• IVECO com nova gama de modelos a gás natural

    17 Maio 2018 >/>A IVECO apresentou os mais recentes desenvolvimentos do seu plano de acção para apoiar a utilização do gás natural no setor de transportes do Japão. >/> "Estamos hoje aqui no lançamento das nossas gamas a gás natural e na entrega do primeiro camião a GNL que vai operar numa das mais movimentadas rotas de transporte de mercadorias do mundo. (...) As vantagens de autonomia e ambientais do Stralis NP 400, juntamente com os planos de distribuição de GNL desenvolvidos pela Shell ao longo das principias rotas comerciais do Japão, fazem dele o veículo perfeito na transição para transportes de longo curso sustentáveis e limpos", afirmou Pierre Lahutte, Presidente da IVECO. O evento, realizado há dias no Nippon Press Centre, em Tóquio, contou com a presença de Pierre Lahutte, Presidente da Marca IVECO, de Takao Kashiwagi, Professor do Instituo de Tecnologia de Tóquio e Presidente do Comité de Especialistas em GNL, de Hiroaki Matsuoka, Presidente da Fuji transport Corporatiom, de Mariarosa Baroni, Presidente e CEO da NGV Itália, e de Jean-Claude Girot, Presidente da Associação Francesa de Veículos a Gás Natural (NGV França) e Comissário Geral do Salão de Paris, bem como de diversos ilustres convidados do Governo, da imprensa e do setor dos transportes. O plano de acção da IVECO vem na sequência do Memorando de Cooperação que o Ministério da Economia, Comercio e Indústria do Japão assinou com a Comissão Europeia no ano passado, com vista ao desenvolvimento de tecnologias avançadas para a utilização de propulsores a GNL destinados aos transportes rodoviários e marítimos. >/> A marca anunciou o lançamento ao público do Stralis NP 400, o primeiro veículo pesado a gás natural disponível para venda no mercado japonês - é o primeiro veículo a gás natural especificamente concebido para o transporte de longo curso e tanto pode funcionar a Gás Natural Liquefeito (GNL) como a Gás Natural Comprimido (GNC), ou com uma combinação dos dois. A nova gama Daily Blue Power, “Furgão do Ano Internacional 2018”, também passa a estar comercialmente disponível no Japão, nas suas versões Daily Hi-Matic Natural Power e Daily Minibus Natural Power, os primeiros veículos a GNC com caixa automática de oito velocidades – a combinação perfeita para baixos níveis de emissões e consumos e utilização em áreas urbanas graças à transmissão Hi-Matic topo-de-gama. Adicionalmente, a IVECO anunciou ainda a assinatura de um acordo com a Fuji Transport para a venda do primeiro camião a GNL no Japão, um IVECO Stralis NP 400 que funciona apenas a GNL. A Fuji Transport vai utilizá-lo na rota Tóquio-Osaka, bem como nas suas operações para clientes seleccionados, que incluem os Serviços Postais do Japão, e irá monitorizar e analisar o seu desempenho recorrendo aos seus sistemas de telemática e de GPS. >/> As duas novas gamas fizeram a sua estreia ao público no “Japan Truck Show”, em Yokohama. ? Automonitor »

  • Waymo cria manual para lidar com carros autónomos em caso de acidente

    16 Maio 2018 >/>Embora se esteja ainda a muitos anos dos carros autónomos dominarem nas nossas estradas, o seu número tem crescido de forma gradual, e começa a ser necessário aprender a lidar com eles em caso de acidentes.>Tal como tem >acontecido com os veículos eléctricos (com condutor), que obrigam a ter cuidados especiais, tanto a nível de combate de potenciais incêndios, como de desactivar as baterias e saber onde se pode cortar o veículo para libertar pessoas encarceradas; há necessidade de saber como lidar com um veículo autónomo... que em caso de acidente poderá adoptar comportamentos inesperados.A Waymo criou um manual de instruções direccionado para as forças da autoridade e serviços de emergência, sobre >como lidar com os seus veículos autónomos em caso de acidente. Lá são descritas várias técnicas recomendadas para abordar estes veículos e garantir que estão "desligados"; tanto através do botão de emergência existente nalguns, como através de uma sequência de comandos que pode ser introduzida através dos comandos do volante. Sempre que possível - se não se tratarem de casos de urgência extrema - a Waymo recomenda que se contacte o seu serviço de operações, onde um operador poderá assistir remotamente nas operações, garantindo que o veículo está desactivado e podendo destrancar as portas se necessário.O abrir da porta é, sem grandes surpresas, uma das formas mais simples e recomendada para garantir que o veículo não iniciará a marcha de forma inesperada; sendo também recomendado que, a não ser que se esteja seguro de que o veículo está "desactivado", não se ficar parado à sua frente.Adicionalmente, também são dadas instruções sobre onde cortar o veículo e desligar as baterias para os acidentes mais graves; e recomendações sobre como rebocado os veículos para tentar evitar provocar danos aos sensores (não esquecer que um LIDAR pode facilmente custar mais de 50 mil euros)...Provavelmente daqui por 10 ou 20 anos já não precisaremos deste tipo de coisa, pois consideraremos os carros autónomos tão banais quanto os carros tradicionais, e já não trarão qualquer surpresa. (Ou então, estaremos num mundo pós-apocalíptico, onde os humanos já nem podem por os pés nas ruas e têm que fugir dos carros que ganharam inteligência própria e os tentam atropelar - sendo que até me admiro por Hollywood ainda não ter feito um filme sobre isso! :) >> >> >> Aberto até de Madrugada »

  • Tudo o que já sabemos sobre o novo Ford Fiesta Active

    16 Maio 2018 >/>O novo Fiesta Active é o primeiro modelo de uma nova família de crossovers denominados “Active”, inspirada nos sports utility vehicle (SUV), estando disponível em Portugal desde os 18.320 euros. O novo Fiesta Active ver-se-á acompanhado do novo citadino KA+ Active e do novo Focus Active (5 portas e Wagon), tudo propostas cujo início de comercialização arrancará ainda este ano. >/> A nova proposta Fiesta Active acrescenta uma ainda maior capacidade prática à gama Fiesta, nomeadamente na carroçaria de 5 portas, apresentando-se com uma maior altura ao solo, proporcionando maiores capacidades estradistas em percursos mais exigentes, bem como uma posição de condução mais elevada. "Os compradores de automóveis são apaixonados por versatilidade, pelo estilo marcante e pelas capacidades de confiança dos SUV, mercado onde a procura nunca foi tal elevada, razão por que se fundiram essas qualidades com a experiência de condução líder da classe do nosso novo Fiesta e com as avançadas tecnologias de condução, resultando num crossover Fiesta Active que encaixa perfeitamente com o estilo de vida activo dos nossos clientes", afirmou Roelant de Waard, Vice-Presidente, Marketing, Vendas e Serviço. Ford Europa. De clara inspiração SUV, o exterior conta com características próprias, como os revestimentos adicionais, as jantes de liga leve de 17 polegadas de design exclusivo, ou as barras de tejadilho para transporte de bicicletas ou equipamentos desportivos, inerentes aos estilos de vida mais activos. Quanto ao interior, destacam-se os assentos desportivos de design e materiais exclusivos, o sistema de conectividade e entretenimento SYNC 3 com activação vocal (de série) e o sistema áudio premium B&O PLAY (opcional) para uma maior qualidade sonora. A experiência de condução Fiesta Active vê-se reforçada com a integração da tecnologia dos Modos de Condução, permitindo-se aos condutores adaptar o veículo ao tipo de estrada e ambiente, pressionando um botão para activar os modos “Normal”, “Eco” e “Slippery”. Entre as mecânicas sofisticadas incluem-se o multipremiado motor Ford EcoBoost de 1.0 litros, a gasolina, com 140 cv, e o bloco diesel de 1.5 litros TDCi, com 120 cv. >/> Design arrojado O novo Fiesta Active revela uma interpretação mais robusta do elegante design exterior do novo Fiesta, acrescentando revestimento em tom mais escuro que flui do lábio do pára-choques dianteiro, prolongando-se até à traseira pelos arcos das rodas e pelo perfil lateral. Uma grelha escurecida, com malha exclusiva, também apresenta um contorno mais escuro, enquanto os faróis de nevoeiro dianteiros estão alojados nos dinâmicos recortes em forma de “C” dos extremos exteriores do pára-choques. Já o pára-choques traseiro proporciona uma aparência mais imponente, apoiado pela iluminação traseira em LED. Pormenores em metal brilhante escovado à frente e atrás e as jantes de liga leve de 17 polegadas exclusivas do Fiesta Active estão disponíveis com acabamentos Rough Metal ou Absolute Black. Entre o leque de cores vibrante contam-se os tons Lux Yellow, Ruby Red and Blue Wave, podendo os clientes também optar por um tejadilho contrastante em preto ou vermelho, dependendo da cor da carroçaria. A altura ao solo do Fiesta Active viu-se aumentada em 18 milímetros face ao chassis do novo Fiesta que lhe serve de base, e a largura entre rodas em 10 milímetros, garantindo-lhe uma postura mais assertiva, lado a lado com as capacidades de lidar com os diferentes percursos, ou a posição de condução de maior confiança. >/> Materiais de mais elevada qualidade, superfícies sem costuras e um layout de características intuitivas são as propostas para o interior. Um volante e punho da caixa forrado a couro, junto com detalhes em alumínio acetinado, proporcionam uma sensação de elevada qualidade, enquanto outros elementos decorativos, no painel de instrumentos central e do lado do passageiro, contrastam com a cor da carroçaria. Os bancos desportivos do Fiesta Active estão disponíveis com pespontos coloridos, formando barras horizontais no centro dos encostos, oferecendo apoio lombar para o condutor e ajustes em quatro direcções para condutor e passageiro. Um tejadilho de abrir panorâmico (opcional) permite que a luz inunde o habitáculo, criando uma sensação de maior amplitude e espaço. >/> Motorizações Proposto com potências de 85, 100, 125 e 140 CV, o motor 1.0 EcoBoost da Ford regista emissões de CO2 a partir de 113 g/km e consumos a partir dos 5,0 l/100 km quando combinado com a nova caixa manual Ford de 6 velocidades, de arquitectura de reduzida fricção, que reforça a redução de CO2, ou com uma nova caixa automática de 6 velocidades e patilhas montadas no volante, em combinação com a variante de 100 cv, para 139 g/km de emissões de CO2 e consumos de 6,1 l/100 km. O motor 1.0 EcoBoost de três cilindros sobrealimentado apresenta tecnologias avançadas, como injecção directa de alta pressão, dupla distribuição variável independente (Ti-VCT) e de um design inovador da cambota descentrada, o que permite um incomparável funcionamento mais refinado do bloco de três cilindros. Proposto em variantes de 85 e 120 cv, ambos em combinação com uma caixa manual de 6 velocidades, o bloco 1.5 TDCi da Ford regista emissões de CO2 a partir de 103 g/km, e consumos de 4,0 l/100 km. Aquando do lançamento do novo Ford Fiesta no ano passado, a variante de 120 cv tornou-se no mais potente bloco diesel alguma vez disponibilizado na gama Fiesta, proporcionando uma versátil combinação de potência, binário e consumos para uma divertida experiência de condução. >/> O motor 1.5 TDCi emprega câmaras de combustão de desenho optimizado, sobrealimentação por turbocompressor, com tecnologia de geometria variável na versão de 120 CV, e um sofisticado sistema de injecção que reforça o requinte de funcionamento. Os baixos consumos são também resultado do Carregamento Inteligente Regenerativo, que selecciona a activação do alternador e carrega a bateria quando o veículo circula em desaceleração (sem que o condutor pressione o pedal do acelerador) e durante a travagem. Os baixos consumos do Fiesta Active são ainda melhorados pela integração da tecnologia Auto Start?Stop, de série para todos os blocos 1.0 EcoBoost e para a versão de 120 cv do bloco diesel TDCi de 1,5 litros, solução que está também disponível em opção para a variante de 85 cv desse mesmo motor. Disponível nos motores 1.0 EcoBoost e 1.5 TDCi de 85 cv, o Sistema Activo de Fecho da Grelha contribui para a redução do atrito quando o fluxo de ar para arrefecimento do radiador não é necessário. Disponível nos níveis de equipamento Active-1, Active-2 e Active-3 [em Portugal estarão disponíveis apenas dois, Fiesta Active e Active+ correspondentes ao Active-1 e Active-3], o Fiesta Active passa a integrar a mais completa e versátil gama Fiesta de sempre, desde que o icónico modelo surgiu há mais de 40 anos. Outras versões destinadas a ir ao encontro de quase todos os estilos de vida são o Fiesta Titanium, o Fiesta ST-Line, de inspiração Ford Performance, e o topo de gama Fiesta Vignale. >/> ? Modos de Condução Os modos de condução disponíveis são o “Normal”, que usa as definições de base do ESC e do Controlo de Tracção para a condução no quotidiano; o “Eco” - apenas disponível com a caixa de seis velocidades manual -, ajusta as definições do motor e do acelerador para ajudar os condutores a poupar ainda mais combustível sempre que o desejem; e o “Slippery”, ajusta as definições do ESC e do Controlo de Tracção para uma maior confiança em superfícies de menor aderência, como a neve e o gelo, reduzindo o patinar das rodas em linha, nomeadamente aquando dos arranques de uma posição estacionária. Este modo também ajuda os condutores a manter o controlo em curva ou na mudança de faixa sobre pisos escorregadios, operando pequenos acertos no acelerador e nos travões, para prevenir situações de excesso de subviragem ou sobreviragem. >/> Tecnologias de apoio à condução O novo Fiesta Active disponibiliza uma abrangente gama de sofisticadas tecnologias de assistência à condução, estreadas na gama do novo Fiesta que, no ano passado, iniciou a comercialização em toda a Europa. As tecnologias assentam em câmaras, radares e sensores ultrassónicos, capazes de monitorizar o ambiente em redor do veículo e a estrada em frente até uma distância de 130 metros, superior ao comprimento de um campo de futebol. O sistema de Assistência à Pré-Colisão com Detecção de Peões pode detectar pessoas que estão na estrada ou nas suas imediações, ou que possam cruzar-se no caminho do veículo, recorrendo às luzes dos faróis do Fiesta à noite. O sistema foi concebido para reduzir a gravidade de certas colisões frontais envolvendo veículos e peões, ou para ajudar os condutores a evitar certos impactos. O ângulo mais amplo da câmara ajuda a detectar melhor os movimentos dos peões. Adicionalmente, inclui Reconhecimento de Sinais de Trânsito e Máximos Automáticos, agora com melhor funcionamento em situações em que as faixas de rodagem de ambos os sentidos são divididas por uma barreira central, podendo até detectar camiões em sentido contrário de forma a evitar o encandeamento dos condutores que estão mais altos do que a divisória central. Uma nova função de inclinação suave melhora o conforto dos condutores à noite com uma comutação suave entre as luzes de máximos e de médios. Outras tecnologias de apoio à condução presentes são, por exemplo, o sistema de Cruise Control Adaptativo, o Limitador de Velocidade Ajustável, de Informação de Ângulo motor, Alerta de Trânsito Cruzado, Alerta ao Condutor, Ajuda à Manutenção de Faixa, Alerta de Manutenção de Faixa e Aviso de Colisão Frontal. O novo Fiesta alcançou uma classificação de segurança de 5 estrelas nos testes Euro NCAP, e integra recursos de segurança como sejam os airbags laterais concebidos para elevar o braço dos ocupantes para longe da zona de impacto, cintos nos bancos traseiros exteriores com limitadores e pré-tensores, e airbag do banco do passageiro da frente com desactivação para permitir a montagem de cadeiras de criança. >/> Conetividade e áudio O novo Fiesta Active oferece uma conectividade e áudio premium para ajudar os clientes a tirar o máximo partido das suas aventuras ao longo da estrada. O sistema de comunicação e entretenimento SYNC 3 da Ford permite aos condutores do Fiesta Active controlar os sistemas de áudio, de navegação e os smartphones conectados através de comandos de voz simples e de conversação normal. O sistema é compatível com Apple CarPlay e Android Auto, integrando ligação SYNC AppLink para activação vocal de uma gama de aplicações para smartphones. Do tipo tablet, os ecrãs tácteis flutuantes de 8 polegadas podem ser comandados por gestos de toque e de deslize. Acompanhando a tendência dos consumidores para uma cada vez maior utilização de dispositivos multimédia digitais portáteis, o Fiesta Active integra, de série, ligação Bluetooth e duas portas USB, mais um leitor de CD integrado disponível em opção. Independentemente da forma como acedem à sua música, os sistemas de som do Fiesta oferecem sempre uma elevada qualidade sonora, incluindo o Sistema de Som premium B&O PLAY. Exclusivos da gama global de veículos Ford, os novos sistemas B&O PLAY proporcionam uma excepcional experiência áudio, fruto dos altifalantes com calibrações e posicionamentos específicos em cada modelo. No caso do Fiesta Active, são 10 os altifalantes presentes, incluindo um subwoofer montado na bagageira e um altifalante central de médias frequências no topo do tablier, integrando o logótipo “B&O PLAY” em alumínio e uma grelha de radiação de som de desenho exclusivo. São 675 watts de potência total de amplificação, regulados por um Amplificador com Processador de Sinais Digital que controla a equalização e a mistura de áudio, incluindo o Som Surround disponível no sistema e que oferece uma sonoridade ainda mais rica e potente, independentemente do lugar em que os passageiros se sentem. >/> ? PREÇOS Gasolina 1.0 Active EcoBoost 85 cv – Desde 18.320 € 1.0 Active EcoBoost 100 cv – Desde 18. 777 € 1.0 Active+ EcoBoost 100 cv – Desde 20.201€ 1.0 Active+ EcoBoost 100 cv automático – Desde 21.784 € 1.0 Active+ EcoBoost 125 cv – Desde 20.900 € Diesel 1.5 TDCI 85 cv – Desde 21.844 € 1.5 Active+ TDCI 85 cv – Desde 23.471 € 1.5 Active+ TDCI 120 cv – Desde 24.395 € Automonitor »