
Pôr do Sol chegou em 2021 à RTP1, marcada pelo modo como satirizava as novelas portuguesas. Para a redação do Espalha-Factos, este projeto é o Acontecimento Nacional do Ano, graças ao sucesso que obteve na cultura pop portuguesa.
A série conta a história que já foi retratada diversas vezes em projetos da ficção portuguesa: duas gémeas, uma boa e outra má, que são separadas à nascença. Criada por Manuel Pureza, Henrique Dias e Rui Melo e produzida pela Coyote Vadio, Pôr do Sol explora diferentes núcleos (família Bourbon de Linhaça, revista Blaze, bairro de Lisboa, entre outros), com muita comédia à mistura.
Primeira temporada apresenta novos elementos à cultura pop
A primeira temporada da série estreou a 16 de agosto de 2021 e contou com 16 episódios. Contou com nomes como Gabriela Barros (Matilde e Filipa), Rui Melo (Simão), Marco Delgado (Eduardo), Sofia Sá da Bandeira (Madalena), Manuel Cavaco (António) e Diogo Amaral (Lourenço). Ao longo de cada episódio, houve referências a outros fenómenos da cultura pop portuguesa, como O Preço Certo, programas da manhã, Joker, Inspetor Max, entre outros.
Também foram criados elementos que fazem sucesso até aos dias de hoje. A banda Jesus Quisto, constituída inicialmente por Diogo Amaral, André Pardal (Jimmy), Madalena Almeida (Vera) e Cristóvão Campos (Diogo), marcou a música portuguesa com temas originais que faziam o público rir. Também o próprio genérico do formato era cantado ao longo dos episódios tanto por Toy, como por outros artistas portugueses.
Ao elenco juntaram-se outros nomes como Noémia Costa (Maria da Piedade), José Carlos Pereira (Dr. Rodrigo), Carla Andrino (Ivone), António Melo (Tó Mané), Rodrigo Saraiva (Raúl), Susana Blazer (Carla), João Baptista (Nando), Sofia Aparício (Cristina), Luís Aleluia (Sebastião), Vítor d’Andrade (Padre Vitó), Tiago Teotónio Pereira (Inspetor Ivo) e Débora Monteiro (Inspetora Paula). Após a exibição do último episódio, a 3 de setembro de 2021, a série continuou a ser um sucesso online. Para reforçar todas as piadas que foram feitas, o grupo de fãs do projeto criou uma loja de merchandising sobre a produção satírica da RTP. Com o sucesso, foi então confirmada a segunda temporada.
Segunda temporada apresenta novos segredos – e mais sátira
Chegados a 8 de agosto de 2022, os novos episódios revelaram mais um segredo da família Bourbon de Linhaça: a existência de uma terceira irmã, “ceguinha e boazinha”, chamada Salomé. Além disso, a personagem interpretada por Mafalda Marafusta (Beta) reforçou a banda Jesus Quisto, após a personagem de Igor Regalla (Johnny) ter morrido na série.
Novos nomes foram chamados ao elenco da última temporada, como Pepê Rapazote (Gran Ratón), Lourenço Ortigão (Jorge), Luísa Ortigoso (Celeste), João Vicente (Henrique), Romeu Costa (César), Dalila Carmo (Maria da Piedade), Rita Salema (Madre Peluda), Carolina Carvalho (Jéssica), Paulo Pires (Alexandre), José Mata (Daniel), Sandra Faleiro (Inspetora Chefe Marina), Diogo Morgado (Tiago/Armindo) e Rui Mendes (Tio Felipe). A transmissão do último episódio da série deu-se em algumas salas de cinema do país, de forma a comemorar o final da série que fez tanto sucesso.
Após a exibição do último episódio, a 2 de setembro de 2022, foi dada a notícia que não iria haver uma nova temporada de Pôr do Sol. Porém, a série de Manuel Pureza continuou a marcar pela diferença, ao conseguir duas nomeações para os Globos de Ouro 2022 nas categorias de Melhor Atriz para Projeto de Ficção (Gabriela Barros) e Melhor Projeto de Ficção. A protagonista do projeto conseguiu levar a estatueta para casa.
Também a banda Jesus Quisto marcou pela diferença ao adaptar o tema ‘Portugals’, lançado durante a exibição da segunda temporada, para um hino de apoio da seleção – ‘Portugals (Let’s Win the Victories)’ – para o Mundial de 2022 no Qatar.
Filme spin-off chega em 2023
Mesmo com o final da série, os criadores de Pôr do Sol decidiram lançar um filme spin-off da história original. O Mistério do Colar de São Cajó vai chegar às salas de cinema nacionais em 2023. O anúncio foi dado na Comic-Con Portugal 2022 com todo o painel da série da RTP presente.
Não foram reveladas quaisquer imagens sobre O Mistério do Colar de São Cajó e também foram reveladas mais informações sobre o projeto. Com o sucesso da transmissão do último episódio da mais recente temporada de Pôr do Sol em algumas salas de cinema do país, já se previa que esta era uma forte aposta para a ficção portuguesa.
O colar de São Cajó trata-se de uma herança da família Bourbon de Linhaça que está na família há “mais de 3 500 anos”. A joia foi disputada durante as duas temporadas da série criada por Manuel Pureza, Henrique Dias e Rui Melo. Para já, o público pode assistir às duas temporadas da série na plataforma RTP Play ou assistir à primeira temporada na Netflix.