CES 2023 – O que mais nos entusiasmou na TCL

CES 2023 – O que mais nos entusiasmou na TCL

CES 2023 - O que mais nos entusiasmou na TCL

Mais de 100.000 participantes do CES 2023 encheram o Centro de Convenções de Las Vegas e as instalações circundantes para ficarem a conhecer a tecnologia do futuro. Hoje falamos-te das novidades da TCL.

De referir que esta é uma das maiores feiras comerciais do mundo. O CES (anteriormente conhecido como “Consumer Electronics Show“) é onde empresas podem mostrar as suas novas tecnologias.

CES 2023 – O que mais nos entusiasmou na TCL

Mini LED QM8

A TCL anunciou no CES 2023 uma nova série de ecrãs com tecnologia Mini LED e QLED e, nesse sentido foi apresentada a série QM8, para o mercado americano, que estará disponível em modelos entre 65 e 98 polegadas.

Para o modelo maior, a Marca explicou que o painel LCD 4K Ultra HD, com 3840×2160 pixels, vai contar com 2.300 zonas de escurecimento local e um HDR duas vezes superior ao encontrados nos televisores de 2022.

CES 2023 - O que mais nos entusiasmou na TCL

Os ecrãs serão de 10 bits e 120 Hz, mas no modo jogo podem chegar a uma taxa de atualização de 240 Hz, uma vez que possui a tecnologia “Game Accelerator”.

Estes Mini Leds destacam-se ainda pelas portas HDMI 2.1 de 48 Gbps e por um suporte para todos os recursos mais avançados de HDR (HDR10, Dolby Vision, HLG) e para jogos (VRR, ALLM).

Está previsto para o segundo semestre de 2023 um modelo QM8 mais avançado, apresentado como MiniLed “3×5”, caracterizado por 5.000 zonas de escurecimento local e 3.000 nits de brilho. De referir que todos os novos modelos irão ter Google TV.

Smart TV QM7 e QM60

A TCL apresentou também alguns modelos sem Mini LED, nomeadamente os modelos QM7 e QM60.

No que diz respeito ao modelo QM7, este possui painéis LCD de 10 bits e 120 Hz, com retroiluminação LED Quantum Dot com dimming local de aproximadamente 200 zonas.

Quanto ao QM60, a Marca diz que estará disponível entre 50 e 75 polegadas, sempre com ecrãs LCD com retroiluminação Quantum Dot (QOLED), mas com atualização nativa limitada a 60 Hz e sem escurecimento local.

TCL RayNeo X2

A TCL lançou um par de óculos de Realidade Aumentada chamado RayNeo X2, com características que incluem tradução linguística e navegação por GPS.

Os óculos inteligentes usam Realidade Aumentada para sobrepor o campo de visão de um utilizador com diferentes tipos de informação digital.

Para além de acederem a ferramentas de navegação e tradução, permitem receber alertas de chamadas e mensagens, tirar fotografias ou reproduzir música através de uma interface digital de heads-up, em vez de um ecrã de dispositivo.

Os óculos funcionam através da projeção de um visor de micro-LED, colocado à frente dos olhos. A tecnologia de visualização é incorporada nas armações e não nas lentes, para que aqueles com visão limitada possam adicionar as suas próprias lentes de prescrição sem afetar a funcionalidade.

CES 2023 - O que mais nos entusiasmou na TCL

TCL afirma que, ao contrário de outros óculos AR, eles são “os primeiros do mundo” a apresentar um ecrã binocular de guia de onda ótica de micro-LED a cores.

Este visor apresenta elevados níveis de contraste e brilho, pelo que é visível tanto no interior como no exterior e é posicionado próximo do centro para evitar movimentos oculares excessivos ou tensão ocular.

“O RayNeo X2 é a nova fronteira dos óculos AR e estamos apenas a começar”, disse Howie Li, CEO do TCL RayNeo.

“A tecnologia que o RayNeo desenvolveu irá estabelecer a fasquia para futuras inovações em RA vestível, uma vez que não há compromisso na tecnologia de ponta, estilo ou facilidade de utilização”.

Características interativas do RA

Os óculos apresentam molduras pretas volumosas, com a câmara encaixada na ponte e um microfone e altifalantes embutidos dentro das hastes.

Cada uma das características interativas foi concebida para oferecer uma experiência que não seria possível com um smartwatch ou smartphone.

A ferramenta de tradução pode interpretar várias línguas em tempo real e exibir o texto traduzido como legendas.

O sistema de navegação GPS funciona combinando localização e mapeamento simultâneos (SLAM) – a mesma ferramenta utilizada pelos veículos autónomos – com reconhecimento de gestos. Para além de dar indicações, também pode destacar pontos de referência notáveis e locais recomendados.

A reprodução de música integra um “Modo Sussurro” que minimiza a fuga de som, para que possas desfrutar da audição privada sem usar auscultadores.

Entretanto, a câmara mãos-livres torna possível captar conteúdos fotográficos e vídeo ao nível dos olhos, com características que incluem a estabilização da imagem para reduzir a desfocagem e um Modo Noturno automático.

Smartphones série 40

Nos smartphones série 40 da TCL – TCL 40R 5G, TCL 40 SE e TCL 408 – estará presente a nova tecnologia NXTVISION que tornará os ecrãs ainda mais vivos e nítidos.

A TCL 40 também apresenta uma bateria de longa duração e uma câmara de 50 MP com AI, para que possas usufruir de entretenimento ilimitado ao longo do dia.

No que diz respeito à conectividade, o TCL 40R 5G é superior aos outros modelos, uma vez que possui um processador 5G em 7 nm para um melhor desempenho onde quer que estejas.

CES 2023 - O que mais nos entusiasmou na TCL

Quanto ao TCL 40 SE, este tem um grande ecrã de 6,75 polegadas que oferece clareza pura e cores vivas para que posas ver o que mais gostas e ter videochamadas com a melhor qualidade. Tirar fotografias fica mais simples, uma vez que este smartphone possui uma câmara tripla com IA de 50 MP.

CES 2023 - O que mais nos entusiasmou na TCL

Por sua vez, o TCL 408 é o smartphone ideal se fores um amante de fotografia, uma vez que contém uma câmara 2 em 1 que combina a principal de 50 MP e uma lente macro aprimorada para captar imagens de alta resolução. Possui um ecrã expansivo de 6,6 polegadas, com uma resolução cinemática de 20:9 e podes apreciar as cores vibrantes, graças à NXTVISION.

TCL Moveaudio Air

Os novos auriculares da TCL apresentados no CES 2023, contêm quatro microfones e ENC, três modos de EQ e um tempo de reprodução de até 32 horas, garantindo, assim, chamadas nítidas e um som envolvente.

O cancelamento de ruído ambiente aumenta a clareza do som da tua voz, o que te permite falar claramente durante as chamadas. Podes utilizar dois microfones para filtrar o ruído de fundo, deixando o som da voz com a clareza de que precisas.

Cada auricular suporta até nove horas de audição. Com uma caixa de carregamento, podes recarregar até três vezes mais do que um dia de reprodução total.

Assim que a caixa é aberta, os auriculares começam a conectar-se automaticamente. Um TCL Link intuitivo permite-te alternar entre outros dispositivos facilmente.

CES 2023 - O que mais nos entusiasmou na TCL

TCL NXTPAPER 12 Pro

No CES 2023 a TCL apresentou o seu novo membro da família: o NXTPAPER 12 Pro, um tipo de ecrã que funciona melhor com luz direta.

Com um ecrã IPS de 12,2 polegadas, com uma resolução de 2160×1440 pixels, com uma proporção de 3:2, este display tem um chassis de 279x192x6,9 mm e um peso total de 599 g.

Com uma resolução de 2K este dispositivo é ideal, essencialmente, para conteúdos multimédia com grande detalhe.

Este NXTPAPER 12 Pro é focado na produtividade em movimento e por isso pode ser acoplado a um teclado.

CES 2023 - O que mais nos entusiasmou na TCL

TCL Book x 12 Go

O primeiro computador híbrido da marca com um ecrã ao estilo do NXTPAPER, que promete um terminal always-on, graças à plataforma Snapdragon® 7c Gen 2 com conectividade avançada e com uma autonomia de até 14 horas, sendo um dispositivo muito leve e portátil.

Um extra incrível é o teclado amovível que permite maximizar a produtividade e usar como um tablet.

CES 2023 - O que mais nos entusiasmou na TCL

Soundbars série S e série Q

Tal como está a fazer com os seus últimos televisores inteligentes, o TCL está a reorganizar as suas Soundbars 2023 em dois grupos: a série S e a série Q.

No CES, a TCL tinha um total de cinco Soundbars para exibir: três barras de som da série S em configurações de canais 5.1-, 3.1- e 2.1, e dois modelos da série Q com configurações de canais 5.1- e 3.1.

Todas as Soundbars 2023 do TCL oferecem som 3D sob a forma de DTS Virtual:X, uma tecnologia de virtualização que pode produzir áudio 3D com som realista a partir de praticamente qualquer fonte sonora, mesmo estéreo de dois canais, sem a necessidade de drivers de disparo ou altifalantes surround.

CES 2023 - O que mais nos entusiasmou na TCL

De referir que nenhuma das Soundbars TCL 2023 suporta formatos 3D nativos baseados em objetos, nomeadamente, Dolby Atmos ou DTS:X. Assim, embora as Soundbars TCL das séries S e Q possam produzir áudio 3D virtualizado, não podem reproduzir os sinais específicos de surround e altura em bandas sonoras misturadas para Atmos ou DTS:X.

Classificadas a 430 watts para o modelo de 5.1 canais e 350W para a versão de 3.1 canais, as barras de som da série Q são mais potentes do que a variedade da série S, que atinge os 300W para a Soundbar da série S de 5.1 canais.

Os subwoofers sem fios que vêm com a série Q são também maiores do que aqueles com os modelos da série S, disse TCL.

Outra diferença crucial entre as Soundbars da série Q e da série S é que a primeira oferece a calibração automática da sala, uma característica que utiliza uma série de tons para medir as propriedades acústicas de uma sala e depois ajusta o áudio da Soundbar em conformidade.

Tanto as Soundbars das séries Q como S têm perfis relativamente baixos, medindo respetivamente 2,7 e 2,44 polegadas. Para além de serem ligeiramente mais curtas, as caixas sonoras da série S são também um pouco mais arredondadas do que as suas contrapartidas da série Q.

Estas foram as novidades da TCL no CES 2023. Fica a par também das novidades das outras marcas.