Começa a Feira do Livro de Lisboa: "Somos otimistas irritantes. Sabemos que há sempre um livro, algures, para todos"

Começa a Feira do Livro de Lisboa: “Somos otimistas irritantes. Sabemos que há sempre um livro, algures, para todos”

É esta quinta-feira, 25 de maio, que arranca a 93ª Feira do Livro de Lisboa, no Parque Eduardo VII, onde fica até 11 de junho. Pedro Sobral, o presidente da entidade organizadora, a APEL – Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, fala ao Observador sobre o modelo de sucesso implantado na edição do ano passado e que tem continuidade este ano, mas também sobre os danos que o fecho antecipado da feira causará este sábado.

Este sábado vão fechar a Feira do Livro mais cedo por causa do final do campeonato de futebol e os possíveis festejos do Benfica no Marquês de Pombal…
Recebemos a instrução da PSP de que tínhamos de fechar às 17h. Caso o Benfica ganhe o campeonato, há todo um plano de segurança desenhado, que nós aceitamos, obviamente, na íntegra. Temos que encerrar ao público às 17h, para que às 18h a feira esteja totalmente fechada. Isto provoca um dano importante. Para dar uma ideia, tínhamos 262 eventos para este primeiro sábado, 155 foram cancelados ou reprogramados. Os sábados são dos dias mais importantes das feiras e, dentro dos sábados, um dos dias mais importantes é, de facto, o primeiro sábado. Ao sábado, as horas de ouro, chamemos-lhes assim, são de facto das 16h para a frente. Os editores tinham programado muitos eventos, coisas que estavam pensadas há muito tempo, com autores nacionais e internacionais, para este primeiro dia. Temos aqui um impacto muito relevante: não só no número de eventos mas também na faturação. Neste momento, a APEL está a estudar e a desenhar vários cenários, para compensar.

Que cenários são esses?
Não gostaria de avançar sobre eles porque são ainda muito precoces. Tivemos a informação definitiva da PSP ontem de manhã, perto da hora de almoço, e, neste momento, estamos focados em gerir as contingências de sábado, nomeadamente ajudar todos os nossos participantes com as questões de segurança, que achamos importante que seja cumprido por todos. Vamos inaugurar a feira e, portanto, estamos ainda nos bits and pieces. Estamos a rever informação e depois, quando for oportuno, falaremos sobre isso.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.