‘Mother’: As novelas turcas estão a conquistar o mundo e esta já bate recordes na SIC Mulher

‘Mother’: As novelas turcas estão a conquistar o mundo e esta já bate recordes na SIC Mulher

Nas últimas duas semanas, Mother, uma telenovela turca, emitida pela SIC Mulher como uma série, tem se destacado entre os programas da grelha. Esta quarta-feira (28), o canal temático registou o melhor resultado diário do ano, com 1,3% de share.

Exibida ao longo do dia, em episódios inéditos e repetições, a produção, que é dobrada em espanhol e legendada em português, ocupa quatro posições entre os cinco mais vistos do dia no canal. Às 21h29 marcou 1,8% de audiência média e 3,6% de share, o que bastou para ficar em quarto lugar no horário, apenas atrás da SIC, TVI e RTP1.

Às 20h47, no outro episódio inédito do dia, marcou 1,6% de rating / 3,1% de share. E as repetições exibidas às 17h03 (1,3% / 4,1%) e 17h45 (1% / 2,5%) não ficaram muito longe. A intrometer-se neste domínio de Mother, apenas o episódio noturno de Masterchef, com 1% de audiência média e 2,3% de share.

O folhetim turco estreou no canal no fim de outubro e tem, nos episódios inéditos, uma média de 0,8% de audiência média e 1,7% de share. Foi a partir do meio de dezembro que, emitida em episódios duplos, subiu sempre para valores em torno de 1% de rating – tendência que se acentuou à medida que o tempo foi passando. Só esta semana, já é a terceira vez que bate o seu próprio recorde de audiência, e está a aproximar-se rapidamente do patamar dos 200 mil espectadores e do top30 dos mais vistos do dia.

Mother, que foi a novela turca mais exportada em 2018, retrata a vida de uma jovem professora, Zeynep, que ajuda Melek, com 7 anos, a escapar à violência que vive em casa. Ao longo da história, que é baseada nos enredos de uma série coreana e outra japonesa, vai fazer de tudo para salvar a criança e terá pela primeira vez a oportunidade de criar a relação entre mãe e filha que sempre quis e nunca teve.

A Turquia está a conquistar o mundo. Será Portugal o próximo destino?

As telenovelas turcas têm conquistado o mundo mas estavam, até agora, a passar despercebidas em Portugal. Em Espanha são um autêntico fenómeno de audiência. Entre 2020 e 2022 já foram transmitidas sete pela Antena 3, o canal privado mais visto do país e encubadora de sucessos como La Casa de Papel e Vis a Vis.

'Hermanos' é o grande sucesso da grelha da Antena 3, em Espanha
‘Hermanos’ é o grande sucesso da grelha da Antena 3, em Espanha (Fotografia: Divulgação)

Esta quarta-feira, por exemplo, o programa com maior share do dia no país vizinho foi Kardeşlerim. A novela, cujo nome foi traduzido para Irmãos, teve 14,8% de quota de mercado e venceu o filme A Forma da Água (10,4% de share), na Telecinco, e o programa Viagem ao Centro da TV (9,9%), emitido pela TVE.

E se, em Portugal, Mother é emitida com dobragem espanhola, a verdade é que estas histórias já ganharam versões em português, nomeadamente no Brasil, em Angola e em Moçambique.

Nos últimos anos, e como resultado de uma política intensiva de apoio e estímulo ao audiovisual por parte do Estado turco, a Turquia tornou-se o segundo maior exportador de ficção do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e batendo o México e o Brasil.