No próximo dia 16 de março o comércio eletrônico celebra do Dia do Consumidor Brasil e mais de 500 lojas virtuais já confirmaram a participação. Promovida pelo Buscapé Company, plataforma de digital commerce, a campanha está no segundo ano consecutivo e tem como objetivo trazer aos consumidores ofertas com grandes descontos no comércio eletrônico, alavancando assim as vendas em um período historicamente fraco para o setor. Essa não é só mais uma data comercial criada por lojistas. Pelo contrário, o Dia do Consumidor surgiu há muitos anos, mais precisamente em 15 de março de 1962, quando o então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, fez um discurso em favor dos direitos dos consumidores. Mais de 20 anos depois, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu o Dia do Consumidor como uma data internacional, com o objetivo de criar debates e fazer com que a sociedade, os órgãos públicos e o comércio reflitam sobre o tema. Está dada foi criada para proteger e lembrar sempre dos direitos do consumidor, não apenas entre as pessoas que consomem, mas que também as empresas e lojas lembrem do compromisso em respeitar todas as leis que protegem os seus consumidores. Como consumidor se considera todo aquele a quem sejam fornecidos bens, prestados serviços ou transmitidos quaisquer direitos, destinados a uso não profissional, por empresas ou pessoas que exerçam com caráter profissional uma atividade econômica que vise a obtenção de benefícios.
No dia 15 de março comemora-se o Dia Mundial do Consumidor, em
homenagem ao então Presidente norte-americano, John F. Kennedy,
que em 1962 enviou ao Congresso uma mensagem na qual defendia os
direitos dos consumidores, dentre estes o direito a segurança,
informação e escolha e o direito de ser ouvido.
A importância dessa legislação é o estabelecimento dos direitos
dos consumidores a fim de evitar qualquer tipo de constrangimento
ou prejuízo, melhorando o mercado de consumo e estimulando o
controle de qualidade dos produtos.
Consumidor é toda aquela pessoa que adquires algum produto ou serviço para consumo. Segundo a definição apresentada pelo Juran, o consumidor, ou cliente, é qualquer pessoa que seja impactada pelo produto ou serviço, esteja este em qualquer parte do processo.
Atualmente existem diversas leis que protejem os consumidores contra abusos que possam ser causados pelos estabelecimentos e vendedores. Com o auxílio destas leis, eles podem ainda reclamar de algum produto ou serviço que tenha algum defeito.
O Dia Mundial do Consumidor é comemorado em 15 de março.
O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi instituído pela primeira vez no ano de 1962, pelo presidente dos Estados Unidos John Kennedy, como uma forma de dar proteção aos interesses dos consumidores americanos.
O presidente norte-americano ofereceu quatro direitos fundamentais aos consumidores:
1 - Direito à segurança
2 - Direito à informação
3 - Direito à escolha
4 - Direito à ser ouvido
Depois de 23 anos da ação de Kennedy, em 1985, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou o dia 15 de março como o Dia Mundial do Consumidor, tendo como base as Diretrizes das Nações Unidas, dando legitimidade e reconhecimento internacional para a data criada por Kennedy.
Economize até 40% com descontos inigualáveis! Preencha os campos ao lado e vire um membro oficial VIP CUPONS. São muitas vantagens todos os dias para você!