5 motivos para usares uma fritadeira a ar na cozinha

5 motivos para usares uma fritadeira a ar na cozinha

5 motivos para usares uma fritadeira a ar na cozinhafritadeira

Uma fritadeira a ar pode ser muito útil no teu dia a dia na cozinha. Parece um simples eletrodoméstico, mas é muito mais do que isso.

Inicialmente podes estranhar o nome, mas facilmente entendes o conceito. As fritadeiras a ar podem dar-te batatas fritas ou assadas mais saudáveis, uma vez que utilizam menos ou nenhum óleo. Sim, poderás manter a dieta enquanto desfrutas de versões mais saudáveis das tuas batatas que tanto adoras.

O que é a fritadeira a ar?

Uma fritadeira a ar é um mini forno de convecção, uma vez que utiliza um ventilador para fazer circular o calor à volta dos alimentos para que cozinhes uniformemente.

Por outro lado, ao contrário de um forno de convecção padrão, a fritadeira cozinha de forma muito mais rápida, visto que é muito pequena, sendo essa velocidade que torna a tua comida mais crocante em todos os lugares certos.

TRISTAR

5 motivos para usares uma fritadeira a ar na cozinha

5 motivos para usares uma fritadeira a ar na cozinha

1 Começar a comer de forma mais saudável

Fritar algo em óleo abundante não é de todo saudável, embora seja delicioso. Mas todos sabemos que submergir algo em óleo quente faz subir seriamente a percentagem de gordura – o que não é nada bom para o coração, nem para o peso! Então e se juntarmos o útil ao agradável e num só equipamento pudermos ter o mesmo produto crocante e sabor de uma fritadeira, mas com uma percentagem mínima de gordura?

As fritadeiras a ar precisam de um pouco de óleo – uma colher de sopa, por norma -, uma vez que o ar quente dentro da fritadeira faz toda a cozedura. O óleo está lá apenas para evitar que a comida se queime.

Para teres uma noção mais clara, as batatas fritas feitas numa fritadeira a ar reduzem quatro vezes a quantidade de gordura, quando comparadas com as batatas fritas numa fritadeira funda. Incrível, não é?

2 Tornar a comida congelada muito melhor

Todos sabemos que a comida congelada é um salva-vidas quando precisamos de fazer uma refeição rápida, mas mesmo o tempo de aquecer pode demorar. Então o que achas que se pode fazer para minimizar esse tempo?

Uma fritadeira a ar faz as coisas muito mais depressa do que um forno. Por exemplo, um peito de frango congelado pode normalmente demorar entre 30 a 45 minutos. Por sua vez, numa fritadeira a ar o tempo reduz-se para 20 minutos.

Além disso, com produtos empanados obténs um resultado muito mais estaladiço.

3 Reduz o tempo de limpeza

O processo de fritar pode ser aborrecido, especialmente em altas temperaturas com salpicos de óleo por todo o lado. Depois disso, é necessário deitar fora os resíduos e esfregar a fritadeira para te livrares da gordura.

Numa fritadeira a ar, uma vez que tem menos óleo, reduzes a quantidade de líquido de lavagem e a maioria possui cestos laváveis na máquina de lavar louça, pelo que podes rapidamente proceder à lavagem dessa forma.

4 Pincelar na frigideira

Apesar do nome, estas fritadeira não servem apenas para fritar. Na realidade, como já referimos anteriormente, são mini fornos de convecção, o que significa que podes assar rolos, pastelaria e até bolos numa fritadeira a ar.

5 Sê criativo na cozinha

Cozer e fritar são apenas o começo do que podes fazer com uma fritadeira a ar na cozinha. Há tantas coisas – grandes e pequenas – que podes fazer com este pequeno eletrodoméstico, desde ovos cozidos, mexilhões, macarrão e queijo, entre outros.

5 motivos para usares uma fritadeira a ar na cozinha

Como vês, existem diversas vantagens em adquirires uma fritadeira a ar e, assim, facilitares a tua própria vida na cozinha.