Figura Nacional do Ano. Na televisão, cinema e teatro, Gabriela Barros é a personalidade portuguesa do ano

Figura Nacional do Ano. Na televisão, cinema e teatro, Gabriela Barros é a personalidade portuguesa do ano

Gabriela Barros é a Personalidade Nacional do Ano para a redação do Espalha-Factos. A atriz portuguesa de 34 anos, nascida em Bruxelas, filha de mãe portuguesa e pai brasileiro, teve um ano em cheio. Em 2022, Gabriela Barros mostrou todo o seu potencial em diversos projetos de teatro, cinema, e televisão, onde se destaca a sua prestação em séries tão dispares como Vanda e a segunda temporada de Pôr do Sol.

Série Vanda

Um dos projetos originais deste ano de ficção da Opto, plataforma de streaming da SIC, e protagonizado por Gabriela Barros, Vanda é uma série que conta a história de uma cabeleireira, mãe de dois filhos, que foi responsável por vários assaltos recorrendo a uma pistola de plástico. Ao longo de oito episódios, o espectador acompanha o “jogo de rato e gato” entre Vanda e a inspetora Elisa Gonçalves (Joana de Verona).

O primeiro episódio estreou a 24 de março e a série é baseado na história verídica de Dulce Caroço, uma cabeleireira responsável por cometer doze assaltos e dependências bancárias, também com uma pistola de plástico. Acabou por ser detida e condenada a sete anos de prisão. Criada por Patrícia Müller, a série portuguesa esteve na lista das 14 selecionadas para o Berlinale Series Market Selects.

Série Pôr do Sol

A 8 de agosto deste ano Pôr do Sol, a série fenómeno da RTP1 que satiriza as novelas portuguesas, voltou com uma nova temporada. Desta vez, para além de interpretar uma gémea boa e uma gémea má, Gabriela Barros assumiu também o papel de uma terceira gémea “ceguinha e muito boazinha“.

Matilde, Filipa e Salomé, as três personagens que a atriz interpretou ao longo das duas temporadas da série, que vai ter um filme spin-off em 2023, salientaram, de novo, a versatilidade de Gabriela Barros, uma das caras do projeto de sucesso criado por Manuel Pureza. O sucesso foi tanto que o último episódio de Pôr do Sol teve direito a transmissão em salas de cinema por todo o país, com a presença de parte do elenco numa das sessões em Lisboa.

Lê também: Acontecimento Nacional do Ano. ‘Pôr do Sol’ distingue-se como série de sucesso

Programa Cá Por Casa

Não foi só em séries que Gabriela Barros se destacou durante o ano de 2022. O programa Cá Por Casa, apresentado por Herman José, conta com a presença da atriz em vários dos seus sketches. Foram várias as personagens que interpretou, como Georgina Rodríguez, Cruella, Liliana Almeida, Meghan Markle e Sarah Ferguson, esta última num sketch com Joana Pais de Brito (como Cristina Ferreira) que se tornou viral este ano.

O Amor é tão Simples

Gabriela Barros também se distinguiu no teatro este ano, na peça O Amor é tão Simples no Teatro da Trindade INATEL. Protagonizada por Diogo Infante e com um elenco que incluía também nomes como Patrícia Tavares, Cristóvão Campos, Miguel Raposo, Ana Brito e Cunha e Rita Salema, esta peça chegou aos palcos a 1o de fevereiro.

Prémios

Com os seus três papéis na série Pôr do Sol, Gabriela Barros conseguiu ser nomeada, e mais tarde vencer, o Globo de Ouro para Melhor Atriz de Ficção de 2022.

Além deste prémio, e juntamente com José Condessa e Martim Canavarro, Gabriela Barros foi também distinguida na 15.ª edição do Prémio Atores de Cinema, na qual a atriz conquistou o prémio de Melhor Interpretação em Papel Principal pelo seu trabalho no filme O Som que Desce na Terra, realizado por Sérgio Graciano.

Lê também: ‘O Som Que Desce na Terra’ é uma visão feminina do desespero da guerra

Para o Espalha-Factos, 2022 foi o ano de Gabriela Barros. Da comédia ao drama, este foi o ano em que a atriz mostrou o seu incrível talento, versatilidade e audacidade em projetos variados e de sucesso – o que, para a equipa do Espalha-Factos, a torna a Figura Nacional do Ano no mundo da televisão e entretenimento.

Lê mais: