• Correr aplicações Android no Windows é possível graças à app Your Phone

    6 Agosto 2020 Nos 4gnews » Aberto até de Madrugada »

  • Android Nearby Share chega 9 anos após o AirDrop

    5 Agosto 2020 >/>Quase uma década após a estreia do AirDrop da Apple, a Google lança finalmente o seu "AirDrop" para os Android, facilitando o processo de partilhar conteúdos com smartphones nas proximidades com o Nearby Share.>É incrível ver como, mesmo após décadas de evolução, por vezes continua a ser bastante complicado fazer as coisas mais simples que se queiram fazer, como enviar uma foto, contacto, ou outro conteúdo, para um smartphone de alguém que esteja ao nosso lado, muitas vezes obrigando a que se faça isso através dos velhinhos mas confiáveis emails. Vários fabricantes foram implementados os seus próprios sistemas de partilha facilitado, inspirados no AirDrop da Apple, mas agora chega a versão oficial da Google - que chegará via actualização dos Google Play Services, para não ficar dependente de uma actualização de sistema, e assim chegar a praticamente todos os Android (excepto os que não tiverem acesso aos serviços da Google - como os Huawei mais recentes).O Nearby Share funciona de forma idêntica ao AirDrop, fazendo surgir automaticamente no ecrã de partilha os equipamentos que estiverem por perto - desde que se permita ter o smartphone visível para esse efeito (podemos fazer com que fique visível apenas para alguns contactos específicos, para todos os contactos, ou manter o smartphone escondido para não se ser incomodado).>/>O envio dos conteúdos é feito directamente entre os dispositivos, utilizando Bluetooth, Bluetooh Low Energy, ou ligação directa WiFi, dependendo das capacidades dos equipamentos.Por agora o sistema apenas funciona entre dispositivos Android, estando prometido que o Chrome OS também fará parte do sistema; mas ainda sem planos para que seja possível transferir conteúdos para computadores Windows, Macs, ou iPhones e iPads. Mas desde que sirva para uniformizar as partilhas entre Androids e dispensar os diversos sistemas de partilha das várias marcas, já será um grande avanço. >> >> >> Aberto até de Madrugada »

  • Chrome OS vai correr apps Windows

    3 Agosto 2020 >/>A Google está prestes a resolver um dos problemas do Chrome OS, permitindo que corra apps Windows através do Parallels.>Os Chromebooks e o Chrome OS são suficientes para fazer 90% das coisas (ou até mais) que a maioria das pessoas necessita fazer com o seu computador, mas inevitavelmente chegará o dia em que seria necessário fazer algo que só seria possível usando uma app para Windows. Mas, até isso deixará de ser um problema, pois será possível >correr apps Windows no Chrome OS através do Parallels.>/>Numa primeira fase o sistema dará acesso a uma janela com um Windows 10 completo, mas futuramente poderá permitir ter apenas uma janela com a app em questão a correr, escondendo a complexidade de ter todo um Windows 10 dentro de uma janela.É uma melhoria substancial, que dará aos utilizadores de Chromebooks o descanso de poderem correr uma app windows em caso de necessidade - mas no entanto nada faz quanto àquele que será o maior problema dos Chromebooks: o facto de serem >produtos com prazo de validade, destinados a ficarem obsoletos mesmo que tenham hardware perfeitamente funcional para durarem por mais alguns anos. >> >> >> Aberto até de Madrugada »

  • Uma das mais desejadas funcionalidades do Android 11 será compatível com Windows

    1 Agosto 2020 Depois de muitos pedidos dos utilizadores, a Google irá finalmente adicionar uma funcionalidade de partilha de ficheiros, semelhante ao AirDrop, no Android 11. Conhecida como Nearby Sharing, esta tem sido testada por vários utilizadores nas últimas semanas. Na iminência da sua libertação oficial, eis que chega a confirmação que todos os utilizadores Windows tanto queriam. O Nearby Sharing será compatível com o sistema operativo da Microsoft. Nearby Sharing chega ao Windows através do Chrome Como seria de esperar, tudo funcionará com a mediação do Google Chrome. A última versão beta do Chrome Canary contém já uma flag que permite a ativação do Nearby Sharing. Para isso, só tens de escrever chrome://flags na barra de endereço, procurar por Nearby Sharing e ativá-la. Sem grande surpresa, esta funcionalidade de partilha de ficheiros também será compatível com Mac, Linux e ChromeOS. Um dado confirmado através da flag presente no Chrome Canary. Estando o popular browser da Google presente nestas plataformas, seria um escândalo caso alguma delas não fosse compatível com o Nearby Sharing. Afinal de contas, a americana tem todos os recursos necessários para a sua implementação em todas elas. Resta saber como chegará a funcionalidade aos smartphones Android Este é o ponto que mais dúvida tem criado no seio dos utilizadores Android. Contrariamente ao que sucede com a Apple, o Android não tem um padrão para a disponibilização de atualizações. Ou seja, não é só a Google a tratar do lançamento das novidades do seu sistema operativo. As marcas têm um papel preponderante neste capítulo. E caso o Nearby Sharing chegue com uma atualização de sistema, haverá muitas discrepâncias na adoção desta funcionalidade. A Google prometeu o lançamento desta funcionalidade para agosto. Assim que isso acontecer, tudo passará para as mãos das fabricantes na hora de a fazer chegar aos seus utilizadores. Editores 4gnews recomendam: Google Chrome: 2 novas funcionalidades que vais (garantidamente) adorar! Google Pixel 4a ainda não foi revelado, mas a Google já trabalha no seu sucessor Google Play Store: 9 jogos offline grátis que tens de experimentar no teu Android! 4gnews »