• Jorge Carlos Fonseca recebido pelo Papa

    17 Novembro 2019 >Jorge Carlos Fonseca foi recebido em audiência pelo Papa Francisco, no Vaticano. Beatificação do escravo Manuel e a deslocação do sumo pontífice ao arquipélago em agenda. >O Presidente da República de Cabo Verde foi recebido, no Vaticano, pelo Papa Francisco, numa audiência em que foi abordada a educação moral e religiosa Católica introduzida este ano nas escolas públicas do arquipélago.>A beatificação do escravo Manuel, de origem cabo-verdiana, e a possível visita do Papa Francisco ao país foram outros temas abordados no encontro com o pumo pontífice , como explicou numa entrevista concedida a Rádio Vaticano, Jorge Carlos Fonseca.>Jorge Carlos Fonseca disse que agradeceu, em nome de Cabo Verde, o trabalho “incansável e meritório” que o Papa Francisco tem feito para a promoção da Paz no Mundo.>Com a colaboração de Odair Santos, correpondente em Cabo Verde. RFI » Correio da Manhã »

  • Presidente de Cabo Verde recebido pelo Papa com beatificação de escravo na agenda

    16 Novembro 2019 Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, foi recebido pelo Papa Francisco, no Vaticano, numa audiência em que foi abordada a educação moral e religiosa e a beatificação do escravo Manuel. Observador »

  • Presidente angolano encontrou-se com Papa Francisco no Vaticano

    13 Novembro 2019 Audiência privada deu "especial atenção" aos esforços para o desenvolvimento e à manutenção da paz social. Renascença »

  • Presidente angolano satisfeito com audiência papal

    12 Novembro 2019 >O presidente angolano cumpre até esta quarta-feira uma deslocação de dois dias ao Vaticano. João Lourenço, que se avistou nesta terça com o Papa Francisco em audiência, admitiu à Rádio Vaticano ter recebido conselhos do Sumo Pontífice, enquanto líder da Igreja Católica e Chefe de Estado da Santa Sé: conselhos que assumiu acatar. >O presidente angolano elogiou a coragem do Papa na implementação de reformas na Igreja Católica assim que assumiu o cargo.>João Lourenço afirmou, em entrevista à Rádio Vaticano, ter abordado a questão religiosa em Angola, e não apenas da Igreja Católica.>O chefe de Estado de Angola teria dito ao Sumo Pontífice que num Estado laico como o seu a convivência dos católicos com as demais religiões era pacífica.>Lourenço alegou que o Papa se interessara também por Angola e pelo momento actual do país e afirmou-se satisfeito pela audiência que manteve com o sucessor de Pedro.>O Papa Francisco que teria dado conselhos ao presidente angolano, enquanto chefe de Estado do Vaticano e líder da Igreja Católica.>Conselhos que o presidente angolano prometeu acatar.>A Capela Sistina, a Biblioteca do Vaticano serão dois recintos a ser visitados nesta quarta-feira pelo presidente angolano que se desloca também à Basílica de Santa Maria Maior onde repousam os restos mortais de D. António Manuel Nvunda “Negrita” para aí depositar uma coroa de flores.>Trata-se da sepultura do primeiro embaixador do  Reino do Congo junto da Santa Sé.>Na audiência papal de João Lourenço os dois estadistas trocaram presentes: o presidente angolano tendo oferecido ao Papa uma tela "Mãe alegre" do artista nacional Guizef, nome artístico de Augusto Zeferino Guilherme.>Por seu lado o Sumo Pontífice ofereceu ao presidente de Angola um livro sobre São Martinho, bispo da cidade francesa de Tours que faleceu no ano 397.>Angola e a Santa Sé assinaram uma Concordata em Setembro passado, um acordo quadro onde Luanda reconhece a personalidade jurídica da Igreja católica e a titularidade dos seus imóveis no país.>O encontro entre os dois estadistas servia também para João Lourenço formalizar junto do Papa um convite para que este se desloque a Angola, em data por acertar, um país de tradição católica. RFI »

Títulos da Imprensa nas últimas 24h: