Ministério da Defesa da Ucrânia denuncia “incidente nuclear encenado” que Rússia estará a planear em Zaporíjia

Ministério da Defesa da Ucrânia denuncia “incidente nuclear encenado” que Rússia estará a planear em Zaporíjia

Siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia

O Ministério da Defesa ucraniano denunciou esta sexta-feira o que diz ser um plano das autoridades russas, que estarão prestes a encenar um incidente nuclear na central de Zaporíjia e culparem a Ucrânia.

Citado pela Sky News, o ministério diz que os seus serviços de informação descobriram o alegado plano, que poderá estar iminente, na central ocupada pelas forças russas desde o início da invasão, em março de 2022.

A Defesa de Kiev sustenta que o plano tem como objetivo obrigar a um cessar-fogo na região, tida como um dos principais focos da contraofensiva ucraniana.

“O objetivo deles é provocar a comunidade internacional e obrigar a uma investigação detalhada que ia requerer um cessar-fogo”, afirma o ministério. “Os russos vão usar esta pausa tão conveniente para reagrupar o pessoal da ocupação e travar a contraofensiva ucraniana”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O ministério acrescenta ainda que o Kremlin terá “sabotado” uma das rotações do staff da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), que está neste momento a levar a cabo uma operação de monitorização da central nuclear, a maior da Europa – isto apesar de a agência, que partilha frequentemente atualizações relativas ao estado das atividades na central, não ter relatado quaisquer anomalias ao normal funcionamento da sua missão.

Há mais de um ano sob administração russa, a área tem sido regularmente atingida por disparos e bombas, com ambos os lados do conflito a trocarem acusações de parte a parte. Em fevereiro, a própria Rússia fez uma acusação semelhante a Kiev, alegando que os ucranianos se preparavam para encenar um incidente nuclear no seu território (algo que não se veio a verificar).

O Kremlin, de resto, tem acusado repetidamente a Ucrânia de planear operações de “bandeira falsa”, e até mesmo de utilizar armas radioativas ou biológicas.

Chanceler alemão: “Rússia deve retirar as suas tropas do território ucraniano, essa é a condição prévia”