Polémica com Galamba. Marcelo diz só soube de intervenção do SIS no dia 29 de abril

Polémica com Galamba. Marcelo diz só soube de intervenção do SIS no dia 29 de abril

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recusa revelar se teve conhecimento da atuação do SIS no caso da recuperação do computador do ex-adjunto de João Galamba, Frederico Pinheiro, através do primeiro-ministro.

“Nunca conto as conversas, nem em audiência semanal – e já lá vão oito anos – nem fora da audiência semanal. O que posso dizer, é que o primeiro contacto que tive sobre esta matéria com alguém foi no dia 29 [de abril], no regresso da Ovibeja”, disse esta quinta-feira o chefe de Estado aos jornalistas na Feira do Livro em Lisboa.

Ou seja, três dias depois dos incidentes que envolveram o ex-adjunto Frederico Pinheiro no Ministério das Infraestruturas e consequente recuperação do computador com recurso ao SIS, e no mesmo dia em que João Galamba se pronunciou pela primeira vez sobre o caso, em conferência de imprensa.

Marcelo Rebelo de Sousa escusou-se a revelar com quem teve esse contacto: “Pois se eu não conto as conversas que tenho, menos ainda conto as conversas que tenho sobre uma matéria em que o que eu queria dizer disse no dia 4”, argumentou, acrescentando: “”se tiver de dizer alguma coisa, direi mais tarde”.

O Presidente da República recusou ainda responder em concreto se no dia 26 de abril não soube de nada sobre o envolvimento das secretas, nem se considera que a Presidência deveria ter conhecimento da atuação do SIS mais cedo.