• Utilizas o Instagram, Facebook e outras redes sociais? Tens (mesmo) de ver este documentário na Netflix

    21 Setembro 2020 "O Dilema das Redes Sociais" é o nome do documentário que te vai deixar a ficar pensar na tua utilização de redes sociais como o Facebook, Instagram, Twitter ou até mesmo serviços Google. OA maior parte das pessoas tem uma clara ideia que as redes sociais as "espiam" de certa forma, porém, neste pequeno documentário que está na Netflix vais perceber de forma mais concreta como é que as coisas funcionam. O documentário sobre redes sociais que tens mesmo de ver The Social Dilemma | Official Trailer | Netflix É plenamente plausível que passes mais de 1.34h por dias nas redes sociais, assim sendo, hoje à noite aproveita para não deslizares no infinito e vê este documentário que te dará uma luz mais clara de como é que as tuas informações são usadas pelas gigantes tecnológicas. "Quando o produto é grátis, é porque tu és o produto". Uma frase que começa a ser mais banal do que devia. Contudo, é assim que funciona com as redes sociais neste momento. Facebook, Instagram e Redes Sociais são comparadas a drogas O documentário foi um pouco mais longe ao comparar as redes sociais com drogas. Isto porque a satisfação na utilização das redes sociais acaba por fazer com que o nosso cérebro liberte dopamina. Uma substância formada no cérebro que é também formada quando o Ser Humano consome drogas ou faz algo que lhe dá prazer. Redes sociais fazem dinheiro com os teus dados O documentário fala ainda como é que as redes sociais fazem dinheiro com as tuas informações. Ainda que não tenha abordado este assunto de forma muito profunda (que vai além daquilo que foi falado), o documentário não falhou ao conseguir transmitir a mensagem a quem não percebe o que se passa. Em suma, este é um documentário obrigatório se utilizas redes sociais ou então tens filhos que começam a suplicar para terem um perfil nestas redes. Editores 4gnews recomendam: WhatsApp: a funcionalidade que todos esperam está prestes a chegar! Xiaomi Mi 10T Lite: prepara-te para o novo smartphone com um preço que te vai conquistar! PS5: imagens reais mostram que a nova consola é bem maior do que se pensava! 4gnews »

  • O dilema das redes sociais

    20 Setembro 2020 >/>O The Social Dilemma é um documentário da Netflix que se foca nos perigos das redes socais e que está a gerar alguma polémica.>O documentário conta com a participação de alguns nomes sonantes no sector tecnológico, pessoas que estiveram envolvidas na criação de alguns dos serviços mais populares da actualidade, e de coisas como o botão de "Like" do Facebook, o scroll infinito, e muitas outras coisas. Mas o que têm em comum é darem um sinal de alerta para os grandes perigos das redes sociais, nos seus moldes actuais, na destruição da própria sociedade e democracia.O documentário pinta um cenário negro, de como as redes sociais e outros serviços online, empregam todo o tipo de tácticas psicológicas para nos manterem agarrados aos computadores e smartphones, competindo por cada segundo da nossa atenção como forma de nos impingirem publicidade. É algo que é apresentado de forma gráfica e explícita (e até divertida, não fosse o caso de ser um assunto sério) mediante a representação destes sistemas através de três versões miniaturas de cada pessoa, que vão analisando o comportamento e escolhendo as tácticas que pensam ser mais eficazes.>Um dos problemas apontados no documentário, é que actualmente esse controlo já escapa às pessoas que criaram os próprios sistemas, já que o recurso aos sistemas A.I. e de Machine Learning faz com que sejam as próprias máquinas a aprenderem e aprimorarem as suas próprias tácticas, incessantemente estudando o que gera melhores resultados - pessoas mais tempo a olhar para o smartphone, que se traduz em mais lucros com publicidade - a escalas que serão incompreensíveis para as mentes humanas.Cá fora, as críticas ao documentário centram-se no facto de ser apresentada apenas um lado da questão, a de um cenário apocalíptico, sem apresentar vozes discordantes. O mais próximo que disso se chega é quando em breves momentos é referido que as redes sociais também permitiram / permitem muitas coisas boas; mas não sendo isso que é explorado.Pessoalmente, acho que o documentário, mesmo focando-se apenas num lado da questão, está bem estruturado para o propósito a que se destinava: o de alertar as pessoas e dar-lhes a conhecer um pouco daquilo que se passa nos bastidores dos serviços que utilizamos diariamente.Não será preciso ser radical ao ponto de abandonar as redes sociais e deixar de utilizar a internet; mas será recomendável (e saudável), estar consciente das técnicas e tácticas que são utilizadas por estes serviços - tal como é conveniente estar informado das técnicas de marketing que nos tentam empurrar para certas marcas ou produtos nas lojas que visitamos.Se tiverem oportunidade, espreitem este The Social Dilemma. No pior caso apenas ficam a saber aquilo que já sabiam, no melhor caso poderão passar a olhar para as redes sociais com um olhar mais crítico. >> >> >> Aberto até de Madrugada »