Notícias do dia 24 de Janeiro de 2013

    • 24 de Janeiro de 2013

      Pescaria da sardinha portuguesa recuperou certificação internacional

      A pescaria da sardinha em Portugal recuperou a certificação internacional concedida pelo Marine Stewardship Council [MSC, Conselho de Administração Marinho], anunciou, esta quinta-feira, aquela instituição. Jornal de Notícias »

    • 24 de Janeiro de 2013

      PGR não vai pedir fiscalização da constitucionalidade do Orçamento

      ''A Procuradora-Geral da República considerou não ser adequado usar do poder conferido pela alínea e) do n.º 2 do artigo 281.º da Constituição da República Portuguesa, pelo que não requereu a fiscalização sucessiva, abstracta, da constitucionalidade da lei do OE de 2013'', refere uma nota da PGR em resposta a uma pergunta da agência Lusa. Sol »

    • 24 de Janeiro de 2013

      Liga Zon Sagres: Benfica com exame difícil em Braga, FC Porto à espreita

      Com 'águias' e 'dragões' em igualdade pontual na frente após 15 jornadas, é cada vez maior o braço de ferro entre os dois, destacados em relação ao grupo de seguidores e quase proibidos de perderem pontos em terreno alheio na luta 'taco-a-taco' pelo título. Futebol 365 »

    • 24 de Janeiro de 2013

      Cavaco promulgou diploma sobre pagamento de subsídios em duodécimos no privado

      Presidente da República promulgou diploma sobre pagamento de subsídios de férias e de Natal em duodécimos no privado, informa o Jornal de Negócios. Os trabalhadores têm a partir de agora cinco dias para decidir se preferem outra forma de pagamento. iOnline »

    • 24 de Janeiro de 2013

      Número de trabalhadores portugueses em Espanha cai 12,2%

      O número de portugueses a trabalhar em Espanha caiu 12,2% em 2012, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pelo Ministério do Emprego e Segurança Social espanhol. Regista-se assim o quarto e mais grave ano de descidas consecutivas. Contas feitas, nos últimos quatro anos, o número de trabalhadores portugueses em Espanha caiu cercade 50%. Público »

    • 24 de Janeiro de 2013

      Galegos juntam-se a lóbi contra as portagens

      Os empresários da Galiza juntam a sua voz à dos autarcas do Norte contra a introdução de mais portagens nas antigas scut. Autarquias desdobram-se em moções de protesto. Eixo Atlântico debate questão Jornal de Notícias »

    • 24 de Janeiro de 2013

      Cientistas desenvolvem novo tipo de clara de ovo

      Investigadores do Conselho Superior de Investigações Cientificas espanhol (CSIC) patentearam um novo produto derivado da clara do ovo que proporciona uma espuma mais esponjosa, brilhante, ligeira, uniforme e mais maleável para aplicação na alta cozinha.O produto foi apresentado ontem pelos chefs espanhóis Mario Sandoval e Francisco Torreblanca (pasteleiro) no último dia do Madrid Fusión, festival que divulga as mais recentes tendências da gastronomia. Ciência Hoje »

    • 24 de Janeiro de 2013

      Governo adia privatização da RTP e prepara 30 milhões para despedimentos

      O Executivo decidiu adiar a privatização da RTP e conceder ao ministro Miguel Relvas o mandato de reestruturar a estação, avançou ao ''Expresso'' fonte oficial do Governo. O Executivo terá 30 milhões de euros para despedimentos no canal público. Jornal de Negócios »

    • 24 de Janeiro de 2013

      Nunca a prestação para a casa foi tão barata

      O Instituto Nacional de Estatística (INE) revela que, depois de um ano em queda, taxa de juro implícita caiu para 1,6% em Dezembro. Em 2011, no período homólogo, a taxa era de 2,7%. Renascença »

    • 24 de Janeiro de 2013

      António Borges defende fim da austeridade e aposta no crescimento

      O consultor do Governo para as privatizações acredita que Portugal já cumpriu os seus deveres, e que não precisa de aplicar mais medidas de austeridade. O risco de falência já desapareceu e por isso a economia está ''equilibrada''. Dinheiro Vivo »

    • 24 de Janeiro de 2013

      Coautor de estudo do FMI sobre Portugal suspeito de fraude

      O vice-presidente da Fundação Ideas, vinculada ao PSOE, demitiu o diretor da instituição, Carlos Mulas Granados - um dos coautores do estudo do FMI sobre Portugal -, depois de comprovar que recebeu por trabalhos que assinou com um pseudónimo. Jornal de Notícias »

    • 24 de Janeiro de 2013

      Despesa fica 1.622 milhões abaixo do estimado em 2012

      No caso das outras despesas correntes, a poupança extra chegou de medidas de contenção adicionais que foram tomadas ao longo do ano, em especial na Educação. Renascença »

    • 24 de Janeiro de 2013

      Tablets podem ser úteis ao desenvolvimento dos bebés

      A utilização de tablets visuais e táteis por crianças menores de dois anos pode ser útil ao seu desenvolvimento, desde que por períodos curtos e com acompanhamento, defende um parecer da Academia das Ciências de França. Diário de Notícias »

    • 24 de Janeiro de 2013

      Goldman Sachs e Shell galardoados com ''prémios da vergonha'' 2013

      Os prémios são entregues anualmente à margem do Fórum Económico Mundial de Davos a empresas acusadas de ''violação dos direitos humanos'' e de ''crimes ambientais particularmente graves''. iOnline »

    • 24 de Janeiro de 2013

      Tame Impala e Twin Shadow no Optimus Alive'13

      Banda australiana, que em 2012 lançou o aplaudido Lonerism , e cantor de origem dominicana confirmados no Passeio Marítimo de Algés. Blitz »

    • 24 de Janeiro de 2013

      Jovens construíram iglu no centro da cidade da Guarda

      Um grupo de jovens aproveitou a abundância de neve na Guarda e construiu um iglu (abrigo típico das zonas de frio extremo), no principal largo da cidade. Diário de Notícias »

    • 24 de Janeiro de 2013

      Povoação das Ilhas Salomão matou 700 golfinhos devido a disputa económica com ONG

      Os habitantes de Fanalei atuaram em represália contra a Organização Não Governamental norte-americana Earth Island Institute alegadamente por esta não ter cumprido o pagamento de uma elevada soma de dinheiro em troca do abandono das práticas tradicionais de caça aos golfinhos. iOnline »

    • 24 de Janeiro de 2013

      Nova diretora de Serralves quer tornar coleção do museu mais visível

      A nova diretora afirmou estar interessada em continuar o trabalho dos seus predecessores, ''para apresentar aos muitos públicos de Serralves uma programação de qualidade mundial'' que ''promova a criatividade, as ideias e as perspetivas de artistas, pensadores e produtores culturais de Portugal e de todo o mundo''. Jornal de Notícias »