Nas últimas duas semanas, Mother, uma telenovela turca, emitida pela SIC Mulher como uma série, tem se destacado entre os programas da grelha. Esta quarta-feira (28), o canal temático registou o melhor resultado diário do ano, com 1,3% de share.
Exibida ao longo do dia, em episódios inéditos e repetições, a produção, que é dobrada em espanhol e legendada em português, ocupa quatro posições entre os cinco mais vistos do dia no canal. Às 21h29 marcou 1,8% de audiência média e 3,6% de share, o que bastou para ficar em quarto lugar no horário, apenas atrás da SIC, TVI e RTP1.
Às 20h47, no outro episódio inédito do dia, marcou 1,6% de rating / 3,1% de share. E as repetições exibidas às 17h03 (1,3% / 4,1%) e 17h45 (1% / 2,5%) não ficaram muito longe. A intrometer-se neste domínio de Mother, apenas o episódio noturno de Masterchef, com 1% de audiência média e 2,3% de share.
O folhetim turco estreou no canal no fim de outubro e tem, nos episódios inéditos, uma média de 0,8% de audiência média e 1,7% de share. Foi a partir do meio de dezembro que, emitida em episódios duplos, subiu sempre para valores em torno de 1% de rating – tendência que se acentuou à medida que o tempo foi passando. Só esta semana, já é a terceira vez que bate o seu próprio recorde de audiência, e está a aproximar-se rapidamente do patamar dos 200 mil espectadores e do top30 dos mais vistos do dia.
Mother, que foi a novela turca mais exportada em 2018, retrata a vida de uma jovem professora, Zeynep, que ajuda Melek, com 7 anos, a escapar à violência que vive em casa. Ao longo da história, que é baseada nos enredos de uma série coreana e outra japonesa, vai fazer de tudo para salvar a criança e terá pela primeira vez a oportunidade de criar a relação entre mãe e filha que sempre quis e nunca teve.
A Turquia está a conquistar o mundo. Será Portugal o próximo destino?
As telenovelas turcas têm conquistado o mundo mas estavam, até agora, a passar despercebidas em Portugal. Em Espanha são um autêntico fenómeno de audiência. Entre 2020 e 2022 já foram transmitidas sete pela Antena 3, o canal privado mais visto do país e encubadora de sucessos como La Casa de Papel e Vis a Vis.

Esta quarta-feira, por exemplo, o programa com maior share do dia no país vizinho foi Kardeşlerim. A novela, cujo nome foi traduzido para Irmãos, teve 14,8% de quota de mercado e venceu o filme A Forma da Água (10,4% de share), na Telecinco, e o programa Viagem ao Centro da TV (9,9%), emitido pela TVE.
E se, em Portugal, Mother é emitida com dobragem espanhola, a verdade é que estas histórias já ganharam versões em português, nomeadamente no Brasil, em Angola e em Moçambique.
Nos últimos anos, e como resultado de uma política intensiva de apoio e estímulo ao audiovisual por parte do Estado turco, a Turquia tornou-se o segundo maior exportador de ficção do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e batendo o México e o Brasil.