EDP investe em 'startup' britânica com solução para reduzir custo de aquecimento de água

EDP investe em ‘startup’ britânica com solução para reduzir custo de aquecimento de água

O braço de capital de risco da EDP, a EDP Ventures, investiu 1,7 milhões de euros na startup britânica Mixergy, criadora de uma solução que reduz o custo de aquecimento da água através de inteligência artificial, anunciou a energética esta sexta-feira, 26 de maio.

“Recorrendo a técnicas de machine learning [aprendizagem automática], a tecnologia presente na solução da Mixergy precisa de apenas duas semanas para analisar os padrões de consumo de cada família e passa a aquecer apenas a água necessária para o consumo daquela casa, da forma mais rentável possível em cada ocasião”, explica a EDP em comunicado.

“De noite, utiliza a energia elétrica da rede para garantir a água quente suficiente para as necessidades da manhã. Durante o dia, utiliza o excesso de produção solar disponível para aquecer a água para os consumos das horas seguintes, tornando este aquecimento grátis e maximizando os benefícios de uma solução solar para autoconsumo”, detalha.

A solução desta startup já está a ser aplicada em território nacional “através da EDP Comercial, que realizou testes-piloto com famílias de Lisboa, Porto, Braga e Setúbal. Os primeiros resultados demonstram uma poupança de até 60% na energia utilizada para aquecer água” através do termoacumulador solar EDP – Mixergy, garante a empresa.

“Além da poupança financeira, a solução da Mixergy é cinco vezes mais rápida a aquecer a água do que um termoacumulador convencional e separa a água quente da fria, o que permite aquecer apenas a água necessária para consumo, maximizando a eficiência energética daquela habitação e reduzindo a pegada de carbono do agregado familiar”, sublinha.

A EDP Ventures é o fundo de capital de risco da EDP e tem 39 empresas de 11 países no portefólio, tendo já investido 57 milhões de euros.