursão do projecto num espaço físico permanente na cidade de Lisboa.

O funcionamento da loja assenta num formato simples: os clientes adquirem um pack sem conhecer os produtos que estão no interior. Cada compra corresponde, assim, a um processo de descoberta, uma vez que o conteúdo apenas é revelado após a transação.

Quanto a preços, depende sempre do peso das caixas. Para encomendas com peso inferior a dois quilos, o custo é de 25,99€ por quilo. Se o peso ficar entre dois e quatro quilos, o valor desce para 23,99€ por quilo. A partir dos quatro quilos, aplica-se uma tarifa de 20,99€ por quilo.

Auditoria ao INEM: cinco das 41 recomendações da IGF têm de ser aplicadas de imediato

A auditoria da Inspecção-Geral de Finanças (IGF) ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) — realizada, a pedido da ministra da Saúde, ao funcionamento do instituto no quadriénio 2021/2024, e que o PÚBLICO noticiou esta segunda-feira — inclui fez 41 recomendações ao Conselho Directivo e ao Governo. Cinco delas têm de ser postas em prática no imediato, como sejam a correcção de “insuficiências” detectadas na área da contratação pública, designadamente o recurso abusivo a ajustes directos, e o pagamento do trabalho suplementar “em observância estrita” dos limites legalmente fixados, bem como o cumprimento dos processos de avaliação dos profissionais.

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O senhor Jogos Olímpicos queria a Vuelta mas está “orgulhoso” por correr a Volta a Portugal

O campeão olímpico Iúri Leitão regressa na quarta-feira à Volta a Portugal, apontando forças para a chegada a Viseu, após não ter visto confirmada a hipótese de estrear-se numa grande Volta.

“Não posso dizer que estou desiludido. Estar na Volta a Portugal é um orgulho para qualquer ciclista português, mas, obviamente que, havendo esperança de estar na Vuelta, fica um sentimento de que podia ter a oportunidade de me estrear numa grande Volta”, assumiu o corredor da Caja Rural, em declarações à agência Lusa.

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O único português a conquistar duas medalhas na mesma edição dos Jogos Olímpicos – o ouro, no madison, com Rui Oliveira, e a prata em omnium em Paris2024 – alimentava o sonho de estar na Volta a Espanha, que arranca em 23 de agosto, mas a Caja Rural preferiu trazê-lo à Volta a Portugal.

A Volta a Portugal passa à minha porta? Conheça o percurso completo

À Lusa, o vianense de 27 anos mostrou-se satisfeito por regressar a uma prova na qual só esteve uma vez, em 2021, quando alinhava na nacional Tavfer-Measindot-Mortágua.

“Especialmente porque, na minha estreia, não estava no melhor momento da temporada e fiquei desiludido de não poder desfrutar da Volta como desejava. Além disso, gosto muito de voltar a Portugal sempre que é possível e este ano praticamente não competi por cá, dado ao fim ‘trágico’ da Volta ao Algarve”, lembrou, referindo-se à queda que sofreu na terceira etapa e que o deixou com uma lesão na mão direita.

Para Iúri Leitão, correr em Portugal tem sempre “um gostinho especial”, porque é por cá que sente “o carinho das pessoas de outra forma”.

Apesar do estatuto e popularidade que ganhou com as duas medalhas olímpicas, o corredor luso não sente que terá uma maior responsabilidade na 86.ª Volta a Portugal, que arranca na quarta-feira, na Maia, e termina em 17 de agosto, em Lisboa.

Quem são os favoritos a ganhar a Volta a Portugal? Um guia das equipas nacionais em prova

“Tenho a mesma responsabilidade de todas as outras provas, fazer o melhor possível e ajudar a equipa no que me for pedido. Especialmente tendo em conta o trajeto deste ano, que tem tão pouca variedade de terreno, as minhas oportunidades serão poucas, portanto a minha participação será, provavelmente, mais discreta do que eu gostaria”, antecipou.

Numa edição excessivamente montanhosa, com seis etapas de montanha e cinco chegadas em alto, o campeão olímpico reconhece que o seu objetivo é bastante simples: “Dado que só há uma hipótese teórica de chegada ao sprint, vou tentar apontar as forças para a chegada de Viseu, assim como estou à espera que façam os outros sprinters”.

O ciclista da Caja Rural admite ainda que gostava de “tentar um ‘top 10’ no prólogo” de 3,4 quilómetros na Maia, na quarta-feira, mas sabe que será “uma tarefa muito difícil”.

“À parte disso, resta-me tentar ajudar a minha equipa nos objetivos que definirem”, concluiu.

Esta Volta a Portugal não é para sprinters. "O percurso está descompensado”

Tesla condenada a pagar 249 milhões a vítimas de acidente mortal

Um júri de Miami decidiu, na última sexta-feira, que a empresa automóvel Tesla foi parcialmente responsável pelo acidente, em 2019, que provocou uma morte e um ferido na Florida e que deve pagar às vítimas mais de 200 milhões de dólares.

Para além da indemnização, o júri indicou que a Tesla também tem de pagar 49 milhões de dólares em danos compensatórios, subindo o total suportado pela empresa para 249 milhões de dólares.

O júri federal apontou que a Tesla teve uma responsabilidade significativa porque a tecnologia falhou e que nem toda a culpa pode ser atribuída ao condutor George McGee, mesmo que este tenha admitido estar distraído com o telemóvel antes de atropelar o casal.

O condutor acreditava que tecnologia de assistência ao condutor Autopilot do carro Tesla alertaria para o perigo e não teria batido no carro que estava estacionado, segundo a Associated Press (AP).

“Acreditei que se o carro visse algo à sua frente, daria um aviso e acionaria os travões”, disse o condutor.

Em comunicado, a Tesla disse que “o veredicto de hoje está errado e só serve para fazer recuar a segurança automóvel” e culpa o condutor pelo acidente.

O caso também incluiu acusações dos advogados da família da falecida, Naibel Benavides Leon, de 22 anos, e do seu namorado ferido, Dillon Angulo, que entrou no tribunal a coxear com uma almofada para se sentar, com os ossos partidos e uma lesão cerebral traumática.

O advogado principal dos queixosos, Brett Schreiber, disse que a decisão da Tesla de usar o termo Autopilot mostrou que estava disposta a enganar as pessoas e a correr grandes riscos com as suas vidas, porque o sistema apenas ajuda os condutores a mudar de faixa, a abrandar o carro e outras tarefas.

De acordo com a queixa apresentada contra a Tesla em abril de 2021, o SUV Chevrolet Tahoe em que o casal viajava a 25 de abril de 2019 em Key Largo, Florida, foi atingido a toda a velocidade pelo Tesla Model S porque não tinha sido detectado pelo sistema de assistência ao condutor “Autopilot”, de acordo com a Agence France-Presse (AFP)

Naibel Benavides Leon foi lançada a várias dezenas de metros, segundo a queixa.

EA interessada em desenvolver filme ou série de Apex Legends

A EA vê com bons olhos a possibilidade de desenvolver uma série ou filme de Apex Legends, embora não se tenha comprometido oficialmente com um projeto desta natureza.

A confirmação deste interesse chega-nos por Laura Miele, presidente da EA Entertainment, que numa entrevista com a Variety, confirmou que a editora está “muito motivada” a expandir a franquia de Apex Legends para lá dos jogos, construindo assim sobre o mundo criado com Titanfall.

Segundo explicou, ainda há muito por explorar neste universo: “os jogadores não têm todos os antecedentes, a história, e há apenas mundos ricos e uma história rica com estas personagens e estas lendas que podem ganhar vida através de meios de comunicação lineares e parcerias.”

“Estamos muito motivados para o fazer, e para o fazer de uma forma que respeite e mantenha a marca e o franchise”, acrescentou Miele.

Ainda sobre eventuais adaptações, Miele tocou no filme the Sims, que está a ser desenvolvido pela LuckyChap, empresa de produção de Margo Robbie.

“Hoje em dia, do ponto de vista da tecnologia e da inovação, estamos num momento em que podemos cocriar conteúdos e ser multiplicadores uns dos outros e ter experiências fantásticas para os fãs”, afirmou Miele. Vai ser um círculo tão completo e tão gratificante trazer conteúdos de uma forma linear e de uma forma interativa, em simultâneo, e até adaptá-los aos fãs e à forma como as coisas estão a correr. Quando temos algumas ideias sobre como chegar ao mercado com um filme e algumas expressões diferentes, penso que a oportunidade é muito grande.”

Entretanto, a nova temporada de Apex Legends arranca amanhã, dia 5 de agosto, e introduz um novo modo de jogo permanente. Noutras notícias, Battlefield 6, outro dos grandes trunfos da EA, vai ser lançado dia 10 de outubro de 2025.


Pedro Pestana é viciado em gaming, café e voleibol, sensivelmente nesta ordem. Podem encontrar alguns dos seus devaneios no Threads ou Bluesky.

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