• Galaxy Note 9 bate Galaxy S9 em pré-encomendas

    20 Agosto 2018 /> >As operadoras e os parceiros de lojas da Samsung ao redor do mundo começaram as pré-encomendas do Galaxy Note 9 na semana passada. Esperava-se que as vendas iniciais do aparelho superassem o Galaxy S9, o primeiro FlagShip da Samsung no ano. Esta previsão parece confirmar-se segundo dados provenientes do país natal da Samsung, a Coreia do Sul for acreditado. >O conteúdo >Galaxy Note 9 bate Galaxy S9 em pré-encomendas aparece primeiro em >AndroidGeek. Android Geek »

  • iOS 12 é mais rápido até num iPhone 5S

    19 Agosto 2018 >/>O iOS 12 é aguardado com enormes expectativas, esperando-se que seja tudo aquilo que o iOS 11 deveria ter sido; e a mais recente versão beta 8 parece comprovar que isso está a ser conseguido.>Depois do iOS 12 beta 7 ter sido retirado devido a problemas que causavam lentidão extrema (é uma versão beta afinal), a Apple disponibilizou o beta 8, que volta a ser funcional e nos dá uma ideia mais aproximada daquilo que o iOS 12 será quando for lançado na sua versão final, daqui por algumas semanas.Com um novo iOS é natural o receio dos utilizadores com iPhones mais antigos, mas este parece ser um iOS que não irá penalizar quem tiver iPhones com 4 ou 5 anos, sendo que o seguinte vídeo mostra que tal se comporta um iPhone 5S com iOS 12 face a um com iOS 11.4.1 - sendo que o iOS 12 em nada fica atrás do iOS 11, e nalguns casos é substancialmente mais rápido, como quando é necessário fazer aparecer o teclado (algo bastante frequente).Considerando que o iPhone 5S foi lançado há quase 5 anos, não só a disponibilização de um novo iOS para ele serve para demonstrar o quanto o Android ainda tem que melhorar em termos de actualizações oficiais; como o facto de conseguir manter um funcionamento com ainda melhor desempenho relembra que as coisas não têm que ficar obrigatoriamente mais lentas a cada actualização com mais coisas novas.> >> >> >> Aberto até de Madrugada »

  • Primeira actualização do Samsung Galaxy Note 9 a ser lançada

    19 Agosto 2018 /> >A Samsung acaba de lançar a primeira actualização de software, para o Galaxy Note 9 que ainda não está de momento à venda, apenas na próxima semana (24 de agosto). A actualização adiciona uma alternância no modo de câmara Super Slow-mo para permitir que os utilizadores gravem momentos de 0,2 segundo ou 0,4 segundo no modo manual. Esta é uma característica que esperamos que chegasse ao Galaxy S9 também, como uma das actualizações do Galaxy S9 desactivou a opção de gravar momentos de 0,2 segundo no modo manual completamente. O Galaxy S9 também está limitado a gravar momentos de 0,4 segundos a 480 fps, em vez de 960 fps no modo manual. >O conteúdo >Primeira actualização do Samsung Galaxy Note 9 a ser lançada aparece primeiro em >AndroidGeek. Android Geek »

  • Uma em cada cinco livrarias da base de dados do Ministério da Cultura já não existe

    19 Agosto 2018 Uma em cada cinco livrarias da base de dados do Ministério da Cultura sobre a rede livreira nacional já não existe e, das restantes, a tutela só tem conhecimento de um terço que cumpre os requisitos para ser livraria. RTP » Correio da Manhã »

  • Elon Musk fala de carro eléctrico de 25 mil dólares daqui a 3 anos - e Roadster sem espelhos laterais

    19 Agosto 2018 >/>Elon Musk tem estado constantemente nas notícias - nem sempre pelos melhores motivos - mas numa entrevista dada ao popular YouTuber Marques Brownlee, avançou algumas coisas interessantes para o futuro.>Procurando contornar a morosa legislação rodoviária norte-americana, que ainda agora não permite a utilização dos mais modernos faróis LED adaptativos, como os que são usados na Europa; Elon Musk diz que o novo Roadster poderá contar com espelhos retrovisores amovíveis. Isto porque, embora os fabricantes automóveis sejam obrigados a instalar os espelhos, parece que nem todos os estados norte-americanos exigem que os condutores tenham que circular com espelhos laterais.Desta forma, os condutores deste hiper-carro eléctrico poderiam remover os espelhos assim que saem do stand, passando a depender da versão digital dos espelhos (com as câmaras), e assim conseguirem mais 5% de autonomia em auto-estrada, devido à redução do atrito aerodinâmico.Regressando a coisas mais interessantes para as "pessoas comuns", Elon Musk diz também que seria possível criar um carro eléctrico ainda mais económico, que custasse apenas 25 mil dólares - mas que isso só poderia ser feito daqui a cerca de 3 anos, e caso a Tesla realmente se empenhasse nesse objectivo (o que por outro lado deverá ser interpretado que deverá demorar 4 ou 5 anos... se se vier a concretizar).... São quase 18 minutos de conversa com muitas coisas interessantes pelo meio, pelo que recomendo que espreitem a entrevista completa de Elon Musk, já a seguir:> >> >> >> Aberto até de Madrugada »

  • “Não sei se vamos conseguir consensos, talvez tolerâncias”

    19 Agosto 2018 Reduzir riscos e garantir o acesso a direitos. A Plataforma Lisboa — Trabalho Sexual, grupo de trabalho convocado pela autarquia, começou em Abril a coordenar respostas à população, mas foi posta em causa por iniciativa de várias associações de mulheres e de partidos da oposição. O que fica por fazer enquanto a cidade debate o tabu da prostituição?/> Público »

  • Motorola vai lançar em breve nova coluna inteligente

    18 Agosto 2018 /> >A Motorola provavelmente entrará no mercado de colunas inteligentes com um novo dispositivo que deve ser anunciado muito em breve. No entanto, a nova coluna inteligente Moto AI não vai competir diretamente com os Eco da Amazon e Google Home já que a Motorola planeia lançar o novo dispositivo na China. As imagens de imprensa e os materiais promocionais de um dispositivo chamado coluna assistente da Motorola Smart AI foram recentemente descobertos na China graças aos rapazes do AndroidPure. O nome de mercado do dispositivo ainda é desconhecido, mas o seu design e muitas das funções são mostradas nessas imagens. >O conteúdo >Motorola vai lançar em breve nova coluna inteligente aparece primeiro em >AndroidGeek. Android Geek »

  • Micro-computador Tomu cabe na ficha USB

    18 Agosto 2018 >/>Nem sempre a redução do tamanho da electrónica se faz sentir, mas basta olhar para o micro-computador open-source Tomu para nos relembrar dos muitos avanços feitos nas últimas décadas.>Dos computadores que ocupavam salas inteiras e pesavam toneladas, aos desktops que cabiam em cima de uma mesa, aos portáteis, aos tablets e aos smartphones, temos visto máquinas cada vez mais potentes ficarem disponíveis em formatos cada vez mais pequenos. Mas este >Tomu leva isso ao limite, cabendo no interior de uma ficha USB.O Tomu tem fisicamente o mesmo aspecto físico que as pens USB ultra-compactas que só ocupam o volume da própria ficha USB, com a diferença de que aqui temos um computador - modesto é certo - mas um computador ainda assim. O Tomu usa um microcontrolador Silicon Labs Happy Gecko EFM32HG309 Arm Cortex-M0+ que funciona a 25MHz, com 8KB de RAM e 60KB de memória flash, tendo ainda 2 LEDs e 2 botões touch.É certo que é um hardware ultra-limitado que não permite (por enquanto) que se possa ter um computador secundário a correr numa porta USB de um portátil, mas não faltam aplicações onde um microcomputador deste tipo poderá ser útil: como token de segurança, por exemplo. Com um preço de $30 não deixará de ser mais versátil optar-se por algo como um >Raspberry Pi, mas se o objectivo for ficar praticamente invisível numa porta USB... então nem sequer há comparação. >> >> >> Aberto até de Madrugada »

  • O OnePlus 6T será vendido por operadoras

    18 Agosto 2018 /> >Não deixa de ser curioso , que uma empresa que tem no seu histórico enviar dados dos utilizadores para terceiros, fazer batota em Benchmarks e fraudes com cartões de crédito no seu site consiga ter a confiança das entidades Norte Americanas quando a Huawei e ZTE que não têm nenhuma dessas nódoas no seu curriculum não são dignas de confiança. Isto prova que é tudo uma grande mentira do governo de Trump.  >O conteúdo >O OnePlus 6T será vendido por operadoras aparece primeiro em >AndroidGeek. Android Geek »

  • Captura de movimento e expressões com iPhone X vence Siggraph

    18 Agosto 2018 >/>É incrível o que actualmente se pode fazer usando tecnologia facilmente acessível, mesmo quando se trata de algo tão específico quanto a captura de movimento e expressões para aplicação em personagens 3D em tempo real.>A Siggraph 2018 tem-nos trazido uma grande dose de demonstrações impressionantes, mas uma das que se destaca é referente utilização de gráficos em tempo real. A equipa Kite & Lightning que criou o jogo >Bebylon Battle Royale, foi ao palco explicar como criou as animações dos seus bebés imortais.Se noutros tempos a captura de movimentos de uma pessoa real para aplicar a um personagem 3D era algo extremamente complexo e dispendioso (e que obrigava a enorme trabalho de pós-processamento), actualmente isso é algo pode ser feito de forma relativamente económica usando produtos que qualquer pessoa pode comprar: como um fato de captura Xsens para o corpo e um iPhone X para o rosto, com a ajuda do IKINEMA LiveAction e Unreal Engine para combinar tudo em algo que se pode ver em tempo real, com gráficos de alta-qualidade.... Parece que daqui por mais alguns anos, este tipo de tecnologia estará num ponto em que poderá ser utilizada por todos para interagir nos mundos VR com total realismo.> >> >> >> Aberto até de Madrugada »

  • Oppo deverá ser um dos primeiros fabricantes de telefones a usar os novos MediaTek

    18 Agosto 2018 /> >Parece que a MediaTek deu o seu primeiro passo para fornecer chips Helio "P" para dispositivos de médio alcance. O último chip Helio "X" projetado pela MediaTek para telefones topo de linha, o 10nm X30, foi lançado no início do ano passado com um CPU Decacore. >O conteúdo >Oppo deverá ser um dos primeiros fabricantes de telefones a usar os novos MediaTek aparece primeiro em >AndroidGeek. Android Geek »

  • Novo Chromecast vai ter Wi-Fi melhorado e Bluetooth

    18 Agosto 2018 A Google está a preparar uma nova versão do Chromecast e a conectividade melhorada é a principal novidade./> Exame Informática »

  • Dois mortos em acidentes rodoviários durante a madrugada

    18 Agosto 2018 Duas pessoas morreram e outras duas ficaram em estado grave, em consequência de dois acidentes de viação, ocorridos na madrugada de hoje, em Penafiel e em Vila real, disse à Lusa fonte da GNR. RTP »

  • ESET lança nova linha de soluções de segurança enterprise

    18 Agosto 2018 >A ESET lançou uma nova linha de soluções de segurança enterprise concebida para oferecer ao setor das empresas ferramentas de prevenção e gestão de riscos online a uma escala global. Com a solução sandbox numa nuvem remota ESET Dynamic Threat Defense, as empresas poderão obter uma análise praticamente instantânea de ameaças zero-day e ransomware antes mesmo […] >A notícia >ESET lança nova linha de soluções de segurança enterprise apareceu primeiro na >Leak. Leak » Bit »

  • Recuperar no fim de semana a falta de horas de sono é mesmo possível? Cinco especialistas respondem

    18 Agosto 2018 Será possível compensar duas noites o que se dormiu a menos nas cinco anteriores? Visão »

  • Uma maneira diferente de dizer “sim” ao fado de Coimbra

    18 Agosto 2018 João Farinha & Fado ao Centro apresentam o seu disco Sim em vários palcos, pelo país e também pelo estrangeiro. No final do ano, será a vez do Porto e de Lisboa, na Casa da Música e no CCB./> Público »

  • Há praças a pagarem até 3000 euros para rescindirem contrato

    18 Agosto 2018 O sistema de voluntariado e de contrato revela-se cada vez menos atractivo para os jovens. Não só entram cada vez menos como há muitos entram acabam por pagar para sair antes do fim do contrato. Associação de Praças defende restruturação do actual sistema./> Público »

  • Condutores que matam

    17 Agosto 2018 Como é possível que, existindo carros cada vez mais seguros, se continue a morrer tanto nas estradas portuguesas? Correio da Manhã »

  • Como encontrar todas as categorias do Netflix

    17 Agosto 2018 O popular serviço de streaming tem algumas dezenas de categorias escondidas. Segundo os responsáveis, esta divisão está sempre a mudar. Confira aqui alguns dos códigos das categorias escondidas do Netflix./> Exame Informática »

  • Android Pie (Go Edition) chega com armazenamento otimizado e tempos de inicialização mais rápidos

    17 Agosto 2018 /> >Os telefones com o Android Oreo (Go Edition) e os próximos aparelhos que estarão com a variante Pie têm algumas aplicações pré-instaladas como o Google Maps, o YouTube Go, o Gmail Go que funcionam no modo off-line e são desprovidos dos recursos menos usados. O Google anunciou algumas atualizações que serão extremamente úteis para os utilizadores nos países em desenvolvimento, como a leitura de áudio de uma página da Web pelo Google Go, enquanto se destaca uma palavra para facilitar o acompanhamento. >O conteúdo >Android Pie (Go Edition) chega com armazenamento otimizado e tempos de inicialização mais rápidos aparece primeiro em >AndroidGeek. Android Geek »

  • Números e curiosidades à entrada para a 2.ª jornada

    17 Agosto 2018 /> A jornada futebolística deste fim-de-semana volta a trazer para a actualidade um conjunto de números e factos. RTP »

  • Duas carrinhas com serviços públicos apoiam populações de Monchique

    17 Agosto 2018 Serviço pretende disponibilizar às populações que tenham mais dificuldade em deslocar-se, um conjunto de serviços porta-a-porta. Correio da Manhã »

  • LG com o seu primeiro smartphone 5G no primeiro semestre de 2019

    16 Agosto 2018 /> >Recentemente, a Motorola lançou o seu primeiro smartphone com suporte para redes 5G: o Moto Z3, que vai ganhar esse apoio graças a um MotoMod. Ontem, a Samsung anunciou o primeiro modem 5G do mundo para dispositivos móveis, que estará oficialmente no mercado a partir do final de 2018. No entanto, ainda não há nenhuma operadora que tenha anunciado uma data oficial para quando irá permitir redes 5G, e até que operadoras comecem a suportá-la não será possível navegar através de 5G. >O conteúdo >LG com o seu primeiro smartphone 5G no primeiro semestre de 2019 aparece primeiro em >AndroidGeek. Android Geek »

  • MOTOR INDÚSTRIA - Valor das exportações de veículos na UE cresceu 2,5% em 2017

    16 Agosto 2018 EFE »

  • Chromebook Pixel sem direito a mais actualizações

    16 Agosto 2018 >/>Normalmente usamos os computadores até que algo avarie ou fiquem tão obsoletos que já não sejam capazes de correr software actualizado; menos comum é descobrir-se que temos que parar de os utilizar porque simplesmente deixarão de ter software actualizado que garanta a sua segurança.>Os Chromebooks podem ser máquinas atractivas, mas a Google esquece-se de dizer que ao contrário de um portátil normal, quando se opta por um destes portáteis, ficamos também com uma "data de morte anunciada" pendente. Quem tiver investido no primeiro - e dispendioso - Chromebook Pixel da Google, de 2013, será agora confrontado com o aviso de que não terá direito a mais actualizações do Chrome OS.>/>É certo que são 5 anos, mas a questão é que se está a falar de um computador que tem >hardware que ainda permanece completamente funcional para a função pretendida. Se fosse um computador genérico, poderia levar um Windows 10 sem dificuldade e continuar a ter acesso aos novos Chrome que fossem lançados - assim... torna-se numa bomba relógio até que surja uma vulnerabilidade que não vá ser corrigida... (com a alternativa a ser >instalar um Windows 10 de forma problemática ou optar por?>instalar Linux e lidar com algumas "esquisitices" - ambas opções longe do desejável para uma máquina onde apenas se gostaria de ter o Chrome actualizado e funcional).Moral da história: quando considerarem um Chromebook, não se esqueçam do "prazo de validade" após o qual será bastante complicado dar-lhe uso. >> >> >> Aberto até de Madrugada »

  • OneDrive ganha protecção de pastas importantes

    16 Agosto 2018 >/>Para além dos conteúdos directamente colocados no OneDrive, os utilizadores podem também escolher pastas adicionais que queiram manter protegidas e sincronizadas.>O OneDrive da Microsoft é um dos serviços de ficheiros na cloud mais atractivo (se considerarmos o Office 365 que inclui 1TB de espaço) e agora ganha a muito útil capacidade de se poderem proteger pastas adicionais para além da pasta OneDrive.Com o ">Folder protection" podemos adicionar as vantagens da protecção e sincronização de ficheiros via OneDrive a qualquer pasta que se deseje - por exemplo, alguma pasta com fotos ou documentos que se tenha no desktop, ou qualquer outra. Aliás, as pastas desktop, pictures e documents são automaticamente seleccionadas quando se activa o Folder Protection.>/>Esta é uma funcionalidade que a Microsoft começou por disponibilizar aos utilizadores de contas profissionais, mas que felizmente decidiu alargar a todos os utilizadores, tornando-a em mais uma vantagem a considerar quando se equacionarem diversas soluções de armazenamento / sincronização na cloud (no entanto, há algumas limitações, como a impossibilidade de adicionar pastas de outros discos.)Não esquecer que o OneDrive também conta com >detecção e protecção contra ransomware, o que também é um factor a ter em conta nos dias de hoje... pois nunca se sabe quando um azar desse tipo pode bater à porta, e só quando isso acontece é que nos lembramos como teria extremamente fácil ter tomado as devidas precauções para estar protegido. >> >> >> Aberto até de Madrugada »

  • Como se aumentam os salários? Procuram-se soluções

    16 Agosto 2018 António Costa tem razão no diagnóstico, quando diz que se não se começar a pagar adequadamente o trabalho qualificado “será impossível recuperar esta geração”. Não pode haver derrota pior Visão »

  • DriiveMe inaugura site e duplica trajetos

    16 Agosto 2018 >/>A DriiveMe, a plataforma de aluguer de veículos por um euro, tornou-se numa das melhores alternativas para viajar comodamente e a bom preço. Desde o seu nascimento em França, em 2012, a empresa cresceu por toda a Europa e chega agora a Portugal com o lançamento do seu site na Internet. >/> A DriiveMe nasceu em França em 2012 com o objetivo de poupar custos de transferência às plataformas de aluguer de veículos, e de oferecer aos utilizadores viagens entre dois pontos por apenas um euro. Chegou a Espanha em junho de 2017, e em Portugal começou a disponibilizar trajetos em fevereiro de 2018. No espaço de apenas uns meses esta nova solução de mobilidade multiplicou os seus acessos e já oferece uma multitude de percursos entre as principais cidades de Portugal. Lisboa, Porto e Faro são as três cidades principais para que é possível viajar por somente um euro. Os restantes pontos de partida e de chegada repartem-se por todo o território português, com destaque para Braga, Beja, Évora, Setúbal, Santarém, Leiria, Coimbra, Viseu ou Aveiro. Na sequência do seu rápido crescimento, a DriiveMe move, atualmente, cerca de 500 automóveis por mês em Espanha e Portugal. Em França, onde já opera desde há seis anos, transfere 4500 automóveis mensalmente. Caso o destino desejado não se encontre disponível, os condutores têm a oportunidade de criar um alerta através da App e do site na Internet para saber quando existem automóveis disponíveis entre os pontos solicitados. Criada por três jovens irmãos, a DriiveMe trabalha no nosso país com uma das mais importantes empresas de aluguer de veículos a nível mundial, a AVIS; e, agora, conta já com quatro novos clientes que confiam na plataforma para poupar custos nos seus transportes de frotas. >/> Futuro Adicionalmente, a empresa, a partir de agora, a transferência de um veículo, tanto de frotas de aluguer como particular, com a possibilidade de escolher entre um condutor profissional ou um particular para realizar esse trajeto. Os seus grandes desafios são aumentar o número de utilizadores, mover mais de 10 000 automóveis e inaugurar o serviço na Bélgica, Suíça, Itália e Alemanha nos próximos meses. Sem esquecer que a DriiveMe dá já trabalho a três pessoas para desenvolver as suas atividades em Portugal. Constantin Lambert, Country Manager da DriiveMe Iberia, relevou as suas esperanças relativas aos planos futuros da empresa: “O mais gratificante para nós é ver como tanto os clientes como os utilizadores estão encantados com o serviço. Queremos tornar-nos na melhor opção na hora de efetuar uma viagem rápida e cómoda”. >/> Como funciona? A DriiveMe é um ponto de encontro entre as agências de aluguer, que necessitam de mover os seus veículos para devolvê-los às suas estações de origem; e os utilizadores particulares, que pretendem alugar um veículo a um preço reduzido. Os irmãos Alexandre e Geoffroy Lambert lançaram a DriiveMe em França, em 2012; e o terceiro dos irmãos, Constantin, levou o serviço para Portugal e Espanha em 2017. A plataforma DriiveMe está disponível através da Internet e via App. O processo de alugar um automóvel é muito similar ao de um aluguer normal: o condutor acede à plataforma, escolhe o veículo, a data e a hora a que vai recolhê-lo, entre as opções disponíveis. Logo que tenha reservado a rota, pelo preço simbólico de 1 euro, apenas terá que pagar as portagens (caso existam) e o combustível. Se nenhuma oferta corresponder aos desejos do utilizador, este tem a opção de criar o seu próprio alerta personalizado, e será avisado quando o trajeto estiver disponível na DriiveMe. Automonitor »

  • O futuro dos drones

    16 Agosto 2018 /> Inspirado por um desenho animado que assistiu quando era criança, Zhao Deli vendeu o apartamento para investir no seu sonho de construir uma scooter voadora. Para já o engenho encontra-se em fase de teste mas Zhao espera concluir o projeto no próximo ano e enviá-lo para produção em massa. Durante o teste, a scooter voou a uma altura de 15 metros, mas Zhao afirma que pode elevar-se a 1.000 metros de altitude e espera em breve conseguir aumentar o tempo de voo para 2 horas, já que a sua capacidade atual de voo é de 30 minutos. A máquina pode transportar uma pessoa, a uma velocidade máxima de 70 km/h, com uma carga útil máxima de cerca de 100 kg. RTP »

  • Oppo aplica notch reduzido ao F9

    16 Agosto 2018 >/>Depois de praticamente todas as marcas se terem rendido aos ecrãs recortados (mesmo as que anteriormente criticaram o iPhone X da Apple) a diferença é agora o tipo de recorte, e a Oppo aplica um dos mais bem conseguidos de sempre ao seu novo F9.>Embora o primeiro notch reduzido se possa atribuir ao Essential Phone, este >Oppo F9 não lhe fica nada atrás. Aliás, a sua curva mais suave até o torna visualmente menos intrusivo, resultando num dos modelos com ecrã recortado mais atractivos do momento.Curiosamente, a Oppo optou por não aplicar este design a um modelo topo de gama, mas sim a um modelo que promete ter um preço bastante competitivo e acessível a um segmento bastante maior de clientes. Trata-se de um smartphone com ecrã Full HD+ 19.5:9 de 6.3" que estreia o Gorilla Glass 6, CPU MediaTek Helio P60, 4GB/6GB de RAM, 64GB, câmara dupla de 16MP+2MP e frontal de 25MP, ficha de headphones de 3.5mm, ficha micro-USB que bem que deveria ser USB-C, e bateria de 3500mAh com carregamento rápido VOOC. Hardware suficiente para o tornar interessante mas sem que pretenda intrometer-se com modelos como os OnePlus 6, Mi 8, ou demais smartphones com Snapdragon 845.O preço indicado para o Vietname é de 290 euros para a versão de 4GB, preço que seguramente poderá contar com alguns descontos por altura do lançamento (ou passadas umas semanas). >> >> >> Aberto até de Madrugada »

  • Divulgado áudio da primeira chamada para o 112 após a queda da ponte de Morandi

    16 Agosto 2018 Já foram confirmados 39 mortos vítimas da queda da estrutura, mas número poderá voltar a subir. Correio da Manhã »

  • Alexa e Cortana já falam entre si

    16 Agosto 2018 >/>O mundo dos assistentes digitais fica a partir de agora um pouco menos fechado, com a possibilidade de se utilizar a Cortana a partir da Alexa, e a Alexa a partir da Cortana.>Com quase um ano de atraso (esta funcionalidade de interoperação foi anunciada em 2017 e supostamente deveria ter sido lançada no final desse ano) a colaboração entre Microsoft e Amazon dá finalmente frutos, possibilitando a >utilização da Cortana e Alexa a partir de ambas as plataformas.Por agora esta funcionalidade está limitada apenas aos EUA e, mesmo com um ano de atraso, demonstra ter ainda muito que evoluir. Para se utilizar a Alexa a partir da Cortana é necessário dizer algo como "Hey Cortana, open Alexa" seguido do comando para a Alexa, enquanto que no sentido oposto é necessário dizer "Alexa, open Cortana" - algo que, idealmente, deveria ter sido reduzido a um simples "Hey Cortana" ou "Alexa" para que imediatamente o pedido fosse direccionado para o serviço correspondente.Mas pronto, o mais importante é que este primeiro passo tenha sido dado, sendo agora uma questão de tempo e evolução até que o acesso aos assistentes digitais se possa tornar mais versátil, eventualmente permitindo que se instalem vários num mesmo dispositivo, para que depois se possa utilizar o que se quer dizendo o seu nome. >> >> >> Aberto até de Madrugada »

  • OnePlus 6 recebe OxygenOS 5.1.11 com correcção para bug do brilho do ecrã

    16 Agosto 2018 >/>Quem tiver um OnePlus 6 a sofrer do bug do brilho oscilante do ecrã irá gostar de saber que o problema já se encontra resolvido na actualização para o Oxygen OS 5.1.11.>O >OxygenOS 5.1.11 já está a ser disponibilizado de forma faseada para os OnePlus 6, vindo com optimizações e correcções, entre as quais se encontra a correcção para o bug do brilho, que por vezes pode fazer com que, quando se utiliza o OnePlus 6 exposto ao Sol, o sistema de ajuste de brilho automático fique baralhado e ponha o brilho a "piscar".Para além disso temos optimização das ligações de rede e WiFi, melhorias "diversas" (não especificadas), modo HDR da câmara melhorado, e também uma opção que permite dispensar a confirmação do código PIN para maior conveniência.Esta última será de extrema utilidade para quem prefere usar um PIN como forma de desbloqueio, já que de origem é necessário introduzir o código PIN e depois validar carregando na tecla ?. Com esta actualização, os utilizadores podem optar por dispensar a necessidade da validação final (em Setting > Security & lock > PIN) com o código PIN a ser assumido automaticamente assim que for introduzindo correctamente, poupando o toque adicional na tecla final (à semelhança do que acontece na maioria dos smartphones). >> >> >> Aberto até de Madrugada »

  • Adia o despertador e fica mais tempo na cama, de manhã? Saiba porque é que isso pode estragar o seu dia

    15 Agosto 2018 Aqueles cinco ou dez minutos que fica a mais na cama podem ser prejudiciais à saúde, porque o organismo prepara-se para entrar novamente em descanso, o que não vai acontecer Visão »

  • Análise ao Motard Tracker - sistema de localização para motos

    15 Agosto 2018 >/>Para quem se desloca de mota, deixá-la estacionada em qualquer lado é sempre acompanhada de uma grande dose de receio de que, quando se regressar, apenas lá esteja o local. Felizmente os sistemas de localização para motos vieram trazer alguma tranquilidade adicional aos motards - como nos relata o nosso António Rodrigues.>Sendo um mercado em plena ascensão, com um crescimento na ordem dos 23,3% em 2017 e 8,9% no primeiro semestre de 2018, e tendo em conta que existem fortes condicionantes por parte das seguradoras no que toca a seguros com proteção contra roubo de motociclos, é natural que aumente igualmente a procura por soluções que dificultem um eventual furto e forneçam meios de detecção e recuperação dos mesmos. Uma dessas soluções passa por usar um Tracker GPS e é disso que falaremos em seguida.>GPS Tracking - o que é e para que serve?>/>No essencial, trata-se de registar periodicamente as coordenadas latitude e longitude, usando a bem conhecida tecnologia GPS. Com recurso a um chip GPS integrado, os trackers GPS registam periodicamente as coordenadas da localização onde se encontram, e fazem uso do mesmo para detectar e analisar movimento. Regra geral, complementam o GPS com outras funcionalidades com recurso a SMS e/ou 3G. As funcionalidades disponíveis dependem de cada modelo.Existem modelos que só funcionam ligados à bateria da moto, outros usam bateria interna recarregável ou de duração prolongada fixa.Os serviços associados variam desde a interação básica via SMS, uma app dedicada, ou um website como complemento. Por norma, soluções que contemplam todas as vertentes são as mais versáteis e completas, mas requerem a subscrição de um tarifário mensal ou anual. O custo varia de acordo com o tipo de utilização pretendido.O objectivo principal de usar um Tracker GPS é o registo da localização, seja em diferido ou em tempo real, bem como emitir alertas automáticos por deteção de movimento ou sempre que o veiculo sai de uma área de segurança pré-definida. Podem oferecer ainda funcionalidades avançadas, como deteção de queda e ligações automáticas a números de emergência pré-definidos. Os mais avançados permitem obter informação e alertas através da leitura de vários sensores como odómetro, tacómetro, temperatura, acelerador e travão, mas sendo estas mais orientadas a gestão de frotas.Aliás, grande parte das soluções com serviços de app + website associados e que podem ser usados para tracking de motociclos, são precisamente versões light de tracking de frotas. Funcionam, mas não são pensadas especificamente para motos.A maioria dos veículos modernos já possui algum tipo de navegação integrada, mas as motos não. É aqui que entram os trackers de GPS: relativamente acessíveis, duráveis e que podem ser de inestimável valor ??se sua moto for roubada.>Motard Tracker - pequeno mas versátil>/>Pequeno e discreto, mas com um conjunto robusto de funcionalidades & mecanismos de segurança, é indispensável não apenas para proteger a moto mas também como um precioso aliado em caso de acidente. Desenhado e comercializado pela True-Kare para o mercado nacional, o Motard Tracker é a mais recente aposta na área da proteção e segurança, especialmente orientada para uso em motociclos.A >Motard Tracker cedeu gentilmente uma unidade de testes que foi posta à prova durante um mês. Foi uma bela surpresa e já vamos saber porquê.>/>O dispositivo é entregue bem acondicionado em um suporte com espuma de proteção. Na embalagem encontramos o Tracker, o manual e garantia, a base de carregamento, carregador e cabo USB. Se optar por subscrição anual, recebe adicionalmente uma fita de suporte e uma bolsa com mangas de velcro.>O que contemplaO modelo em questão oferece as seguintes funcionalidades:Localização por GPSÁreas de SegurançaDeteção de QuedasBotão SOSCartão SIM com Roaming (28 países)Microfone e coluna de somÀ prova de águaNão requer instalaçãoApp e Website de monitorizaçãoBase de carregamento USBPlano mensal ou anualO Motard Tracker tem duas funções principais: alertas automáticos em caso de roubo, e pedir socorro e obter rapidamente assistência médica em caso de queda ou acidente.O dispositivo em si é de reduzidas dimensões sendo pouco maior que um vulgar comando de garagem, facilitando a ocultação dentro da moto. Como é à prova de água, não exige especial cuidado no posicionamento. A bateria interna pode ser recarregada na base ou com um simples cabo mini-USB em conjunto com o carregador, ou em alternativa ligado directamente a uma porta USB do computador - muito útil para quando estamos no trabalho e é necessária uma recarga.E já que falamos de autonomia: nos nossos testes, e para um percurso diário citadino com algumas escapadelas ao fim-de-semana, a autonomia coincidiu com o anunciado tendo até por vezes superado.>/>As reduzidas dimensões obviamente não permitem que a carga dure por períodos muito longos. No entanto, temos à disposição três modos de operação e cabe ao utilizador decidir qual o compromisso ideal para o uso que pretende: registos mais apurados, menor autonomia, ou registo apenas quando é detectado movimento e autonomia máxima.O modo “Sempre Ligado” mantém sempre activos o GPS e GSM/GPRS. Ganha-se detalhe na frequência de registo da localização à custa de uma autonomia máxima de 30 horas. Já no “Modo inteligente”, apenas o GSM/GPRS estão sempre ligados. O GPS permanece desligado até ao momento em que detecta movimento. A bateria pode chegar aos 3 dias de uso, dependendo da atividade. Quanto mais usar a moto, menor será a duração da bateria. É possível obter uma autonomia superior ao modo anterior, mas apenas no caso de uso intervalado do género casa/trabalho, caso contrário, a autonomia será sempre inferior a 3 dias.O “Modo de Hibernação” é o mais amigo da bateria - esta pode durar aproximadamente 1 semana ou mais, dependendo da atividade do utilizador. Neste modo, todos os módulos estão desligados durante a maior parte do tempo. Apenas quando é detectado movimento é que o GPS e GSM/GPRS são ligados. A falta de movimento dentro de um certo período volta a “hibernar” os módulos. Ganha-se maior intervalo entre recargas, mas apenas temos acesso à última posição conhecida que foi registada na última vez, antes dos módulos serem desligados, não sendo também possível usar o recurso “Pedir Localização”. Na versão actual da app/website, perde-se ainda a possibilidade de consultar o estado da carga da bateria, algo que sabemos irá ser corrigido na próxima actualização.A recarga é relativamente rápida, em média 1h45 a 2h, e o estado pode ser consultado a qualquer momento na app ou no portal Web Self Care. Quando a carga fica com nível reduzido, o utilizador recebe um alerta para proceder à recarga assim que for possível.>/>Todas as configurações do dispositivo são efectuadas no portal dedicado >Web Self Care. A app para >Android e >Apple iOS é o nosso ponto de ligação entre o tracker e a plataforma True-Kare. É através dela que recebemos alertas, consultamos o estado da ligação e dispositivo, e todos os eventos registados. Em relação a comunicações GSM/3G, aqui a palavra de ordem foi mais uma vez simplificar: o cartão SIM vem integrado na unidade, pré-configurado para usar os serviços da plataforma True-Kare.Funciona em 28 países usando uma rede móvel exclusiva em roaming que pode alternar entre todas as principais redes, garantindo assim uma excelente cobertura - muito útil e um descanso para quem faz longas viagens com frequência. O custo das comunicações está incluído no pacote, com um plafond de 10 minutos mensais disponíveis para chamadas SOS (voz).>/>>/>O proeminente botão central “SOS” quando pressionado por 3 segundos aciona uma chamada de emergência para os contactos configurados no website (telefone e email). Os contactos recebem por email as coordenadas GPS actuais, ou as últimas registadas caso não seja possível obter no momento (quando dentro de um edíficio, por exemplo). É estabelecida uma chamada, e pode escutar e responder em alta-voz através da coluna embutida, de forma a garantir que lhe prestam a melhor assistência possível. O Botão SOS pode ser utilizado em 28 países da UE sem custos adicionais.O botão de chamada dedicado tem duas vertentes: iniciar uma chamada directa aos contactos pré-definidos (sem activar o modo SOS), e para ligar/desligar o Tracker quando pressionado em conjunto com o botão SOS. Uma vez que é possível definir múltiplos contactos de emergência, quando o SOS é activado o sistema vai ligar para todos os números por ordem de entrada. Caso o primeiro não atenda após X toques passa ao próximo da lista, e assim sucessivamente até que um dos contactos atenda.Tirando partido do GPS, o equipamento é também dotado de um mecanismo de detecção de quedas bruscas, que acciona automaticamente o SOS. Funcionalidade muito útil, e especialmente importante em zonas menos povoadas, onde poderá passar muito tempo até que alguém se aperceba do acidente em que teve o azar de ficar inconsciente ou imobilizado. Pode representar a diferença entre ter assistência em questão de minutos ou passar uma noite em condições que podem ser bastante adversas. É estimado que, mesmo em ambiente citadino, um dispositivo com deteção de queda e acidente com chamadas automáticas para os serviços de emergência reduz o tempo de receber assistência em até 40%.De referir que sempre que é detectada uma queda ou é pressionado o botão SOS será enviada uma mensagem SMS com as coordenadas da localização em forma de link para o Google Maps.>/>Em relação a proteção contra roubo a plataforma dá-nos a possibilidade de definir zonas de segurança (Geofence), isto é, delinear um perímetro no mapa em uma determinada zona. A partir desse momento, o Motard Tracker passa a registar e emitir alertas para a app sempre que a moto entrar ou sair da mesma. Desta forma, se for detectada uma saída de um perímetro de segurança, sabe imediatamente que a moto está a ser movimentada sem a sua autorização. É a altura para alertar as autoridades, fornecendo os dados de localização disponíveis na app ou no portal True-Kare.Da mesma forma, e enquanto o dispositivo conseguir obter sinal GPS e a bateria não se esgotar, é possível acompanhar a localização da moto.>/>O serviço Motard Tracker exige a subscrição de um plano, e temos dois à escolha: Mensal ou Anual. Ambos semelhantes, apesar do plano anual exigir um investimento inicial um pouco mais elevado. Olhando apenas à taxa de serviço, temos valores de 5 eur/mês (mensal) ou 4 eur/mês (anual).Refira-se que não são cobrados portes de envio, nem qualquer tipo de valor pelas comunicações GPRS do SIM integrado.Antes de avançar, uma breve nota:Os aspectos seguintes são enquadrados com a categoria do dispositivo enquanto comparado com outros semelhantes que existem no mercado. Optámos por não comparar com produtos como o D-Guard, por exemplo, pois pertencem a uma categoria diferente. Não apenas no preço, mas também no tipo de serviços, hardware e certificações que apresentam, em linha com trackers high-end de uso profissional.>/>>Um mês de utilização - o que gostámos maisTendo já usado outros dispositivos semelhantes, a maioria importados da China, a surpresa começou logo na parte da necessária configuração inicial. Aqui não há comandos esquisitos a enviar por SMS para o tracker, ou manuais de instruções escassos, mal traduzidos e de difícil compreensão: todas as configurações são efectuadas através do website, de forma simples e actualização directa no dispositivo.Definir contactos para recepção de alertas e localização em caso de emergência, ou áreas de segurança é tão simples como preencher um formulário ou picar pontos num mapa.Da mesma forma, para pedir a localização em tempo real, consultar o histórico de eventos ou o estado actual do dispositivo, basta abrir a App no telemóvel ou consultar o Dasboard no website. Simples, rápido e confiável.>/>A título de comparação, na maioria dos trackers GPS a obtenção e consulta deste tipo de informação obriga ao envio de instruções especificas via SMS para o número configurado no cartão SIM do tracker. Ainda que alguns suportem essas operações através de apps dedicadas, não é tão simples e directo, especialmente para um leigo que não conhece os termos usados para cada configuração ou funcionalidade. Utilizadores menos versados em tecnologia rapidamente sentem alguma frustração - consequentemente, o índice de confiança acaba por ser algo baixo. O Motard Tracker apenas faz uso de SMS para o envio de alerta em caso de queda e SOS.?Não é usado para qualquer tipo de configuração, optando antes pelo GSM e GPRS sendo que não necessita de rede 3G para funcionar em pleno. A simplicidade de configuração obtida ao não optar pelos tradicionais comandos via SMS eleva imenso a fasquia de usabilidade.>/>O facto de incorporar o cartão SIM con tudo o que é necessário para funcionar, revela-se uma solução excelente! Evita a “chatice” de escolher uma operadora e tarifário, monitorizar e recarregar saldo, para garantir que o SIM da operadora tem sempre plafond suficiente para as necessárias SMS e comunicações GSM/GPRS.Em operação, os dados de localização são recolhidos e transmitidos à plataforma em intervalos de 15 minutos, com leituras a cada 3 minutos. Nos nossos testes não detectamos discrepâncias maiores que o normal para a actual tecnologia GPS, no que toca à localização real em comparação com a assinalada no mapa. Há, no entanto, que ter sempre em consideração que a precisão da posição indicada pode variar um pouco dependendo do modo de operação definido em conjunto com os intervalos de registo. Assim, pode dar-se o caso de entrarmos em uma área de segurança que bloqueie o sinal GPS (garagem) e o último registo de posição ter acontecido à 3 minutos atrás. Nesse caso, a posição apresentada no mapa pode diferir da real em vários quilómetros, dependendo da velocidade a que circulamos. Além da velocidade elevada, existem outros factores condicionantes como edifícios muito elevados ou superfícies metálicas de grande dimensão - algo que na generalidade afecta todos os chips GPS nesta gama.No nosso caso, apenas aconteceu uma vez. De todas as vezes que a moto foi utilizada, incluíndo saídas e entradas em áreas de segurança, a localização apresentada coincidiu sempre com a real, num raio de aproximadamente 30 ~ 60 metros em “Modo inteligente” de operação.Muito bom é igualmente a facilidade de consultar tanto as últimas 10 posições como o histórico de registo das mesmas. Usando uma barra de deslocação horizontal é possível visualizar todos os detalhes das rotas percorridas.>/>>/>Na mesma interface podemos solicitar a posição actual em tempo real, na opção “Pedir localização”. Esta opção força a actualização da localização com recurso ao GPS, se possível. Especialmente útil no caso da moto ter sido alvo de furto e pretendemos obter a posição actual sem ter que aguardar pela próxima detecção automática. No entanto, em modo de operação “Hibernação” não é possível, para já, concretizar esse comando - a obtenção das coordenadas fica dependente de ocorrer movimento.Também gostámos da facilidade com que se esconde um dispositivo tão pequeno na moto. Rapidamente se dissimula algures dentro de alguma caixa ou embalagem insuspeita, até mesmo na mala, se for o caso. O facto de ser portátil, pequeno e alimentado por bateria tem ainda outras vantagens: apesar de ter sido pensado para usar em motociclos, pode obviamente ser usado em qualquer tipo de veículo.Muitos motards são igualmente acérrimos practicantes de ciclismo, e o Motard Tracker acaba por ser excelente para colocar na nossa fantástica (e cara!) bike, quando vamos aquela maratona de 3 dias e a bicicleta tem que pernoitar algures na garagem do Hotel, ou dentro de uma carrinha de transporte. Ou até mesmo na estrada/trilho, onde podemos tirar partido da deteção de queda e botão do de emergência SOS.Mais um ponto positivo para as ajudas/FAQs que se encontram na interface do Web Self Care, nas áreas mais complexas, como definir o modo de operação ou as áreas de segurança. Os menos versados nestas coisas encontram aí uma ajuda preciosa com explicações rápidas e concisas sobre cada opção.>/>Para terminar, os valores da subscrição do serviço. Em linha com outras soluções enquadradas na mesma categoria de hardware & software, consideramos que o preço mensal/anual está perfeitamente ajustado ao serviço que é prestado. A título de comparação, a oferta da >GPSWOX para as mesmas funcionalidades é semelhante. Se juntarmos à mensalidade do serviço um SIM com tarifário de dados 3G da UZO - o mais em conta que encontramos à data - o custo anual acaba por ser equivalente. No entanto, existem diferenças que consideramos importantes: estas soluções são generalistas, não oferecem um pacote integrado pois o utilizador é que deve escolher e comprar um Tracker GPS compatível. Não estando pensadas para motos implica prescindir da detecção de queda, por exemplo, para nomear uma limitação importante. Por norma, usam SMS para configurações e operação, como já descrito.O custo unitário do dispositivo está dentro de um limite razoável, olhando ao tipo de chips >GPS e >GSM e comparando com os preços de mercado actuais.>Um mês de utilização - o que gostámos menosComeçamos com o que consideramos como o calcanhar-de-Aquiles do Motard Tracker: a autonomia. O que se ganha em portabilidade e versatilidade de utilização em diversos tipos de veículos, perde-se em autonomia. Ou seja, seria óptimo poder escolher entre modelos com mais autonomia vs. menos portabilidade, ou até mesmo aos always-on conectados em permanência à bateria da moto. Isto porque, dependendo da disponibilidade e perfil de utilização, no limite obriga a um carregamento diário. Não sendo um aspecto critico, mas tendo como objectivo primordial proteger a moto, o facto de termos que remover o dispositivo da moto durante ~2h para recarregar acaba por derrotar em parte essa premissa.Consideramos também de certa forma uma limitação o facto de não contar com o >sistema eCall. Ainda assim, é possível configurar como contacto de emergência o número do serviço nacional 112, o que já é uma excelente ajuda. Não foi possível testar esta vertente, por razões óbvias. Dica: configurar este número como o primeiro da lista nos contactos de emergência, pois é o que apresenta maior capacidade de resposta em tempo e meios.Apesar de ser autónomo e enviar alertas imediatos para os contactos pré-definidos no portal, se não adicionar o 112 aos contactos de emergência há que ter presente que em caso de queda ou acidente ficamos dependentes da acção dos contactos - que pode demorar tempo precioso.Em relação ao hardware não temos mais nada a apontar. Já quanto ao software, consideramos que há ainda muito para fazer e arestas para limar. Falando da app, apesar de conter a informação essencial - estado do dispositivo e localização - fica-se por aí: é parca em recursos. Esperávamos conseguir fazer a gestão de todos os parâmetros que existem no portal True-Kare, mas na versão actual tal não é ainda possível. Temos acesso ao Dashboard (estado & eventos), Emergência e Localização. A única opção disponível para edição é a que permite modificar os números de emergência SOS.No mapa, além das acções do próprio Google Maps como Zoom e Street View, podemos consultar a posição actual e a definida como “Casa”, mas no nosso caso a opção “Áreas de segurança” não executa nenhuma acção nem apresenta no mapa as áreas definidas no Web Self Care. Temos informação de que é um bug identificado e será alvo de correcção na próxima versão da app.>/>>/>>/>No portal denominado Web Self Care, temos acesso a todas as configurações do serviço. Apesar de bastante completo no que toca às opções de configuração e dados de operação consideramos que tem duas coisas menos positivas. A primeira prende-se com a organização da informação. A forma como as opções se encontram segmentadas e agrupadas não faz muito sentido nem é muito intuitiva.A título de exemplo, para chegar ao menu de configuração do modo de operação do Motard Tracker é necessário percorrer este caminho, a partir do Dashboard: Emergência > Localização > Opções avançadas. Que fica algures na página que apresenta o mapa, no meio de outras opções também elas dispersas no topo da página.Da mesma forma, temos em grande destaque a página “Emergência > SOS” - que entendemos (e esperamos) que a informação seja alvo de actualizações muito pouco frequentes - em detrimento da página de tracking no mapa. Tal como encontramos alguns links repetidos e redundantes. Acreditamos que, na sua forma actual, o portal é uma versão reduzida de uma solução mais abrangente à qual foram removidas (escondidas?) opções, resultando assim numa versão menos optimizada e que acaba por não fazer tanto sentido no âmbito a que se propõe.>/>>/>O segundo ponto menos positivo prende-se essencialmente com o estilo gráfico e interação de elementos apresentados tanto na App como no portal Web Self Care. Apesar de ser perfeitamente funcional e eficaz a responder ao pretendido, os utilizadores finais são cada vez mais exigentes na avaliação de soluções visualmente atractivas. Nessa vertente, perde pontos. O aspecto é claramente old-school, não apresentando o tipo de interacções rápidas e dinâmicas que se esperam de uma app ou site modernos. Os links repetidos e a mistura de frases em Português e Inglês também não ajudam.Uma nota final sobre a Motard Tracker enquanto empresa e produto: é muito recente, está a crescer e evoluír, e por isso mesmo consideramos que o apontado acima é para ser encarado nessa perspectiva. Acreditamos que com o tempo e massa crítica irá melhorar, mas até lá cabe ao utilizador atribuír a devida importância aos prós e contras.Aproveitamos ainda para deixar uma sugestão à Motard Tracker: se ponderam oferecer num futuro próximo versões com maior autonomia ou ligação à bateria, seria óptimo conseguir juntar o bluetooth à equação. Daí até à integração entre sistemas sonoros dentro do capacete e o SOS/voz seria um pequeno passo.>Limitações e um alerta à utilizaçãoNão podemos deixar de referir as limitações deste tipo de sistemas enquanto dispositivo de segurança e barreira contra roubos. Como qualquer dispositivo de segurança, não há sistemas 100% seguros. Um Tracker GPS dá uma chance adicional à moto, mas existem sempre maneiras de contornar e ludibriar o sistema.Queremos com isto alertar para o facto de ao usar o Motard Tracker não significa que fique automaticamente 100% seguro, e que a obtenção da localização e posterior recuperação da moto esteja sempre garantida. Este dispositivo ajuda na grande maioria dos casos de roubos fortuitos, mas há que ter presente que quando os criminosos são profissionais e sabem como actuar, conseguem bloquear o dispositivo e tornar o mesmo inútil ou reduzir bastante a capacidade de acção. Se tiver a infelicidade da moto ser roubada e colocada dentro de um camião com caixa de metal, um tracker GPS pode não ajudar muito. Os criminosos podem também recorrer a tecnologia para tentar inibir o sinal GSM/GPS como os conhecidos “jammers”.Em qualquer dos casos, o tempo de resposta especialmente das forças de segurança é crucial. O tracking preciso e imediato pode, pelo menos, registar os movimentos do veículo até a última posição visível, e isto pode revelar-se suficiente para uma recuperação com sucesso ou até mesmo ajudar a identificar o local de operações de uma rede criminosa.Ainda assim, na generalidade os trackers GPS continuam a ser eficazes e a ter um papel bastante dissuasor, até porque >o maior impedimento é uma moto com diversos mecanismos de segurança. A actividade é perigosa, e nenhum criminoso quer ser apanhado ou arriscar a ser seguido até ao sitio onde desmontam as motos. Por isso, grande parte das vezes ao observar segurança passiva ou quando suspeitam ou detectam um sinal GSM/GPS, tendem a largar a moto e procurar uma outra menos protegida.>Apreciação finalO Motard Tracker revelou-se um excelente aliado, pela sua versatilidade e facilidade de configuração e uso, pese embora uma autonomia e uma plataforma que podem ser melhoradas. A nossa experiência durante este mês de testes revelou-se bastante positiva. Se encara a segurança e proteção do seu investimento de uma forma séria, mas não quer ou não pode entrar em despesas desmesuradas com equipamentos profissionais high-end, esta é sem dúvida uma solução muito equilibrada entre funcionalidades versus custo. Existem muitas soluções no mercado, mas poucas serão pensadas para motociclos, nem ofecerem esta facilidade de configuração & operação.Por isso mesmo, vou ali à Arrábida testar mais uma vez este Motard Tracker e aproveitar o tempo “quente” ;)>/>Motard Tracker>/>QuenteResta-nos agradecer à >Motard Tracker?a gentileza de facultar a unidade para testes. Mais informação: >www.motardtracker.comPrósDimensão compactaEficaz e precisoCusto competitivourtoSOS com deteção de quedaPode ser usado com serviço 112Zonas de segurança (Geofences)Re-utilização, não limitado a motosContrasAutonomiaNão suporta sistema eCallApp e Website com aspecto datadoWebsite com navegação pouco intuitiva e confusaPor: António RodriguesMotard TrackerAberto até de MadrugadaQuente (4/5) >> >> >> Aberto até de Madrugada »