Crescimento dos EUA revisto em alta para 1,3% no primeiro trimestre

Crescimento dos EUA revisto em alta para 1,3% no primeiro trimestre

Crescimento dos EUA revisto em alta para 1,3% no primeiro trimestre

JIM LO SCALZO

O PIB dos Estados Unidos cresceu 1,3% no primeiro trimestre, abrandando menos do que o estimado inicialmente. A nova estimativa reflete principalmente uma revisão em alta do investimento privado

O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos abrandou no primeiro trimestre, mas menos do que foi inicialmente anunciado, tendo ficado em 1,3% em ritmo anualizado, indicou esta quinta-feira, 25 de maio, o Departamento do Comércio.

A nova estimativa reflete principalmente uma revisão em alta do investimento privado, refere o Departamento do Comércio no comunicado com esta segunda estimativa.

A primeira estimativa indicava um crescimento de 1,1% em ritmo anualizado, que compara o PIB com o do trimestre anterior e projeta a sua evolução para o ano inteiro.

Apesar de serem melhores do que os anteriores, os dados hoje divulgados continuam a mostrar um abrandamento do crescimento em relação ao do último trimestre de 2022, quando tinha ficado em 2,6%.

A desaceleração ocorre na sequência das medidas adotadas pelo banco central norte-americano para travar a elevada taxa de inflação, com sucessivas subidas das taxas de juro aprovadas desde março de 2022, o que aumenta os custos do crédito para famílias e empresas.

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate