Notícias do dia 05 de Janeiro de 2013

    • 05 de Janeiro de 2013

      Baptista da Silva: Até na prisão cometeu um crime

      Artur Baptista da Silva, o homem que ludibriou jornais e televisões nas últimas semanas, marcando a agenda do final de 2012, passou a vida a desafiar a justiça. A tal ponto que até numa das suas inúmeras estadas nas prisões portuguesas conseguiu cometer um crime, apurou o SOL. Aconteceu no Estabelecimento Prisional de Lisboa (EPL), em 1996, quando cumpria pena por burla, pela emissão de um cheque sem cobertura. Sol »

    • 05 de Janeiro de 2013

      Apple pode lançar "iPhone mini" para competir com a Samsung

      A Samsung Electronics aumentará a sua vantagem sobre a Apple na venda de smartphones durante este ano, um aumento que se estima que seja de 35%, de acordo com os dados da Strategy Analytics. Perante as tendências do mercado, a Apple poderá vir a lançar um iPhone de dimensões reduzidas e mais económico para conseguir competir no setor dos smartphones de gama baixa. Poweruser »

    • 05 de Janeiro de 2013

      Filha mais velha pode ditar o fim de Hugo Chávez

      Rosa Virginia, que tem acompanhado o pai desde o início do tratamento na clínica Cimeq, é quem tem a competência legal para tomar as decisões que afetem o futuro do progenitor, nomeadamente pedir aos médicos que desliguem o ventilador. Sábado »

    • 05 de Janeiro de 2013

      Atum gigante arrematado por valor recorde de 1,38 milhões no Japão

      Um atum rabilho gigante foi arrematado hoje por um valor recorde de 155,4 milhões de ienes (1,38 milhões de euros), naquele que foi o primeiro leilão do ano do mercado de peixe Tsukiji, no Japão. Sol »

    • 05 de Janeiro de 2013

      Portugal: Risco abaixo de 29% e juros abaixo de 7%

      Na primeira semana do novo ano, Portugal desceu para o penúltimo lugar do grupo de 10 economias com maior risco de incumprimento. Chegou a estar, durante o dia, em 10º, na porta de saída. Os juros da dívida a dez anos fecharam em 6,3%. Expresso »

    • 05 de Janeiro de 2013

      Local Handcrafted Wines: Cinco vinhos, um nome

      Vasco Magalhães, 31 anos, conhece bem os grupos de partilha de carros no Facebook. Depois de ter registado a marca e o projeto Local Handcrafted Wines, esta foi mais uma forma que encontrou para controlar custos. Dividiu o mapa de Portugal de Norte a Sul, com o amigo Manuel Rodrigues (que conheceu quando ambos trabalhavam na Sogrape), e traçaram juntos a estratégia: Vasco promove os vinhos Verdes que produz nas regiões do Grande Porto, Grande Lisboa e Algarve. Manuel ficou responsável pelas regiões Norte e Centro do país. Só que, desde agosto, além da marca de vinho Verde, o gestor de marketing teve de aprender a promover mais quatro produtores. Dinheiro Vivo »

    • 05 de Janeiro de 2013

      Eletricidade e gás: Guia para o mercado livre e como mudar de fornecedor

      As tarifas reguladas - aquelas que todos os anos eram fixadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) - acabaram a 1 de janeiro e foram substituídas por tarifas transitórias que são, respetivamente, 2,8% e 2,5% mais caras. A alternativa é mesmo passar para o mercado livre, onde são as empresas como a EDP, a Galp ou a espanhola Endesa a definir os preços, que serão mais baixos que os das tarifas transitórias. Para isso, tem de mudar de operador, mesmo se se quiser manter na EDP, mas tem até ao fim de 2015 para o fazer. O Dinheiro Vivo explica-lhe como tudo vai funcionar. Dinheiro Vivo »

    • 05 de Janeiro de 2013

      As grandes fortunas engordaram mais 1,54 mil milhões em 2012

      Os ricos ficaram ainda mais ricos no ano passado. Se as 100 maiores fortunas do mundo aumentaram 15% para os 1,44 biliões de euros, de acordo com o índice dos milionários da Bloomberg, a riqueza das maiores fortunas em Portugal também cresceu em 2012. Mais concretamente 13%, o equivalente a um crescimento de 1,54 mil milhões de euros. O Dinheiro Vivo compilou as participações acionistas detidas pelos sete maiores empresários nas cotadas portuguesas e fez as contas com base nas respetivas cotações. De notar que se tratam de potenciais mais e menos-valias, uma vez que os títulos não foram vendidos e encontravam-se em carteira. Dinheiro Vivo »

    • 05 de Janeiro de 2013

      Rio corta subsídio de 75 mil euros e APEL cancela Feira do Livro

      A 83ª edição da Feira do Livro do Porto não deverá mesmo realizar-se, conforme o JN adiantou há uma semana. A Câmara do Porto cortou o apoio e a APEL já fez saber que sem essa verba o evento não é viável. Jornal de Notícias »