• YouTube Shorts copia o TikTok

    17 Setembro 2020 >/>Aproveitando o facto do TikTok estar banido na Índia, o YouTube lança por lá o novo YouTube Shorts dedicado a vídeos com duração máxima de 15 segundos.>Estamos habituados a ver o Facebook "inspirar-se" no Snapchat e replicar praticamente todas as funcionalidades que o serviço lançava, mas parece que a Google / YouTube não estão imunes a essa prática. E este YouTube Shorts é um exemplo disso.O YouTube Shorts aposta nos vídeos de curta duração, até 15 segundos, facilitando a captura e edição rápida de vídeos directamente a partir do smartphone, incluindo a possibilidade de adicionar músicas e efeitos.>/>Não será coincidência que o YouTube lance esta variante na Índia, onde centenas de apps chinesas tem sido proibidas e bloqueadas - incluindo o TikTok - deixando este mega mercado com mais 1.3 mil milhões de pessoas em busca de alternativas.Talvez seja uma preparação para o potencial bloqueio do TikTok nos EUA, que assim poderia servir como rampa de lançamento do YouTube Shorts no território... mas bem sabemos que o historial da Google no que diz respeito a manter serviços não dá propriamente confiança de que este Shorts tenha longevidade assegurada. >> >> >> Aberto até de Madrugada »

  • YouTube segue as pisadas do Instagram e lança mais um "clone" do TikTok

    14 Setembro 2020 Num curto espaço de tempo o TikTok conseguiu tornar-se num fenómeno global, contando com largos milhões de utilizadores ativos todos os dias. No entanto, alegadas próximas ligações com o governo chinês levaram a que fosse banido na Índia e em breve nos Estados Unidos. Como seria de esperar, as mais populares redes sociais viram neste grande sucesso (e controvérsia) uma oportunidade de ouro para aumentar a sua base de utilizadores. Depois do Instagram lançar as novas "Reels", agora é a vez do YouTube tentar a sua sorte com a implementação do novo YouTube Shorts. Há semelhança do Instagram Reels, também o YouTube Shorts surge como uma nova funcionalidade integrada na já estabelecida plataforma para criação de conteúdos do YouTube, e com um formato extremamente inspirado no TikTok. YouTube Shorts poderão tornar-se populares, mas não vão substituir o TikTok Ao contrário do que aconteceu no Instagram, em que muitos os utilizadores viram os Reels como totalmente desnecessários devido às suas semelhanças com as Instagram Stories, os YouTube Shorts poderão trazer grandes benefícios à plataforma. As Shorts poderão trazer uma maior dinâmica à plataforma do YouTube, que é utilizada maioritariamente para partilhar vídeos mais longos. Dificilmente se poderá olhar para os YouTube Shorts como uma tentativa de substituir o TikTok, pois as duas plataformas têm uma "vibe" totalmente distintas. Além disso, os utilizadores e criadores de conteúdos de cada uma delas têm objetivos e necessidades diferentes. Mantendo isso em mente, não será difícil perceber a forma com os Shorts poderão trazer um maior dinamismo à plataforma. Com a possibilidade de publicar vídeos mais curtos e dinâmicos nos seus canais, os YouTubers poderão agora ganhar uma ferramenta ideal para criar uma maior ligação com os seus seguidores. Além disso, as ferramentas simplificadas para a edição destes vídeos vão tornar todo o processo muito mais rápido, permitindo que os criadores de conteúdos comecem a partilhar muito mais nos seus canais. Para já, os YouTube Shorts estão apenas a ser disponibilizados na Índia, estando ainda em fase de testes. No entanto, assim que a sua popularidade crescer no segundo maior mercado do mundo, parece garantido que a Google não irá perder tempo para expandir a sua disponibilidade aos restantes países. Editores 4gnews recomendam: Instagram vai deixar adicionar links às fotos! Mas não vais gostar do que pedem em troca Instagram vai ficando cada vez mais "Facebook". Esta é a prova Apple proibiu o Facebook de avisar utilizadores sobre a taxa de 30% 4gnews »