• Microsoft adquire fornecimento de energia eólica durante 15 anos

    12 Outubro 2017 Além do fornecimento de energia, a General Electric comunicou que vai trabalhar em parceria com a Microsoft para criar uma forma mais eficiente de armazenar e distribuir energia eólica. Mais Tecnologia »

  • Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico abre amanhã

    12 Outubro 2017 />Ver e experimentar automóveis equipados com motores híbridos ou elétricos é a proposta do evento que abre as portas, nesta sexta-feira, na Alfândega do Porto. Porto.pt »

  • Investigadores apresentam bateria cem vezes mais barata e que armazena o dobro de energia

    11 Outubro 2017 O armazenamento de energia, um dos maiores problemas das renováveis, pode ser facilitado com uma bateria de enxofre, ar, água e sal cem vezes mais... ZAP »

  • Veículos eléctricos vão poder abastecer nas universidades a partir do próximo ano

    11 Outubro 2017 O Governo vai estender o investimento até agora realizado para a instalação de estações de carregamento de veículos eléctricos às universidades e, possivelmente, aos institutos politécnicos a partir de 2018./> Público »

  • Edíficios vão ser obrigados a ter postos de carregamento de veículos elétricos

    11 Outubro 2017 O Governo revelou o seu projeto de grandes opções do plano (GOP) para 2018 e introduziu uma nova meta relativa à obrigatoriedade de instalação de postos de recarregamento de veículos elétricos em todos os novos edifícios.  Mais Tecnologia »

  • BMW X2 apanhado praticamente no formato final

    11 Outubro 2017 >/>O site AutoExpress revelou as primeiras imagens do novo BMW X2 praticamente no formato final. >/> O SUV, que ainda surge com alguma (mínima) camuflagem, deverá ser apresentado ainda este ano nos EUA no Salão de Los Angeles - ou no Salão de Detroit do princípio de 2018. O novo modelo alemão deverá partilhar a sua plataforma de tração dianteira UKL e linha de motores com o X1, Série 2 Active Tourer e com o Mini Countryman. As versões mais potentes deverão contar com tração integral xDrive. No topo estará a versão X2 M25i com um motor 2.0 de quatro cilindros. >/> O site britânico revela que o novo SUV contará com um volante de três raios, um comando iDrive, assim como um sistema de infoentretenimento e saídas da climatização similares aos do X1. Automonitor »

  • Novo e luxuoso Range Rover disponível a partir dos 131.800€

    11 Outubro 2017 >/>? >A tecnologia atual inspirou o próximo passo no Range Rover: um motor híbrido plug-in com um motor elétrico e um a gasolina que disponibiliza luxo sustentável graças a níveis inigualáveis de eficiência e capacidade que complementam o seu requinte e atração. O seu design exterior evoluiu em conjunto com o conforto acrescido no habitáculo implementando novas tecnologias, tudo ao serviço dos clientes. >>/> >No entanto, são as funções que aumentam o conforto que revolucionam a experiência a bordo para condutores e passageiros. Os bancos dianteiros disponibilizam uma configuração com 24 ajustes graças à nova estrutura, com espuma mais espessa a abundante, complementados pelos apoios de braços aquecidos. Na traseira, o habitáculo foi completamente redesenhado. A configuração dos seus bancos cria um santuário de paz para os passageiros sem sacrificar o espaço de carga na bagageira. >Se os passageiros necessitam de trabalhar durante a viagem, podem beneficiar dos 17 pontos de ligação disponíveis, incluindo tomadas de 230 V, fichas USB e HDMI e fichas de 12 V. Os oito pontos de acesso Wi-Fi 4G e soluções de armazenamento convenientes são também práticos para viajantes em trabalho. O habitáculo convida a descontrair com bancos de luxo que disponibilizam 25 programas de massagem graças à tecnologia de massagem Hot Stone das costas. >Os bancos são mais largos e macios, proporcionando um conforto sumptuoso. Podem ser reclinados até 40 graus para tirar o máximo partido do espaço para pernas adicional de 186 mm (total de 1.206 mm) e podem ser controlados através de um botão. Este conforto exemplar vai ainda mais longe: os bancos são climatizados (aquecimento/refrigeração), e os apoios de braços, apoios de pés e apoios para pernas são, agora, aquecidos. Em complemento, para desfrutar de conforto e personalização adicionais, todas as funções dos bancos podem ser controlados, tanto diretamente no veículo como remotamente, através de uma aplicação para smartphone. >"Os nossos clientes são claros sobre o que esperam do novo Range Rover. Pedem-nos para não fazer mudanças, mas para o melhorar. Portanto, atualizámos o nosso SUV topo de gama. Após quase 50 anos, a quarta geração do Range Rover é a melhor de sempre, assegurando que os clientes mais exigentes do mundo irão, sem dúvida, selecionar o verdadeiro SUV de luxo”, afirma Gerry McGovern, Chief Design Officer da Land Rover. >A integração perfeita do mais avançado sistema de informação e entretenimento de sempre da Jaguar Land Rover até aumentou a elegância do seu habitáculo. Touch Pro Duo, com o nome de código "Blade", conjuga dois ecrãs tácteis de alta definição de 10 polegadas na consola central que funcionam em harmonia perfeita. A informação pode ser transferida de um ecrã para outro, proporcionando um design muito intuitivo e de utilização fácil para uma funcionalidade sem paralelo. >Após a introdução do novo veículo híbrido elétrico plug-in Range Rover Sport na semana passada, a Jaguar Land Rover continua a sua transição de ICE para ACE, ou seja, a passagem de motores convencionais de combustão interna para veículos elétricos e autónomos ligados. >>/> >O novo e eficiente Range Rover P400e proporciona uma performance sustentável, conjugando um motor Ingenium 2,0 litros a gasolina de quatro cilindros e 300 CV (221 kW) com um motor elétrico de 116 CV (85 kW). A potência total de 404 CV (297 kW) (disponibilizada através do sistema de tração integral permanente) permite acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,4 segundos e atingir uma velocidade máxima de 220 km/h. >Com um binário impressionante de 640 Nm, o novo híbrido conjuga performance dinâmica com o requinte, conforto e capacidade tradicionais Range Rover. >Em virtude do seu motor eletrificado, o Range Rover P400e permite emissões de apenas 64 g/km no ciclo combinado NEDC e proporciona uma autonomia em modo integralmente elétrico de até 51 km sem utilização do motor a gasolina. Pela primeira vez, os clientes que selecionem o SUV topo de gama da Land Rover podem desfrutar de uma condução sem emissões. >O P400e proporciona um funcionamento silencioso com capacidades fora de estrada extraordinárias, além de permitir acesso a zonas com restrições de qualidade do ar, incluindo a maioria das zonas com taxa de congestionamento. >Os proprietários do novo modelo híbrido plug-in poderão selecionar dois modos de condução: >Modo Híbrido Paralelo (o modo de condução normal): condução utilizando os motores a gasolina e elétrico. O condutor pode otimizar a carga da bateria ou o consumo de combustível utilizando uma das duas funções de gestão de carga: >Função SAVE: impede que a carga da bateria desça abaixo de um nível previamente selecionado. >Função Predictive Energy Optimisation (PEO): a introdução de um destino no sistema de navegação ativa o sistema, o qual utiliza informação de altitude integrada no GPS para o percurso selecionado para conjugar de forma inteligente o motor elétrico e o motor a gasolina e, assim, otimizar o consumo de combustível. >Modo EV (Veículo elétrico): permite ao veículo funcionar exclusivamente com o motor elétrico utilizando a energia armazenada na bateria, a solução ideal para condução silenciosa e sem emissões. >/> >A precisão e controlo do motor proporcionam uma condução sem esforço em todas as condições e todos os terrenos. A tecnologia Land Rover Terrain Response 2 incorpora uma calibração exclusiva para distribuir de forma inteligente e precisa o binário do motor elétrico, que, em virtude do seu modo de funcionamento, não tem velocidade de ralenti e disponibiliza o binário máximo desde o arranque, entre as quatro rodas. Isto proporciona um controlo superior nas manobras fora de estrada a velocidade reduzida, confirmando as qualidades excecionais inerentes do Range Rover. >"O novo Range Rover elevou nosso SUV de luxo a um novo patamar, graças ao seu requinte superior, luxo e capacidade fora de estrada. O novo motor de veículos híbridos elétricos plug-in é mais do que uma solução sem compromissos. Baseia-se nas tradições do nosso SUV topo de gama e proporciona maior requinte e conforto com uma performance e eficiência impressionantes", afirmou Nick Collins, Vehicle Line Director da Jaguar Land Rover. >Quando for necessário carregamento completo da bateria de iões de lítio de alta tensão de 13,1 kWh em casa, o tempo de carregamento é de apenas 2 horas e 45 minutos utilizando um ponto de carregamento específico de 32 A. A bateria pode ser integralmente carregada em 7 horas e 30 minutos utilizando o cabo de carregamento de 10 A, incorporado como equipamento de série. A bateria do Range Rover tem uma garantia de oitos anos, 160.000 km e um 70 por cento de condição de utilização. >O motor Ingenium 2,0 litros a gasolina do Range Rover é instalado longitudinalmente e o motor elétrico de 85 kW está instalado na caixa automática ZF de oito velocidades localizada no centro do veículo, em conjunto com o carregador a bordo de 7 kW. O ponto de acesso ao cabo foi incorporado na dianteira do veículo, enquanto a bateria de iões de lítio com células prismáticas foi instalada na traseira, sob o piso da bagageira. O P400e encontra-se disponível tanto na versão com carroçaria SWB como na LWB. >O novo Range Rover foi maximizado com tecnologias adicionais para maior conforto e conveniência: >Cortina com acionamento por gestos: pode ser aberta e fechada com um sistema avançado de controlo por gestos que identifica o movimento da mão do ocupante. É necessário apenas um simples movimento da mão para trás à frente do espelho retrovisor para abrir e um movimento para a frente para fechar. >Ionização do ar do habitáculo: utiliza nanopartículas carregadas com água para limpar e purificar o ar, para maior bem-estar dos passageiros. >Faróis em LED Pixel Laser: utilizando tecnologia avançada, disponibilizam maior luminosidade e, de forma inteligente, desligam automaticamente uma secção dos LEDs para evitar encandear os outros condutores >Activity Key: permite aos proprietários trancar e destrancar o veículo sem necessidade de transportar uma chave. >/> >Para desfrutar do luxo e performance personalizados do Range Rover na sua vertente mais dinâmica, os clientes podem deliciar-se com o novo modelo SVAutobiography Dynamic: o Range Rover mais potente de sempre. A potência do seu motor V8 Supercharged a gasolina é de até 565 CV (um aumento de 15 CV), permitindo uma aceleração de 0 a 100 km em apenas 5,4 segundos. Nas revisões atraentes de design incluem-se uma rede exclusiva Graphite Atlas com detalhes cromados na grelha dianteira e um para-choques traseiro revisto com ponteiras de escape metálicas integradas. > >Motor >Potência (CV) >Binário (Nm) >CO2 (g/km) >3.0 TDV6 >258 >600 >182 >4.4 SDV8 >339 >740 >219 >Veículo híbrido elétrico plug-in 2.0 Si4 (P400e) >404 >640 >64 >3.0 V6 Supercharged >340 >450 >248 >5.0 V8 Supercharged >525 >625 >294 >5.0 V8 Supercharged SV-Autobiography Dynamic >565 >700 >294 >Após a incorporação do P400e, o motor diesel SDV6 já não se encontra disponível. No entanto, continua disponível a possibilidade de opção entre dois motores diesel: potente motor 3.0 litros de 258 CV e o potente SDV8 de 4.4 litros e 339 CV. >Estão à altura do motor 5.0 V8 Supercharged a gasolina de última geração, que disponibiliza uma performance superior e um aumento de 510 CV para 525 CV, e o motor 3.0 V6 Supercharged a gasolina com uma potência de 340 CV e 450 Nm de binário. >Concebido e desenvolvido pela Jaguar Land Rover no Reino Unido, o novo Range Rover será produzido nas instalações de produção da empresa em Solihull e encontra-se agora disponível para encomenda. As primeiras entregas serão realizadas até ao final de 2017. >Para informação mais detalhada, aceda ao site da marca: www.landrover.com Automonitor »

  • Toshiba revela bateria capaz de carregar em 6 minutos

    11 Outubro 2017 >/>A Toshiba revelou uma nova bateria para veículos elétricos capaz de carregar em apenas 6 minutos para uma autonomia de 320 quilómetros. >/> A bateria continua a ser de iões de lítio, mas um dos elétrodos passa a ser feito com óxido de titânio e nióbio, o que permite duplicar a capacidade de armazenamento. A Toshiba assegura que os novos componentes melhoram a eficiência em ambientes frios e mantêm uma capacidade de carga de 90% após 5000 ciclos. ? A Toshiba pretende começar a instalar a nova bateria em novos automóveis elétricos a partir de 2019. Automonitor »

  • Jaguar Land Rover constrói a cozinha ideal de Jamie Oliver

    10 Outubro 2017 >/>O chef e estrela de televisão Jamie Oliver e a Jaguar Land Rover criaram o último grito em cozinhas sobre rodas para destacar a versatilidade do Land Rover Discovery. O SUV familiar personalizado de Jamie possui inúmeros utensílios de cozinha: uma panela, uma churrasqueira, uma máquina para fazer gelados e um dispensador de azeite. O veículo também bate manteiga durante a condução. >/> O departamento Special Vehicle Operations (SVO) da Jaguar Land Rover trabalhou em conjunto com Jamie, admirador e cliente da Land Rover, para dar vida à sua criatividade. O resultado foi excecional: o único Discovery do mundo que tem uma torradeira na consola central e um assador que é acionado através do seletor de potência. Conta igualmente com outras características engenhosas, como é o caso da panela situada ao lado do motor, uma máquina para fazer esparguete, uma placa de gaz, uma mesa para comer e uma bancada desdobrável. Possui também um jardim de ervas aromáticas e um suporte para especiarias nas janelas traseiras. Jamie Oliver refere: "O desafio que coloquei à Land Rover foi enorme: criar o último grito em cozinhas sobre rodas. Sonhei alto e fiz muitos pedidos, mas o que fizeram deixaram-se sem palavras. Nunca pensei que fossem capazes de colocar uma panela ao lado do motor, ou um dispensador de azeite na mala, mas fizeram-no. O resultado é um Discovery incrível que se adapta perfeitamente à minha família; estamos encantados. Esta criação excecional faz com que possamos levar as nossas aventuras culinárias ainda mais longe.” >/> A equipa SVO está orgulhosa por ter conseguido o impossível e radiante por ter dado vida às ideias de Jamie. David Fairbairn, Head of Bespoke do departamento SVO, refere: "Como equipa, nunca pensámos que nos pedissem para fabricar rodas que batessem manteiga, pelo que trabalhar com Jamie para dar vida às suas ideias foi bastante divertido. Queria ultrapassar os limites do possível com este veículo versátil e a equipa apostou tudo neste desafio.” “O Discovery faz com que o dia-a-dia dos seus condutores seja uma aventura constante e este veículo especial vai permitir que Jamie e a sua família preparem as suas refeições especiais em qualquer lugar. A equipa SOV criou a equipa de Bespoke para compreender na perfeição as necessidades dos clientes mais exigentes e personalizar os veículos para os adaptar ao seu estilo de vida”, acrescenta o responsável. >/> O versátil Discovery de sete lugares, com cerca de 2.500 litros de espaço de carga e armazenamento inteligente para guardar o básico de uma família do século XXI, era o veículo perfeito a utilizar pela SOV. Tem espaço para um lava-louças de alumínio personalizado, uma televisão de ecrã plano e uma bancada de cozinha desdobrável que também serve de mesa para as refeições. Alguns toques adicionais como um local para guardar especiarias, um almofariz personalizado e uma churrasqueira Land Rover são alguns dos utensílios incorporados. O programa de três partes do canal Food Tube de Jamie vai descrever o processo de construção e revelar como cozinha para a sua família com o novo Discovery personalizado. O primeiro episódio foi para o ar no dia 5 de outubro. >/> ? >Características >Especificações >Resumo e Localização >Panela >Capacidade de 4,7 litros >Instalada no compartimento do motor >Jardim de ervas aromáticas frescas >Capacidade para 8 ervas aromáticas >Acesso exterior personalizado: Janela traseira direita >Suporte para especiarias >11 frascos para especiarias >Acesso exterior personalizado: Janela traseira esquerda >Caixa para especiarias >5 frascos adicionais para especiarias picantes >Instalado na bancada removível >Dispensador de azeite e vinagre >500 ml cada >Dispensadores de alavanca (através dos intermitentes) instalados na porta da bagageira >Bancada de cozinha desdobrável e removível >metros de largura e 1,5 metros de altura, 2 placas de gaz e lava-louça >Caixilho de alumínio com superfície chapeada e com cobertura de couro >Ecrã de televisão de cine removível >Televisão com ecrã plano de 40 polegadas com conectividade >Instalada na zona de la bancada removível >Entrada HDMI/WiFi/USB >Moinho de sal e pimenta >Seleções adaptadas à manete das mudanças PRNDL(s): P = Pimenta, S = Sal, N = Nada >Desenvolvido a partir da manete das mudanças do veículo >Manteigueira >3 manteigueiras de 5 litros cada >Carcaça de alumínio mecanizada instalada nas rodas, recetáculo imóvel com contrapeso e alavanca ligada às porcas da roda >Geladeira >1 frasco com 5 litros de capacidade >Carcaça de alumínio mecanizada instalada nas rodas, recetáculo imóvel com contrapeso e alavanca ligada às porcas da roda >Torradeira >Capacidade para duas fatias >Torradeira instalada na consola central >Armazenamento de marmelada >3 frascos e 1 faca >Armazenamento da marmelada atrás do climatizador >Assador e cortador de esparguete >Extensível até 1,6 metros >Assador e cortador de esparguete instalados na parte dianteira por trás da placa da Land Rover, com capacidade para 3 frangos médios ou 1 peru / perna de borrego / leitão >`Pistão´ e almofariz personalizado >150 mm de altura x 76 mm >diâmetro >Acessório de cozinha solto, feito em alumínio e almofariz com pilão >Churrasqueira Land Rover personalizada >Grelha amovível dupla que se deve montar numa mesa de metal rebatível >Acessório de cozinha solto com suporte para grelha inspirado numa grelha da Land Rover, dentro de um bidão modificado modelo jerrican de 25 litros > ? [embed]https://www.youtube.com/watch?v=ey1OdOa1LFE[/embed] Automonitor »

  • Novo Range Rover Sport numa corrida radical extrema em alto mar

    9 Outubro 2017 >/>O novo Range Rover Sport foi apresentado numa corrida radical contra dois nadadores especialistas em águas abertas. Para tal, teve de atravessar a praia batida pelas ondas até Burgh Island, à qual normalmente só se pode aceder durante a maré baixa. >/> Este percurso exigente é um último desafio que o Range Rover Sport teve pela frente, veículo que já bateu vários recordes, como subir o Pikes Peak, atravessar o deserto de Rub al-Jali na península arábica, além de superar o grande desafio do esqui alpino no passado ano. A duas-vezes campeã do mundo de natação de águas abertas Keri-anne Payne e o atleta de resistência Ross Edgley lançaram-se à água enquanto o Range Rover Sport enfrentava os caminhos de areia macia da maré baixa e enfrentava as ondas durante um trajeto de 14 km, desde Bantham Beach até Burgh Island, em South Devon (Reino Unido). >/> A equipa de nadadores tinha pela frente um percurso difícil de 1,5 km em águas agitadas. Por seu lado, o novo Range Rover Sport P400e com motor elétrico e a gasolina teve que enfrentar os caminhos inundados pela subida da maré e usou o seu modo EV para atravessar quase em silêncio total as pequenas aldeias que ia surgindo ao longo do percurso. O SUV de alto rendimento chegou à praia antes da maré cobrir a areia que une Burgh Island à terra firme, o que permitiu testar a capacidade de passagem a vau do Range Rover Sport e vencer os nadadores mesmo em cima da meta. A nadadora olímpica de águas abertas Keri-anne Payne, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 2008, referiu: "Já viajei por todo o mundo em competição, mas nunca tinha feito nada assim. O mar estava picado, o que me obrigou a esforçar ao máximo para manter-me à frente do Range Rover Sport. A verdade é que não é a imagem que costumo ver quando olho para trás durante as provas.” O atleta aventureiro Ross Edgley, comentou: "Estou habituado aos desafios mais radicais e esta experiência pode, sem dúvida, incluir-se nessa categoria. As ondas estavam tão fortes que podia ver como abanavam o Range Rover Sport, mas consegui contornar a maré e atravessar a praia até Burgh Island.” O Range Rover Sport vencedor encontra-se plug in (PHEV), que faz com que a versão P400e tenha uma autonomia no modo EV de 51 km, um consumo de combustível de 2,8 l/100 km e emissões de CO2 de 64 g/km. O Range Rover Sport P400e é o primeiro modelo que utiliza a mais recente tecnologia de veículo híbrido plug in da Land Rover, que combina um motor elétrico de 85 kW (116 CV) e um motor a gasolina Ingenium Si4 2.0 de 300 CV (221 kW) para produzir 404 CV (297 kW) e um binómio de 640 Nm.1 "Apenas um Land Rover poderia unir o rendimento sustentável eletrificado com a enorme capacidade que permite vencer dois nadadores especialistas em águas abertas. A introdução da mais recente tecnologia nos veículos elétricos híbridos de carregamento em tomada faz com que o Range Rover Sport seja ainda mais apelativo. Silencioso no modo EV, confere um novo nível de serenidade à experiência de condução e a transição entre as energias combinadas é perfeita, conseguindo um aumento de rendimento apaixonante numa gama alta”, refere Nick Collins, Vehicle Line Director da Jaguar Land Rover. >/> O sistema inteligente Terrain Response 2 da Land Rover otimiza a capacidade todo-o-terreno para conseguir um nível máximo de tração em qualquer superfície, uma vez que configura automaticamente o veículo adaptando-o às mais diversas condições de condução. O motor elétrico do novo modelo P400e, permite uma gestão do binómio ainda mais precisa e transforma o Range Rover Sport num SUV de alto rendimento e com excelentes prestações. O Range Rover Sport, desenhado, desenvolvido e fabricado no Reino Unido, já vendeu mais de 732 mil unidades desde a sua apresentação em 2004. Desde essa data, a sua combinação de requinte e rendimento sem igual já marcou presença na televisão e em filmes de todo o mundo. Desenhado e desenvolvido no centro de fabrico da Jaguar Land Rover no Reino Unido, o novo Range Rover Sport será produzido na fábrica de Solihull, e já se encontra disponível para encomendas, chegando ao mercado português no início de 2018. Já pode ser encomendado nos concessionários da Land Rover, com um PVP a partir de 86.324,62€. Automonitor »