• Apps na Play Store roubavam passwords do Facebook

    1 Julho 2020 >/>Investigadores descobriram mais uma série de apps na Play Store que se faziam passar por apps inofensivas, quando na verdade o seu propósito era roubarem a password de acesso ao Facebook.>A Google removeu 25 apps da Play Store, que investigadores de uma empresa de segurança francesa detectaram como sendo maliciosas e que >tentavam roubar a password do Facebook dos utilizadores. A táctica era relativamente simples, verificando se os utilizadores tinham aberto a app do Facebook recentemente, e fazendo surgir uma página de phishing no browser sobre ela, com o intuito dos utilizadores, ao tentarem regressar à app do Facebook, se deixassem enganar e fizessem o login na página de phishing que daria aos atacantes a sua password.>/>Entre estas apps estavam apps que se faziam passar por apps de lanterna, contadores de passos, editores de fotos e de vídeo, wallpapers, jogos, e outras. Eram apps que já acumulavam mais de 2 milhões de downloads no total, sendo que algumas delas já estavam na Play Store há mais de um ano.Embora este caso sirva - mais uma vez - para relembrar que o facto de uma app estar na Play Store não serve de garantia de que é segura, penso que servirá ainda mais para nos provar que não basta uma password para garantir a segurança no acesso a um qualquer site ou serviço. É imperativo que se utilizem métodos de autenticação 2-factor para fazer com que este tipo de ataques, assim como todo os outros que tenham como missão roubar passwords (keyloggers, brute-force, etc.) se tornem infrutíferos. >> >> >> Aberto até de Madrugada »

  • TikTok desaparece completamente da Play Store e App Store na Índia!

    30 Junho 2020 A ByteDance (proprietária da TikTok), cedeu à pressão do governo indiano e retirou voluntariamente a aplicação da Google Play Store e Apple App Store. Recentemente, a Índia começou a incentivar o desuso da TikTok, chegando criar uma lista de 59 apps por banir, onde a popular aplicação/rede social estava inclusa. Através do Twitter, a TikTok avisou os seus utilizadores do sucedido, indicando que para já vai suspendar a aplicação. Contudo, os diretores da TikTok irão reunir-se com membros do governo indiano para clarificar as suspeitas de espionagem, de forma a que possam restabelecer o funcionamento da app no território indiano. pic.twitter.com/0DZQ3Ucqcl — TikTok India (@TikTok_IN) 30 de junho de 2020 Pelos vistos, o governo indiano solicitou ao TikTok e às outras aplicações banidas que emitissem uma explicação, detalhando as políticas de dados e as suas intenções. Este esforço faz parte de uma tentativa de banir apps que possam ser prejudiciais à segurança nacional da Índia, de acordo com o seu governo. TikTok está bloqueado na Índia para já Quando a app desapareceu da Google Play Store e Apple App Store, utilizadores que já tinham a app instalada puderam continuar a fazer uso do TikTok. Contudo, pouco tempo depois, a app foi completamente bloqueada, onde os utilizadores recebem um aviso do bloqueio da app por parte do governo indiano. Assim sendo, para já o TikTok está completamente indisponível na Índia. A única forma de um utilizador indiano aceder à aplicação é através da utilização de uma VPN, que simule a ligação através de outro país, por servidores alternativos. Editores 4gnews recomendam: ATENÇÃO! Se tens a TikTok no teu smartphone desinstala-a já! É um malware e não uma rede social TikTok toma decisão que irá afetar a sua presença na Europa. Entende Google Fotos vai poupar recursos! Entende o que significa 4gnews »

  • TikTok toma decisão que irá afetar a sua presença na Europa. Entende

    30 Junho 2020 O TikTok e a sua empresa responsável Byte Dance, anunciou que irá transferir a gestão dos dados dos seus utilizadores europeus para as sucursais na Irlanda e no Reino Unido. Anteriormente, essa gestão era feita na sucursal dos Estados Unidos. Esta mudança vai ocorrer a partir do final de julho. A verdade é que o TikTok investiu fortemente em recursos no território europeu. A ByteDance possui mais de 1000 funcionários na Europa, onde a maioria está localizada na Irlanda e no Reino Unido. Inclusive, em Londres está localizado o escritório principal do TikTok e o segundo maior da empresa. No início do ano, foi comunicado que a empresa iria eventualmente construir um novo escritório em Dublin, na Irlanda. Este escritório iria manter cerca de 100 funcionários ativos. Contudo, a situação da pandemia mundial levou a que esses planos se mantenham em standby. TikTok continua a colecionar controvérsias A Índia, o país com mais transferências do TikTok, está a tentar banir a aplicação, devido a suspeitas de espionagem. Já nos Estados Unidos, a app foi banida de ser utilizada em equipamentos do governo. De facto, existem alguns indicadores suspeitos no TikTok, como a sua política de recolha de dados. Além disso, a app já se viu envolvida em controvérsias relativas à segurança de menores, que constituiu uma grande parte da sua base de utilizadores. A app está a provavelmente tentar reparar o seu estatuto social ao mudar a gestão de dados europeus para a Europa. Ainda assim, o TikTok é uma app extremamente popular, com cerca de mil milhões de utilizadores. Editores 4gnews recomendam: ATENÇÃO! Se tens a TikTok no teu smartphone desinstala-a já! É um malware e não uma rede social Google Fotos vai poupar recursos! Entende o que significa Google Fotos recebe botão que se apresenta tão simples quanto útil! 4gnews »